Levantamento revelou que 57,3% dos consumidores, ao comprar presentes de Natal, valorizam lojas/shoppings que realizam ações solidárias
O varejo de moda é o foco dos consumidores neste Natal, de acordo com a sondagem realizada pelo Mercado Livre com 4 mil consumidores de seu marketplace, de ambos os sexos, de todas as regiões do Brasil, na primeira quinzena deste mês. Segundo a pesquisa, focada no comportamento do consumidor para a data, a categoria de roupas ocupa a primeira colocação no ranking dos itens mais considerados para compra (63,5%), seguida de calçados (52,9%) e brinquedos (47,7%) – os respondentes puderam selecionar mais de uma categoria. O levantamento também mostrou um fato curioso: bicicleta, que já foi sinônimo de Natal há algumas décadas, agora ocupa 10º lugar das intenções de compra para a data (6%).
1) 63,3% – vestuário
2) 52,9% – calçados
3) 47,7% – brinquedos
4) 27% – celulares
5) 22,4% – alimentos e bebidas
6) 21,7% – eletrodomésticos
7) 21,2% – produtos de beleza
8) 14,6% – cestas de Natal
9) 10,9% – computador/notebook
Outra curiosidade é que o brasileiro gosta de presentear: 26,6% dos respondentes disseram que trocam presentes entre todos que estão na festa, 24,3% fazem amigo secreto ou alguma outra brincadeira do tipo e 18,4% presenteiam apenas as crianças.
“Seguindo essa tendência, montamos uma landing page de Natal com opções de presentes agrupados por tema, o que facilita na hora de comprar os presentes para perfis variados de pessoas. As roupas e calçados estão entre os destaques. Também separamos produtos em oferta, outro ponto valorizado pelos brasileiros na hora de ir às compras nessa época do ano (60%)”, comenta Julia Rueff, diretora de Marketplace do Mercado Livre no Brasil.
O Mercado Livre fez o mesmo levantamento com consumidores do site na Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru. O comparativo entre os países revelou que o consumidor brasileiro é mais solidário: 57,3% deles, ao comprar presentes de Natal, valorizam lojas/shoppings que realizam ações solidárias. Enquanto que no Peru, para 56,3% dos respondentes essa questão não é prioridade, mas gostam quando suas compras contribuem para esse tipo de ação.
A pesquisa também mostrou que os brasileiros são organizados: 36,9% responderam que compram produtos com mais de 10 dias de antecedência. Já na Argentina e no Uruguai, as pessoas deixam para comprar os presentes de última hora, dois dias antes do Natal.