Você está aqui
Home > Destaque > ECO-MATERIOTECA: MODA E SUSTENTABILIDADE EM EXPOSIÇÃO NO MUMO

ECO-MATERIOTECA: MODA E SUSTENTABILIDADE EM EXPOSIÇÃO NO MUMO

Uma exposição que une moda, materiais sustentáveis e disseminação de conhecimentos: essa é a Eco-Materioteca, que nasceu de um projeto idealizado por Gabriela Leite Marcondes Schott, da G.M. Gestão de Resíduos Têxteis, e Geanneti Tavares Salomon, professora do curso de Graduação em Moda da Una (MG), quando perceberam a existência de uma lacuna entre o desejo dos criadores em se adequar aos novos parâmetros sustentáveis exigidos pelo mundo pós-moderno e a real efetivação desse desejo, já que os materiais disponíveis não são amplamente conhecidos ou catalogados.

Nesse sentido, a Eco-Materioteca, que está em exposição no MuMo (Museu da Moda de Belo Horizonte) até dia 17 de novembro, leva ao público a democratização dessas pesquisas sobre inovações em práticas sustentáveis usando eco-materiais têxteis e não-têxteis disponíveis no mercado brasileiro, focando em sensibilizar a comunidade sobre a necessidade do equilíbrio ecológico e do uso criativo dos materiais têxteis.

Para isso, foi montada uma ambientação que leva o espectador a compreender os processos de produção de têxteis sustentáveis, como podem ser aplicados às roupas, acessórios e objetos das áreas de moda, design, arte, arquitetura, cenografia, comunicação, entre outras, a partir dos materiais catalogados no acervo. E para exemplificar esses usos, foi criado o Coletivo EKÔ, onde duas alunas dos cursos de Moda e Design de Interiores do UNA trabalharam de forma colaborativa, criando, modelando e produzindo oito looks para a exposição e o projeto expográfico do evento.

Já na parte de acessórios, com o intuito de mostrar as potencialidades criativas e estéticas dos materiais sustentáveis, foram convidados marcas e designers de destaque a criar peças a partir de sua expertise usando os materiais catalogados. Entre eles estão Mary Arantes, Carlos Penna, Apartamento Crochê, Denise Valadares, Cooperárvore, Diwo, Heliana Lages, Grama, Tiê, Patricia Dias Joias e Nuu Shoes.

A Eco-Materioteca tem patrocínio da Cedro Têxtil, Leroy Merlin e Una Curso de Moda; apoio cultural do MuMo, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte (MG); e apoio institucional do Sindivest-MG, Fiemg e Abit.

 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO ECO-MATERIOTECA

Quando: de 11 de outubro a 17 de novembro de 2017

Onde: MuMo – Museu da Moda de Belo Horizonte

             Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte, MG

Horário: 9h às 21h (terça à sexta) / 10h às 14h (sábado e domingo)

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Top