Empresas apresentam a primeira fibra de liocel da marca TENCEL™ feita de polpa de laranja e fontes de madeira, trazendo uma nova oferta sustentável para a indústria da moda
O Lenzing Group, líder global na produção de fibras especiais à base de madeira, está fazendo parceria com a Orange Fiber, empresa italiana que patenteou o processo de produção de celulose para subprodutos cítricos, para produzir a primeira fibra de liocel com a marca TENCEL™ feita de casca de laranja e polpa de madeira. Este novo produto se propõe concretizar a visão compartilhada de ambas as empresas para aumentar a sustentabilidade na indústria têxtil e da moda. A nova iniciativa TENCEL™ Limited Edition combina a imaginação, inovação e inspiração de têxteis eco-responsáveis por meio da reinvenção das fibras da marca TENCEL™, usando matérias-primas sustentáveis não convencionais.
“A introdução do TENCEL™ Limited Edition alavanca nossa vanguarda em processos de produção altamente sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar nesta edição especial da série de fibras com a Orange Fiber”, disse Gert Kroner, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Global do Grupo Lenzing. “Ao reciclar materiais residuais, como cascas de laranja em nossos produtos, estamos tomando medidas proativas em direção a um futuro mais sustentável e minimizando o impacto ambiental dos resíduos.”
BUSCA POR MATÉRIAS-PRIMAS NÃO CONVENCIONAIS
O TENCEL™ Limited Edition, em parceria com a Orange Fiber, apresenta uma nova fibra celulósica para inspirar ainda mais a sustentabilidade em toda a cadeia de valor da indústria e expandir os limites da inovação. As fibras estão atualmente sendo transformadas em uma nova coleção de tecidos que a Orange Fiber apresentará ao mercado em outubro de 2021.
“A Lenzing é uma empresa líder na indústria de fibras sustentáveis e estamos orgulhosos de fazer parceria com eles para criar este novo material, que se tornará um recurso valioso para a indústria têxtil. Este modelo de produção pioneiro pode ajudar a revolucionar a indústria da moda e capacitar marcas que buscam cadeias de valor têxteis ecologicamente responsáveis”, disse Enrica Arena, CEO da Orange Fiber.
“Com os consumidores cada vez mais conscientes do meio ambiente, é imperativo que a indústria evolua tangencialmente e inove com materiais sustentáveis para se manter eficiente, competitiva e salvar nosso planeta para as gerações futuras. Esta sinergia virtuosa representa um passo fundamental em nossa jornada rumo à produção sustentável de tecidos a partir de fontes renováveis, valida nossa patente industrialmente e nos permite aumentar nossa capacidade de produção, satisfazendo assim as necessidades das marcas de moda.”
INOVANDO COM PARCEIROS EM TODA A CADEIA DE SUPRIMENTOS
Como o aumento das regulamentações para a sustentabilidade apresenta novos desafios para todos os níveis da cadeia de abastecimento, todas as partes interessadas devem trabalhar juntas para apoiar essa transição. De fabricantes a varejistas, as parcerias facilitam a troca de recursos e experiência para resolver a questão da poluição têxtil. A marca TENCEL™ tem como objetivo orientar seus muitos parceiros têxteis globais na adoção e obtenção de um processo de circuito fechado eficiente, bem como atingir os altos padrões da indústria.
“Nossa cooperação com a Orange Fiber mostra o compromisso da Lenzing com a parceria para a mudança. Estamos entusiasmados em apoiar os desbravadores da indústria em ascensão para concretizar suas ideias inovadoras”, acrescenta Kroner. “Colaborações como essas podem trazer mudanças revolucionárias, e nossa iniciativa TENCEL™ Limited Edition oferece uma oportunidade para empresas de todos os tamanhos unirem forças com a Lenzing.”
As coleções produzidas a partir do TENCEL™ Limited Edition com a Orange Fiber terão materiais de marketing dedicados, como etiquetas informativas com marca conjunta de edição especial, que fornecerão informações relevantes sobre o processo de produção e materiais envolvidos. O objetivo é encorajar o co-desenvolvimento de soluções inovadoras para dar uma nova vida aos resíduos e promover maior transparência na indústria têxtil e da moda, para atingir plenamente as práticas sustentáveis da indústria.