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TEXBRASIL RENOVA CONVÊNIO PARA O BIÊNIO 2022-2024

Novas estratégias de internacionalização e posicionamento da moda e setor têxtil brasileiro no exterior terá a sustentabilidade como um dos pilares principais

O Texbrasil, programa de internacionalização do setor têxtil e confeccionista brasileiro, parceria entre Abit e ApexBrasil, anunciou seu 12º convênio, que marca o biênio 2022-2024, e traz pilares bem definidos.

Um deles, o de Gestão e Governança, traz como novidade o Passaporte Texbrasil, que tem como objetivo integrar todas as informações e ações do programa dentro de uma plataforma online que criará, automaticamente, uma jornada de exportação a cada empresa membro do Texbrasil, de acordo com seu perfil, oferecendo uma visão mais personalizada. Agora, antes de aderir ao Texbrasil, as empresas passarão por uma avaliação para saber se possuem requisitos mínimos à participação.

No pilar Desenvolvimento, as empresas passarão por uma jornada de marketing digital, para que aprendam estratégias e ferramentas de anúncios online; ferramentas de comércio exterior, com um plano de ação individualizado; consultoria sobre produtos e posicionamento de mercado, também de forma individual, com orientações sobre os desafios do comércio internacional, bem como adequação de modelagens, acabamentos e matérias-primas; consultoria técnica para a classificação fiscal dos produtos, para que sejam tributados e entrem da forma correta no mercado externo; e uma formação em padrões globais de sustentabilidade, abarcando normas, regulamentos e padrões mínimos de certificações internacionais para que os produtos brasileiros tenham uma melhor performance nos mercados europeu e norte-americano.

Ainda na parte de Desenvolvimento, já estão pautadas missões empresariais prospectivas à Coreia do Sul (janeiro/2023); Marrocos (abril/2023); feira ITMA, na Itália (junho/2023); e ainda ações por mercado, como o dos EUA, com a retirada do Brasil da Lista de Trabalho Forçado (DoL) no setor do vestuário; na Argentina, monitoramento e articulações para neutralizar medidas restritivas aos produtos brasileiros; e na Europa, foco na tramitação do acordo União Europeia-Mercosul, entre outros.

No pilar Negócios, está a participação em diversas feiras internacionais dos segmentos têxtil, vestuário e cameba, como Colombiatex, Première Vision Paris, Interfilière, Coterie, Miami Swim Show, Curve, Tranöi, entre outras, bem como a promoção de roadshows no Reino Unido, Austrália, Chile, Peru, República Dominicana, Guatemala e fomento de Projeto Comprador ao setor de vestuário e cameba aqui no Brasil. Nesta divisão está ainda previsto o Digital to Consumer, um projeto-piloto de 12 meses para vendas online diretas D2C no mercado norte-americano, especial para marcas de vestuário que têm esse país como mercado-alvo.

No pilar Imagem, além de um rebranding no posicionamento do programa Texbrasil internacionalmente, com campanhas e anúncios em meios digitais, press trips com jornalistas e formadores de opinião estrangeiros, há a intenção de contratar agências de Relações Públicas para o programa nos EUA, Reino Unido e Colômbia.

Por último, mas não menos importante – pelo contrário -, o pilar da Sustentabilidade, essencial em qualquer estratégia de negócios. O TexIndex, ferramenta criada pelo Texbrasil em 2017 para autodiagnóstico em práticas sustentáveis, ganhará nova versão e será impulsionador de empresas participantes que invistam em ações mais sustentáveis e inclusivas em sua produção. No Brazilian Sustainable Fashion League haverá investimento em formação contínua em sustentabilidade, e ainda a sensibilização das empresas participantes do Texbrasil sobre a importância da descarbonização nos processos que fazem parte da moda brasileira. O programa ainda prevê viagens à Dinamarca e Suécia para benchmarking em economia circular, e à Coreia do Sul e Japão, para conhecer tecnologias limpas inovadoras pautadas na Indústria 4.0.

MERCADOS-ALVO DO BIÊNIO 2022-2024

Fonte: Texbrasil

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