Você está aqui
Home > Cultura > UGO CASTELLANA VIRA EXPOSIÇÃO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

UGO CASTELLANA VIRA EXPOSIÇÃO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Abertura terá uma mesa-redonda com participação do estilista, que responderá perguntas sobre sua carreira

 

A partir de 25 de setembro, o Centro Universitário Senac – Santo Amaro receberá a exposição Ugo Castellana: costurando memórias, como parte do projeto Acervo de Moda Senac. O objetivo é revelar pequenos trechos da história da moda brasileira, por meio do acervo pessoal do estilista, que passa a integrar a Modateca do Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro, em São Paulo.

Aberta ao público, a exposição ainda contará com um ensaio fotográfico desenvolvido com professores e alunos do Bacharelado em Estilismo, com o objetivo de fazer uma releitura contemporânea das peças de época.

Origem e atualidade – Profissional do tempo em que a peça de roupa era feita no próprio ateliê, sob medida, chegando ao cliente acompanhada do croqui original, Ugo Castellana é um dos maiores ícones da moda no país, sobretudo nas décadas de 60 e 70. Além disso, foi docente no Senac, nos anos 80.

Veio de Roma para o Brasil, em 1962, para fazer moda com tecidos brasileiros, e vestiu artistas como Elis Regina, Elke Maravilha e Cacilda Becker. Entre as peças desenvolvidas por ele, 20 looks icônicos estarão expostos em busto durante a mostra, como peças de coleções, roupas feitas sob medida e outras conceituais, desenvolvidas em parceria com Noberto Nicola para exposição no Masp.

Formação de profissionais – Pioneiro na oferta de cursos da área de moda, desde 1999, quando lançou o Bacharelado em Design de Moda – Modelagem, o Centro Universitário Senac continua antenado às atualizações e transformações do mundo do trabalho desta área, oferecendo um portfólio amplo e alinhado com as tendências do marcado, em todas as modalidades de ensino, como graduação, pós-graduação, extensão universitária, cursos técnicos e livres.

Acervo de Moda Senac – O projeto contempla a realização de exposições com os acervos doados por marcas e estilistas renomados, abordando diferentes recortes históricos, aspectos técnicos e identidade criativa, para possibilitar o estudo da modacomo fenômeno sociocultural. O objetivo é tornar-se fonte de pesquisa para alunos, acadêmicos e profissionais, ampliando as referências de ensino e pesquisa na área de moda.

O projeto foi inaugurado a partir da doação da estilista Gloria Coelho, em 2016, e conta com peças de Walter Rodrigues e moldes dos seus 20 anos de trabalho, além do acervo de Ney Matogrosso, doado em 2010, pelo Espaço Ney Matogrosso, agregando à Modateca a brasilidade, criatividade e inovação desse importante artista nacional. A doação das peças do figurino usado nos shows por Ney Matogrosso inclui criações que vão desde a época do grupo Secos e Molhados (1974) até o show Beijo Bandido (2010). Entre elas, estão adornos de cabeça, colares, sapatos e braceletes, muitas delas confeccionadas com os mais diversos tipos de materiais e desenvolvidas pelo próprio Ney. A mostra é itinerante e percorre a rede de unidades em todo o Estado.

Modateca do campus Santo Amaro – Dedicada à memória da moda, a Modateca foi criada para complementar o acervo bibliográfico da instituição e concentrar informações sobre a área em diversos formatos, como tecidos, itens de vestuários, acessórios, chapéus, entre outros.

O espaço abriga projetos que recriam indumentárias artísticas responsáveis por consagrar grandes nomes, como as coleções Alceu Penna e Audrey Hepburn, além das peças do Ballet Triádico, de Oskar Schlemmer, doadas para a instituição Bauhaus, em 2013.

 

Serviço:
Exposição Ugo Castellana: costurando memórias
Data: 
25 de setembro de 2017 a 16 de fevereiro de 2018

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas; sábados das 8 às 14 horas

Local: Biblioteca | Centro Universitário Senac – Santo Amaro
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo

Visitação gratuita

 

Abertura e mesa-redonda

Data: 25 de setembro

Horário: às 10 horas

Local: Biblioteca | Centro Universitário Senac – Santo Amaro
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo

Participação gratuita

Deixe uma resposta

Top