Você está aqui
Home > Destaque > WEAR FESTIVAL 2017: ROUPA DO FUTURO EM PAUTA

WEAR FESTIVAL 2017: ROUPA DO FUTURO EM PAUTA

No próximo dia 9 de novembro, acontecerá no Istituto Europeo di Design (IED) em São Paulo, WeAr Brasil – Festival 2017, um evento totalmente voltado às tecnologias vestíveis, ou seja, a roupa do futuro – e por que não, do agora também? Afinal, as tecnologias estão muito mais próximas do que imaginamos, mas o evento traz além. E nos dias 9 e 10, simultaneamente, no IED – RJ, o HACKATHON WeAr + C&A, com o desafio de desenvolver um wearable funcional que supra a necessidade dos consumidores conectados, atendendo a ambos os sexos. Inscrições aqui: https://www.wearbrasil.com/hackathon

Criado em 2015 pela jornalista Alexandra Farah, justamente com a intenção de investigar a aplicação dessas tecnologias e como elas influenciariam as roupas, o WeAr Brasil chega à sua terceira edição, que acontece anualmente. Segundo Alexandra, o segmento de wearables deve movimentar US$ 20 bilhões em 2017, e ela quer e acredita que o Brasil possa ser um dos destaques mundiais nesse segmento.

Confira a seguir a programação do WeAr Festival 2017 e faça sua inscrição pelo site : https://www.wearbrasil.com/wear2017

-> ATENÇÃO: o WeAr Festival 2017 disponibilizou um voucher com desconto de 50% na inscrição. Corra lá no Instagram da Costura Perfeita, siga-nos e garanta o seu! @costuraperfeitarevista

PROGRAMAÇÃO WEAR 2017

OFICINAS

11h30 – ESCANEAMENTO 3D PARA A MODA
Rafaela Blanch Pires
FERRAMENTA INOVADORA – Neste workshop você vai conhecer as possibilidades de uso do escaner 3D para a moda e entrar na moda digital. O escaner 3D é uma ferramenta fundamental para digitalizar objetos tridimensionais e capturar medidas específicas para produção de vestuário e calçados.
Duração: 1h
Pré requisitos: nenhum
O material necessário será fornecido pelo festival.

12h00 – BORDADO DE LUZ
Ricardo Nascimento – POPKALAB
APRENDA A BORDAR COM FIO CONDUTIVO E BRILHE – Os participantes desta oficina serão apresentados a projetos, materiais e tecnologias que são utilizados no desenvolvimento de roupas interativas. Como atividade prática, os participantes aprenderão a fazer um interruptor utilizando tecidos e bordados com LEDs e linha condutiva.  Ao final os participantes levam para casa protótipos de bordados.
Duração: 2h30min
Pré requisitos: nenhum
O material necessário será fornecido pelo festival, mas você pode trazer sua peça favorita e customiza-la!

12h30 – MULHERES NA TECNOLOGIA
Mastertech, Reprograma e Infopreta
COMO SER UMA GAROTA TECH – Uma tarde (5 horas de workshops) dedicada a inserir as mulheres na tecnologia. De mulher para mulher, as top geeks do Mastertech, da ONG Reprograma e do Infopreta vão introduzir as participantes no mundo da computação: desde as origens da programação até a criação do primeiro site e aplicativo. De como empreender na tecnologia, um ambiente majoritariamente constituído por homens. Entre sem saber nada e saia uma tech girl, muito moderna e muito mais preparada para o novo mercado de trabalho.
Duração: 5h
Pré requisitos: nenhum
O material necessário será fornecido pelo festival.

