Você está aqui
Home > Varejo > DIA DOS PAIS DEVE AMPLIAR VENDAS DE VESTUÁRIO, BEBIDAS, PERFUMES E TELEFONIA, APONTA KPMG

DIA DOS PAIS DEVE AMPLIAR VENDAS DE VESTUÁRIO, BEBIDAS, PERFUMES E TELEFONIA, APONTA KPMG

A empresa de auditoria e consultoria também acredita que, apesar do momento de alta de juros e incertezas no cenário econômico, o Dia dos Pais de 2022 pode apresentar um crescimento em receita ligeiramente mais alto na comparação com o ano anterior

Artigos de vestuário, bebidas, perfumes, telefonia, tecnologia e acessórios devem ser os itens mais procurados este ano para os filhos presentearem seus pais. Além disso, a compra de vestuário e acessórios neste Dia dos Pais será mais forte em lojas físicas, enquanto telefonia, tecnologia, bebidas e perfumes devem ser predominantes no comércio eletrônico. Esta é a avaliação da KPMG sobre essa data comemorativa, conduzida a partir de dados do mercado e comportamento dos consumidores brasileiros.

A empresa de auditoria e consultoria também acredita que, apesar do momento de alta de juros e incertezas no cenário econômico, o Dia dos Pais de 2022 pode apresentar um crescimento em receita ligeiramente mais alto na comparação com o ano anterior. Os motivos são os seguintes: antecipação da primeira parcela do 13º salário; início do pagamento do novo auxílio do Governo Federal; cenário de lojas e shoppings abertos, que permitem um maior acesso às compras, comparado ao ano anterior. Sobre o novo auxílio, embora a finalidade deste recurso seja principalmente para a subsistência de quem o recebe, ele sempre ajuda a movimentar a economia como um todo.

“Como estamos em um pico de taxa de juros, não esperamos vendas com muitas parcelas. A maior parte da população vai procurar presentes ou lembranças que cumpram seu papel e que possam ser pagas à vista ou em até três prestações em média, evitando o endividamento já elevado. Além disso, com juros mais altos, o varejo deve reduzir as ofertas de pagamento sem juros com maior número de parcelas”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A KPMG destaca ainda que o volume de compras online este ano deve superar o do ano passado na data, uma vez que o meio digital é ideal para buscar oportunidades. E que o consumidor está buscando preços mais adequados à sua condição financeira, o que significa produtos de qualidade com descontos e promoções. Outro dado é que vale utilizar também o Pix como meio de pagamento para compras à vista, considerando que isso pode gerar descontos financeiros adicionais por eliminar a taxa das operadoras de cartões.

“Mas fica sempre o alerta de que pesquisar preço é importante. E os consumidores precisam ficar atentos a preços muito abaixo dos praticados por vendedores tradicionais, para que o barato não saia caro. Em datas comemorativas como essas, há uma tendência de aumento de golpes e crimes digitais”, afirma Paulo Ferezin, sócio-líder do segmento de Varejo da KPMG no Brasil.

A retomada do consumo e o aumento das vendas no varejo está alinhada com dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os quais evidenciam que a maioria (63%) dos consumidores pretendem comprar presentes neste Dia dos Pais, e que a data deve movimentar R$ 24 bilhões.

Além disso, a intenção de um terço (34%) dos consumidores é gastar o mesmo valor do ano passado e 29% projetam gastos maiores do que em 2021. O ticket médio dos presentes é estimado em R$ 235. A pesquisa destacou ainda que 39% dos respondentes são influenciados por promoções e descontos, dado que só perdeu para preço (50%) e qualidade do produto (42%). A maioria (79%) pretende realizar as compras em canais off-line, mas 43% devem comprar a maior parte dos presentes na internet, sobretudo em sites (70%) e aplicativos (64%).

Foto: Freepik

Deixe um comentário

Top