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INEXMODA RATIFICA A IMPORTÂNCIA DA CIRCULARIDADE NA COLOMBIATEX 2023

Nesta edição da feira, que acontece de 24 a 26 de janeiro em Medellín, a Rota da Sustentabilidade contará com a participação de 85 expositores em categorias como: reciclagem, uso da água, controle de emissões, circularidade e ecoinsumos

A indústria da moda produz 400% a mais do que há 20 anos. A ascensão do fast fashion voltou seu olhar para a indústria têxtil, uma das maiores do mundo e que gera milhares de empregos, mas que por sua vez, tem grandes desafios pela frente em termos de sustentabilidade e uso consciente dos recursos naturais.

Entre 2000 e 2015, a produção de têxteis em âmbito mundial duplicou, e estima-se que o consumo de vestuário e calçado aumente 63% até 2030. Acompanhando esse crescimento, cresce também a preocupação com o uso de recursos naturais como a água, a emissão de gases de efeito estufa e o descarte dos resíduos gerados na indústria têxtil.

Com esse panorama, que não é alheio à realidade do país (Colômbia), será realizada a 35ª edição da Colombiatex de las Américas, feira de negócios que se consolidou como o epicentro da indústria têxtil no continente e tem como eixo central a Consciência Circular, o firme compromisso com uma produção mais consciente e sustentável para o planeta.

“Há mais de três décadas de trabalho, na Inexmoda lideramos projetos com diferentes organizações a nível nacional e internacional para o crescimento da indústria e benefício dos atores que fazem parte dela. É por isso que, nesta edição da Colombiatex de las Américas, seguimos com o firme propósito de incentivar e trabalhar pelo desenvolvimento de novos processos e materiais em toda a cadeia produtiva, pois somente por meio da circularidade a indústria continuará sendo competitiva e sustentável ao longo do tempo”, afirma Sebastián Díez, presidente executivo do Inexmoda.

Nesse sentido, a ‘Rota da Sustentabilidade’ continuará sendo um dos roteiros imperdíveis da feira, que busca destacar as empresas do setor cujas práticas sustentáveis ​​visam a redução do impacto ambiental. Nesta edição, haverá a participação de 85 expositores em categorias como: reciclagem, uso da água, controle de emissões, circularidade e ecoinsumos.

Assim, e de forma a acompanhar a transição para modelos de negócio sustentáveis, o Inexmoda lança o novo espaço Materials Library, uma fonte de informação sobre tipos de materiais em ascensão e novidades têxteis que prometem inovação para o futuro em diferentes indústrias.

“Como parte do esforço do Inexmoda para a evolução da indústria têxtil para o desenvolvimento sustentável, iniciamos ações relevantes junto a empresas e organizações em todo o território colombiano, a fim de contribuir para a transição da indústria para a Economia Circular. As feiras do Inexmoda, Colombiatex de las Américas e Colombiamoda, geram anualmente mais de 18.000 kg de resíduos sólidos selecionados e recuperados para novos usos, um benefício econômico de 20 milhões de dólares e mais de 4.000 empregos”, afirma Manuela Gómez, diretora de Marketing e Comunicações do Inexmoda.

Alinhados a esse compromisso, estudos internacionais estimam que a taxa de reciclagem nessa indústria pode aumentar para 80% até 2030 e, consequentemente, a produção de novas peças de vestuário a partir de resíduos pode escalar entre 18% e 26%, uma amostra do interesse das empresas do Sistema Moda para modelos de negócios mais conscientes.

Por seu turno, a partir do eixo do conhecimento da feira – o Pavilhão do Conhecimento e o Fórum de Tendências – , abrir-se-á a conversa sobre os desafios e oportunidades que a indústria tem do ponto de vista da sustentabilidade e darão-se a conhecer as novidades das tendências, materiais, economia e modelos de negócios.

De 24 a 26 de janeiro de 2023, na Plaza Mayor Medellín, mais de 500 expositores se reunirão com mais de 12.000 compradores da Colômbia e de países como Estados Unidos, Equador, México, Peru e Costa Rica, que conhecerão as últimas tendências em têxteis, máquinas, insumos, produtos químicos e serviços especializados, além de estreitar seus relacionamentos e gerar novas oportunidades de negócios que impulsionarão o setor no continente americano.

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