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ID FASHION: MARCAS CONTEMPORÂNEAS DO PARANÁ SUBVERTEM CONCEITOS TRADICIONAIS DA INDÚSTRIA DE MODA

Nada de grandes volumes, produção em série ou artigos que não carreguem um propósito ou um maior envolvimento com o consumidor. Em síntese, esse perfil define a grande maioria das marcas que apresentam suas coleções no próximo ID Fashion, confecções que investem em novos direcionamentos, tanto criativos como de gestão, para conquistar um cliente cada vez mais exigente em relação ao comprometimento dos produtores com questões como sustentabilidade e consumo consciente.

A Veine, por exemplo, marca autoral direcionada para um público moderno e que valoriza novas experiências na moda, é adepta do slow fashion, tendência que aposta em um processo de produção e consumo mais racional, do conceito genderless, ou seja, roupas sem gênero definido, e das coleções seasonless, que não acompanham as temporadas convencionais de lançamentos. Dessa forma, a marca pretende se estabelecer como uma opção para o consumidor preocupado com questões socioambientais e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para uma convivência mais democrática e tolerante para todos.

Já a marca Projeto 01, que se autodenomina como “um laboratório de design”, tem nos processos colaborativos um dos seus principais aliados ao desenvolvimento de produtos que possam alcançar e impactar seus consumidores. Junto com outras marcas que mantêm características produtivas e comerciais similares, a confecção já participou de várias ações colaborativas, como a comercialização em conjunto em pontos-de-venda e compras coletivas que facilitam o poder de negociação, expandindo esses relacionamentos também para o processo criativo das coleções ao estabelecer parcerias com profissionais de outras áreas e envolver o consumidor, através de workshops de cocriação, para entender o que esperam das roupas e de que forma podem contribuir com a marca.

A Reptilia, outra marca paranaense que se destaca pelas características produtivas e de envolvimento com os clientes, tem como base a experimentação contínua do vestir ao propor novos tingimentos, intervenções e aplicações nos tecidos para criar peças através de um sistema ético e sustentável. Com uma equipe altamente qualificada, que trata cada peça com atenção artesanal, a marca abre as portas do seu ateliê para os consumidores acompanharem todo o processo criativo e de desenvolvimento das coleções, além de desenvolver projetos especiais que aliam moda, arte e arquitetura.

Comemorando seus 10 anos, período no qual se destacou por várias ações colaborativas na produção de suas coleções, a NovoLouvre reforça a importância dessas participações para a renovação do perfil criativo da marca durante o desfile a ser apresentado no próximo ID Fashion. Para o evento, a NovoLouvre estabeleceu parcerias com a Anjuss, marca de streetwear especializada em moletons e camisetas, com a confecção masculina Frischmann´s, com a qual remodelou ternos e camisas como tendência genderless, com a Rocio Canvas, criando um look em parceria, além da união com o Instituto Renault e Associação Borda Viva em projeto de upcycling que produziu bolsas e vestuário com resíduos da indústria automobilística, e com a marca manifesto Peita, conhecida pela camiseta “Lute como uma Garota”, que desenvolveu um moletom com a frase “Lute como uma Guria” de forma a reforçar o perfil curitibano da marca.

A Vale da Seda, por sua vez, é uma marca coletiva que investe no consumo consciente ao produzir artigos sob o conceito de design to cost, que visa a racionalização do uso da matéria-prima, e slow fashion, já que seu principal produto, os tecidos de seda, tem longa durabilidade. Direcionada para consumidores atentos às questões de sustentabilidade, inclui uma etiqueta com QR Code em todas as suas peças que permite, além da rastreabilidade do artigo, obter informações sobre o volume de carbono que poderá gerar durante toda sua vida útil e também o utilizado pelas amoreiras necessárias para a produção da seda. Como não há possibilidade de produzir seda sem amoreiras, já que suas folhas são o único alimento do bicho da seda, o código ainda disponibiliza o número de árvores que precisam ser cultivadas, sem agrotóxicos, para a produção da peça.

 

Serviço:

ID Fashion – 3ª. edição

Período: 28 e 29 de Setembro de 2017

Horário: 11h00 / 22h30

Local: Centro de eventos FIEP – Curitiba – PR

Evento gratuito e aberto ao público

Informações: www.idfashionpr.com.br / www.facebook.com/idfashionpr

 

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