Você está aqui
Home > Varejo > ROUPAS E CALÇADOS LIDERAM INTENÇÕES DE COMPRAS NESTE NATAL, APONTA PESQUISA DO MERCADO LIVRE

ROUPAS E CALÇADOS LIDERAM INTENÇÕES DE COMPRAS NESTE NATAL, APONTA PESQUISA DO MERCADO LIVRE

Levantamento revelou que 57,3% dos consumidores, ao comprar presentes de Natal, valorizam lojas/shoppings que realizam ações solidárias

O varejo de moda é o foco dos consumidores neste Natal, de acordo com a sondagem realizada pelo Mercado Livre com 4 mil consumidores de seu marketplace, de ambos os sexos, de todas as regiões do Brasil, na primeira quinzena deste mês. Segundo a pesquisa, focada no comportamento do consumidor para a data, a categoria de roupas ocupa a primeira colocação no ranking dos itens mais considerados para compra (63,5%), seguida de calçados (52,9%) e brinquedos (47,7%) – os respondentes puderam selecionar mais de uma categoria. O levantamento também mostrou um fato curioso: bicicleta, que já foi sinônimo de Natal há algumas décadas, agora ocupa 10º lugar das intenções de compra para a data (6%).

As categorias de produtos mais consideradas para o Natal deste ano são:

1) 63,3% – vestuário

2) 52,9% – calçados

3) 47,7% – brinquedos

4) 27% – celulares

5) 22,4% – alimentos e bebidas

6) 21,7% – eletrodomésticos

7) 21,2% – produtos de beleza

8) 14,6% – cestas de Natal

9) 10,9% – computador/notebook

10) 6% – bicicleta

Outra curiosidade é que o brasileiro gosta de presentear: 26,6% dos respondentes disseram que trocam presentes entre todos que estão na festa, 24,3% fazem amigo secreto ou alguma outra brincadeira do tipo e 18,4% presenteiam apenas as crianças.

“Seguindo essa tendência, montamos uma landing page de Natal com opções de presentes agrupados por tema, o que facilita na hora de comprar os presentes para perfis variados de pessoas. As roupas e calçados estão entre os destaques. Também separamos produtos em oferta, outro ponto valorizado pelos brasileiros na hora de ir às compras nessa época do ano (60%)”, comenta Julia Rueff, diretora de Marketplace do Mercado Livre no Brasil.

O Mercado Livre fez o mesmo levantamento com consumidores do site na Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Peru. O comparativo entre os países revelou que o consumidor brasileiro é mais solidário: 57,3% deles, ao comprar presentes de Natal, valorizam lojas/shoppings que realizam ações solidárias. Enquanto que no Peru, para 56,3% dos respondentes essa questão não é prioridade, mas gostam quando suas compras contribuem para esse tipo de ação.

A pesquisa também mostrou que os brasileiros são organizados: 36,9% responderam que compram produtos com mais de 10 dias de antecedência. Já na Argentina e no Uruguai, as pessoas deixam para comprar os presentes de última hora, dois dias antes do Natal.

Outra curiosidade foi a diversidade do retrato das mesas de Natal: No Brasil, os ítens que não podem faltar na ceia são peru natalino e panetone, e a bebida mais consumida é a cerveja. Já para os colombianos a bebida é mais importante: o vinho lidera a lista dos produtos essenciais (48%), seguido de cerveja (22,9%) e champagne (9,8%).
Foto: Divulgação / Mercado Livre

Deixe uma resposta

Top