Você está aqui
Home > Destaque > “MODA TORNA-SE DIGITAL” REÚNE LIDERANÇAS DA MODA PARA DISCUTIR A INDÚSTRIA 4.0

“MODA TORNA-SE DIGITAL” REÚNE LIDERANÇAS DA MODA PARA DISCUTIR A INDÚSTRIA 4.0

Lectra apresentou sua nova Sala de Corte 4.0, totalmente desenvolvida dentro dos conceitos da Indústria 4.0;

Durante evento anual, líderes da indústria compartilharam a experiência de suas empresas no movimento de transformação para essa nova era industrial.

 

A Lectra, parceira tecnológica de empresas que utilizam tecidos e couros, colocou a teoria em prática durante evento realizado em sua sede em Bordeaux, em que apresentou a sua mais recente Sala de Corte 4.0 a mais de 100 profissionais da indústria da moda.

O evento “Moda Torna-se Digital” atraiu profissionais da indústria e especialistas de mercado de 20 países, que se reuniram no Centro Internacional de Conferências e Tecnologia Avançada (International Advanced Technology Center – IATC) da Lectra em Bordeaux-Cestas, França, para avaliar a aplicação da digitalização na moda, em condições reais de produção.

Apesar do tópico “digitalização” servir como pano de fundo, o tema central, que permeou todo o evento, foi a Indústria 4.0 e como ela pode ajudar as empresas a serem mais assertivas na resposta às necessidades dos seus consumidores que estão em constante transformação. Nick Chiarelli, cliente parceiro da Foresight Factory, falou sobre novas oportunidades de negócio para a moda; Nora Kühner, fundadora da Nora Kühner Fashion Design Consulting, utilizou a sua perspetiva de designer para decodificar o futuro digital do desenvolvimento de produto; Fabrizio Fantini, fundador da Evo Pricing, demonstrou aos participantes como o machine learning pode ajudar as empresas de moda a prever as preferências do cliente e a evitar o desperdício. “Quando falamos sobre os futuros desafios e tendências na moda e nos artigos de luxo, a tendência atual é a de utilizar a análise da dados para impulsionar todo o processo de produção,” destacou Stephen Taylor, diretor principal da Kurt Salmon.

Waruna Tennakoon, diretor-geral do Group Cutting, Brandix, e Ajith Perera, diretor-geral da Mathliya Plant, MAS Kreeda, partilharam também a sua experiência como clientes da Lectra. Com sede no Sri Lanka, ambas as empresas estabeleceram-se como as maiores exportadoras de vestuário do país, sendo a Brandix especializada na produção de underwear e activewear, e a MAS Kreeda em roupa desportiva. “Graças à revolução digital, os consumidores são agora mais específicos em relação às suas necessidades. Isto vai provocar uma mudança na produção em massa, pois serão colocadas encomendas de menor volume a um ritmo mais rápido. Como resultado, os modelos de produção terão de ser mais ágeis no futuro imediato,” explicou Ajith Perera. “Estou muito satisfeito por ver que a Lectra já está liderando esta mudança, disponibilizando-nos a tecnologia necessária para que possamos responder à demanda do mercado.”

Não poderia haver um momento mais apropriado para contextualizar a digitalização do que durante o evento “Moda Torna-se Digital”. Os convidados tiveram a oportunidade de ver a nova e totalmente automatizada solução de sala de corte para a indústria da moda e do vestuário. A Sala de Corte 4.0 da

Jean-Yves Collet, CEO da Treize Roches Couture, um fabricante francês de vestuário feminino de alto padrão, apresentou as razões pelas quais a sua empresa optou por ser uma das primeiras a adotar esta nova solução. Explicou a forma como a mais recente tecnologia da Lectra ajudaria a Treize Roches a acelerar o seu processo de produção artesanal para colocar os produtos no mercado mais rapidamente. “Quando falávamos sobre a possibilidade de um projeto de produção sob encomenda, conseguíamos realmente prever os benefícios em termos de qualidade e produtividade. As soluções da Indústria 4.0 ainda não estão disponíveis para a produção de peças de vestuário. Foi por esta razão que decidimos desenvolver uma sala de corte da Indústria 4.0. Isto vai nos permitir automatizar ao máximo os processos nas etapas de preparação e melhorar a qualidade, a produtividade e o tempo de treinamento.”

Revelamos a nossa estratégia no ano passado, identificando ao mesmo tempo a Indústria 4.0 e a digitalização como os nossos principais impulsionadores. O nosso objetivo neste evento é demonstrar que estamos realmente comprometidos com a Indústria 4.0 e que temos o que é preciso para ajudar os nossos clientes a alcançar o sucesso nesta era. A nossa mais recente sala de corte 4.0 demonstra que já não estamos apenas falando sobre o futuro da moda, estamos vivendo exatamente este momento“, concluiu Céline Choussy Bedouet, diretora de marketing e comunicações da Lectra.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Top