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GRUPO LUNELLI APRESENTA SEU PRIMEIRO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Práticas que já faziam parte do cotidiano da empresa agora estão compiladas e com novas metas a serem conquistadas

Na manhã da última quinta-feira, 25 de junho, o Grupo Lunelli fez uma coletiva de imprensa online para apresentar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, onde compilou, em 60 páginas, todas as práticas que a empresa vem adotando desde sua fundação, pautadas em ações sociais, ambientais e econômicas. 

Viviane Cecilia Lunelli, diretora administrativo-financeira do Grupo Lunelli, fez questão de salientar que tudo o que praticam no cotidiano é fruto da educação e valores familiares passados pelos pais, fundadores da companhia. 

“Somos filhos de agricultores e, por mais que se profissionalize uma empresa, os valores familiares vêm junto. Uma das unidades do Grupo Lunelli, inclusive, está neste terreno onde tudo começou, e a matriarca da família mora lá”, comentou Viviane. “Compilar estas informações do relatório foi algo desafiador e gratificante, pois sempre utilizamos no dia a dia, mas ver tudo junto é diferente. Com esses indicadores, podemos evoluir em nossas metas de forma estruturada”, completa. 

Embora algumas das práticas já sejam de conhecimento do mercado, muitas outras estão tão enraizadas no processo produtivo que acabam passando como corriqueiras, diz a diretora, que destaca, como exemplos, o uso da iluminação natural e LED em suas unidades; maquinários ecoeficientes, com redução do uso e poluição de recursos naturais, como a água; reaproveitamento de calor em alguns maquinários para outros processos na linha de produção; tratamento de efluentes de forma adequada; coleta de embalagens plásticas para reciclagem e reutilização na própria empresa; uso de embalagem plástica hidrossolúvel, feita de amido, que não agride o meio ambiente (na Lez a Lez, mas está sendo expandido para outras marcas do Grupo); a seleção e adequação de fornecedores certificados para que gerem o menos possível de resíduos em seus processos fabris, e o que não der para ser reaproveitado de forma alguma, segue para aterros controlados; e a implantação, em 2002, do Sistema de Gestão Ambiental em sua unidade de Corupá (SC), a mais poluidora por causa da tinturaria e beneficiamentos, resultando na certificação ISO 14100 em 2007.  “Acreditamos que o Sistema de Gestão Ambiental estruturado é necessário para estimular e contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, complementa Dênis Luiz Lunelli, presidente do Grupo.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

De um início onde se costurava peças com retalhos de outras indústrias a uma produção de 23 milhões de itens e 11.350 toneladas de malhas e tecidos só em 2019, lá se vão quase 39 anos de história e muito aprendizado. 

No quesito economia circular, o Grupo Lunelli reciclou, por meio de desfibragem e transformação em novos fios, as 439 toneladas de seus próprios resíduos têxteis, também gerados no ano passado. Isso se refletiu ainda no consumo de água, insumos e energia, onde foi consumido apenas 1,72 kWh a cada quilo de malha produzido. Já na estação de tratamento, foram limpos 956.161 m³ de efluentes. 

INVESTIMENTO SOCIAL

Um dos pontos destacados por Viviane durante a coletiva, foi a criação, há 5 anos, do Centro de Treinamento Abilio Lunelli, onde funcionários recebem treinamentos e capacitações, bem como a filosofia do Grupo, que até o final de 2019 contava com cerca de 4,8 mil colaboradores entre todas as suas unidades, presentes em Santa Catarina, São Paulo, Ceará e também no Paraguai.

“O Dênis (presidente) queria muito trazer o desenvolvimento educacional aos funcionários, era um sonho dele”, revela a diretora. “Não basta ensinar a atividade ao colaborador, mas fazer com que ele entenda a importância daquela atividade dentro do processo produtivo para a empresa. Quanto mais desenvolvemos as pessoas, mais discernimento elas têm”, afirma. 

Ainda no âmbito social, o Grupo Lunelli implantou 589 projetos por meio do Programa de Novas Ideias (PNI), que estimula a criatividade e inovação entre seus colaboradores, e investiu, em 2019, mais de R$ 465 mil em projetos via Lei de Incentivo. Um deles é o Preservar e Amar, onde são feitas atividades com crianças das redes municipais de ensino no entorno das plantas fabris da Lunelli, mostrando a importância e o impacto das práticas sustentáveis para a comunidade e o meio ambiente.  

MODA COM SIGNIFICADO

Mais um exemplo citado no relatório foi o Moda com Propósito, um projeto interno que visa a valorização do trabalho dos colaboradores: como ele se sente ao trabalhar na empresa, a produzir determinada peça, o que ele quer passar ao consumidor que irá comprá-la… todos esses depoimentos vão parar numa tag, que vai junto ao produto para o consumidor final. “Queremos mostrar que a empresa tem alma, é feita de pessoas”, enfatizou Viviane. 

LUNELLIPREV

Um dos diferenciais da empresa, sem dúvidas, foi a criação, há dois anos, do LunelliPrev, um plano próprio de previdência privada para ajudar os colaboradores a se organizar financeiramente, compreender melhor a importância de poupar e, assim, ter condições de realizar sonhos e, ainda, garantir estabilidade financeira com uma reserva complementar à aposentadoria pelo INSS.

“Se há um legado que queremos deixar aos nossos colaboradores é que cada um seja protagonista de sua própria vida”, finaliza Viviane.  

Para conferir na íntegra o primeiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Lunelli, acesse o link: 

http://www.grupolunelli.com.br/pt-br/sustentabilidade

Sobre o Grupo Lunelli

Referência nacional no mercado têxtil, o Grupo Lunelli conta com 16 fábricas. A empresa possui milhares de clientes espalhados por todo o país. Ela abrange as marcas Lunender, Lez a Lez, Hangar 33, Alakazoo, Lunelli, Fico e Graphene atendendo os segmentos feminino, masculino, infantil e malha em rolo. Para saber mais, basta acessar www.grupolunelli.com.br

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