13h00 – FAÇA SEU BIOPLÁSTICO
Helena Kussik e Rafaela Blach Pires
LEVE PARA CASA UM ACESSÓRIO FEITO POR VOCÊ – Com matérias primas naturais biodegradáveis, vamos produzir bioplástico com estrutura simples e acessível. Na oficina, usando fogareiro, panela e tábua de corte iremos ensinar uma receita básica e explorar suas possibilidades de maleabilidade e rigidez em roupas e acessórios. Hands on e leve para casa um item feito por você mesmo de um maneira sustentável, tech e biodegradável.
Duração: 2h
Pré requisitos: nenhum
O material necessário será fornecido pelo festival

14h00 – IMPRESSÃO 3D PARA A MODA
Willian Toledo Lima – PRINTGREEN3D
OS PRIMEIROS PASSOS – As novas ferramentas digitais chegaram para revolucionar a moda. E a impressora 3D é uma das principais vedetes desta revolução. Sabia que existem impressoras 3D no Brasil a partir de R$ 2.500? E que há espaços públicos no Brasil para fazer suas peças? Nesta oficina você vai descobrir os benefícios e possibilidades de impressoras 3D de pequeno porte. Ver uma funcionando, seus diversos materiais e suas possibilidades infinitas.  Vai também conhecer a Noya, uma startup brasileira de sucesso especializada em acessórios em 3D.
Duração: 3h
Pré requisitos: Notebook ou Macbook com os programas Arduino, Cura, Repetier Host e OpenScad.

15h30 – WEARABLES, O BÁSICO
Célia Fernandes
CUSTOMIZE SEU JEANS COM LEDS E BRILHE! – Durante esta oficina os participantes darão os primeiros passos para desenvolver wearables tech. Vão construir circuitos eletrônicos, criar sensores flexíveis têxteis sensíveis a luz, aplicar a roupas fitas de LED e despositivos de som. Também terão introdução aos microcontroladores (arduino e lilypad). Esta oficina é base e o fundamento para  quem quer iniciar projetos de wearables. Traga sua jaqueta, calça, saia ou short jeans para ganhar um upgrade tecnológico e divertido feito por você mesmo. E prepare-se para brilhar!
Duração: 3h
Pré requisitos: nenhum
O material necessário será fornecido pelo festival, mas você deve trazer sua peça favorita para customiza-la!

15h30 – PLAYING WITH BODY AND SOUND
Ricardo Nascimento – POPKALAB
FAÇA UM ROUPA QUE PRODUZ SONS – Esta oficina vai apresentar as possibilidades do uso do som nas roupas em relação aos movimentos corporais a fim de criar experiências divertidas utilizando programação e soft circuits. Os alunos vão desenvolver um módulo de som e adaptá-lo para uma peça vestível – técnica simples e eficaz de acrescentar novos sons ao seu corpo. Durante a oficina serão criados botões macios que gravam e reproduzem sons quando pressionados. A intenção é fazer com que os participantes questionem como o som pode ser incorporado para contar uma história de maneira significativa.
Duração: 3h
Pré requisitos: nenhum
O material necessário será fornecido pelo festival, mas você pode trazer sua peça favorita e customizá-la!

SEMINÁRIO
20h – ABERTURA
“O PASSADO DETERMINA O FUTURO – LINHA DO TEMPO DOS WEARABLES”
Alexandra Farah
Jornalista e colunista de moda e tech da Vogue Brasil e do Metro Jornal. Pesquisa o futuro da moda e organiza o WeAr, festival de wearables que terá terceira edição no próximo 9 de novembro, no IED SP.  Desde julho, coordena o WeAr Lab, espaço de pesquisa, encontros e prototipagem de novos devices. É autora do livro “101 filmes para quem ama moda”, um guia de filmes sob a ótica do figurino, lançado em 2016 pela editora Senai-SP. Estudou moda no Fashion Institute of Technology (FIT) e cinema na Parsons, em Nova York. Editou o pioneiro site Chic – por Gloria Kalil e, antes de apresentar a coluna Moda e Negócios, na Bandnews TV, foi editora de moda e economia do jornal Brasil Econômico.

