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JAMEF É A PRIMEIRA A TESTAR O ACCELO COM CÂMBIO AUTOMATIZADO

Especializada em encomendas urgentes de cargas fracionadas (comércio eletrônico, varejista, têxtil, farmacêutico, automotivo e outros), a Jamef é um tradicional cliente e parceira da Mercedes-Benz há 56 anos, quando iniciou suas atividades de transporte com o caminhão LP 321, utilizado ainda hoje pela empresa.

Reafirmando a confiança nos caminhões Mercedes-Benz, a Jamef é a primeira empresa a testar o Accelo automatizado, o que possibilita a comparação de dados como desempenho, consumo, custos operacionais e conforto, entre outros.

“O Accelo é um caminhão excelente e ágil para coleta e entrega urbana. É o mais valente da sua categoria”, ressalta Juliano Alba, gerente de Tráfego, Frota e Manutenção da Jamef. “Esse caminhão aguenta a pauleira do dia a dia, com conforto para os motoristas, robustez e disponibilidade. Nesse sentido, zelamos pela manutenção da frota, utilizando somente peças genuínas, tanto nas nossas oficinas em São Paulo e Barueri, quanto nos concessionários Mercedes-Benz que nos atendem no restante do País. Como resultado, os Accelo rodam praticamente o tempo todo, parando apenas para manutenções preventivas”.

Juliano Alba diz que a Jamef trabalha com foco em custo por quilômetro para avaliar os gastos operacionais de sua frota própria. “O custo por quilômetro do Accelo é excelente, levando em conta a média de consumo de diesel, gasto com manutenção e disponibilidade, critérios essenciais para nossa gestão”, diz ele.

O executivo ressalta ainda que os motoristas também aprovaram o Accelo com câmbio automatizado. “Eles já têm familiaridade com os caminhões da marca. Com o Accelo, a satisfação é ainda maior de dirigir um Mercedes-Benz, seja na distribuição urbana, fazendo a entrega das encomendas rápidas, ou nos trechos rodoviários, realizando a transferência de cargas entre as nossas unidades. Em qualquer situação, o câmbio automatizado foi totalmente aprovado”.

De acordo com Juliano, a Jamef busca otimizar ao máximo a logística interna de distribuição, que está sob total controle da empresa. “Quando o caminhão sai para a entrega, já não dependemos só da equipe, porque temos de encarar os desafios das ruas, como congestionamentos, tráfego intenso, stress dos horários de pico e outras ocorrências. Nessas ocasiões, o Accelo é um grande aliado dos motoristas, devido à sua agilidade no trânsito e ao conforto da cabina, ajudando a acelerar a entrega das encomendas urgentes, que é a nossa promessa aos clientes”.

O MELHOR CAMINHÃO PARA DISTRIBUIÇÃO E COLETA URBANA

Desde 2017, foram introduzidas mais de 15 novidades nos caminhões Accelo, com destaque para a cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque adicional de 150 litros (total de 300 litros, a maior capacidade da categoria) e agora o câmbio automatizado. Com isso, o Accelo se consolida como o melhor caminhão para entregas urbanas dos segmentos de leves e médios. O modelo foi desenvolvido para assegurar essa vantagem aos clientes e vem cumprindo esse compromisso à risca. A fim de demonstrar na prática essas características e os seus benefícios no transporte e distribuição urbana, a Mercedes-Benz, em conjunto com a Rede de Concessionários, começou a disponibilizar caminhões Accelo para uso em operações de empresas de transporte.

“Com o início das vendas em abril deste ano, o Accelo é a primeira linha de caminhões leves e médios a entregar o câmbio automatizado no mercado brasileiro”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, somos a única marca a oferecer câmbio automatizado para toda a linha de caminhões, reforçando a liderança em tecnologia e o pioneirismo no País”.

CÂMBIO AUTOMATIZADO REDUZ O CONSUMO E OFERECE MAIS CONFORTO 

O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo, que continuam contando com a versão de câmbio manual. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316 é a versão Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para trafegarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.

Essa tecnologia traz a combinação do câmbio mecânico com acionamento automatizado das trocas de marchas, sem pedal de embreagem. A grande vantagem é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.

No caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio. Dessa forma, o câmbio automatizado mostra-se a melhor solução para os caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução muito mais segura.

Além disso, o câmbio automatizado prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo em muito o custo de manutenção e operação do veículo.

Esse câmbio conta com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Além disso, vem equipado com auxílio de partida em rampa, Isso facilita a operação do veículo e aumenta a segurança. O Accelo ganha mais destaque em segurança com tecnologias como freio ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos) e ASR (controle de tração das rodas).

 

Foto: Divulgação / Mercedes-Benz

 

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