21h – PAINEL
“BIOTECNOLOGIA E ROUPAS CRESCIDAS EM LABORATÓRIO”
Rita Wu – USP
Pesquisadora interdisciplinar e artista, administra a comunidade Technoporn, que visa o empoderamento através da ampliação da sexualidade, utilizando a tecnologia digital e biológica. Também pesquisa, em parceria com Lina Lopes, a aplicação do grafeno ao tecido feito de placas de Kombucha.

Ricardo O’Nascimento – POPKALAB
Artista, designer fusionista e pesquisador de novos meios e midas interativas. Ele investiga as relações do corpo com o meio ambiente com foco na criação de peças vestíveis e instalações interativas. Ele é o fundador do POPKALAB, um estúdio focado em inovação na área de computação vestível. Formado pela PUC-SP em Relações Internacionais e Design de Multimedia pelo Senac_SP ele também tem mestrado em Arte interativa pela Universidade de Arte e Design em Linz (Austria). Seu trabalho tem sido  premiado e exibido em festivais e exposições em todo o mundo. Atualmente mora em Rotterdam (Holanda), onde dirige seu estúdio e é docente no Departamento Fashion & Technology da Universidade de Artes e Design em Linz (Austria).

20h15 – PAINEL
“NANOTECNOLOGIA E OS COMPUTADORES VESTÍVEIS”
Prof. Eunézio Thoroh de Souza – Mackgraph
Formado em  Física pela USP-Universidade de Sao Paulo,1986 e Doutor em Física pelo instituto de Física Gleb Wataguin da Universidade de Campinas (Unicamp) .
Atualmente é professor na Faculdade Presbiteriana Mackenzie ,onde coordena o laboratório Mackgraph,centro de pesquisa avançada em grafeno e nanotecnologias.
Lina Lopes – Lilo.zone
Artista e consultora em Mídias Digitais, Mestre em Design Digital e Multimídia pela Faculdade Anhembi Morumbi, com especialização em Iluminação e Design. Idealizadora e diretora criativa do estúdio Lilo.zone, descrito pela artista, na  página do facebook do estúdio, como “um ateliê compartilhado para uso criativo de tecnologia”, o ateliê se volta para o uso criativo da tecnologia e experiências lúdicas com tecnologia acessível. Recentemente participou do RedBull Basement com a obra balanços InterAfetivos .Outros projetos da designer são o Touch Skin, feito na residência artística e científica no MediaLab/UFG e a instalação La casa Azul, no instituto Tomie Ohtake, uma recriação do quarto de Frida Khalo em 360 graus no espaço.

22h – PALESTRA E DESFILE CUTECIRCUIT
“PESQUISAR O FUTURO E FAZER O HOJE”
Francesca Rosella e Ryan Genz – CuteCircuit
Pioneira da revolução digital, desde 2004, a marca Cute Circuit usa têxteis inteligentes e microeletrônica para ampliar o limite da inovação na moda. A Cute Circuit, com estudio em Londres, é a mais importante marca de wearables de luxo do mundo. Desde o início, a diretora criativa Francesca Rosella e o CEO Ryan Genz, introduzem novas ideias que integram beleza e funcionalidade. Entre elas, um vestido de alta costura que recebe tweets, roupas para Katy Perry e U2 e uma bolsa que recebe mensagens de texto por um app. Criações como Vestido Galáxia, maior painel de led vestível já feito, e o Vestido Grafeno, que muda de cor com a respiração, são parte de o acervo de museus na Europa e Estados Unidos. A iMiniSkirt, uma saia que recebe estampas através de um aplicativo, faz parte da exposição Digital Revolution do museu Barbican, em Londres, que agora viaja pelo mundo. Todas as peças são feitas em Londres, Itália ou nos EUA com nobres materiais e tem a habilidade de serem “atualizadas” através de um app. A CuteCircuit também oferece descontos na compra de novos produtos para clientes que “retornam itens antigos para serem reciclados”. O objetivo é fechar o ciclo de produção com o menor desperdício.

Deixe um comentário

Top