Você está aqui
Home > sustentabilidade > #DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE É PARTE DA ROTINA NO GRUPO LUNELLI

#DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE É PARTE DA ROTINA NO GRUPO LUNELLI

lunelliCuidar do meio ambiente e dos recursos naturais é uma tarefa de todos e, cada vez mais, necessária, tanto em casa quanto no trabalho. Por isso, conviver com bons exemplos é um estímulo para aprender novas formas de incluir a sustentabilidade na rotina e, assim, preservar a natureza em todas as suas formas.

No Grupo Lunelli, os colaboradores sabem disso. O tema, que nesta semana ganha ainda mais destaque em todo o mundo por causa do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, faz parte do DNA das marcas, misturando-se ao cotidiano. Em todas as unidades, uma extensa lista de ações positivas abrange não só a produção, mas também as pessoas, que replicam esses hábitos sustentáveis em suas comunidades.

Detentora da rigorosa certificação ISO 14001, a empresa soma iniciativas em diversas áreas. Ela conta com bacia de contenção para prevenir danos à natureza em caso de vazamentos, monitoramento de gases de chaminés e veículos e um projeto de reflorestamento que já recuperou mais de mil metros de margens de rios e plantou quase três mil árvores nativas frutíferas.

Além disso, a marca Lunelli Malhas e Tecidos é a primeira empresa têxtil brasileira a trabalhar com a viscose Lenzing EcoVero, produto de menor impacto ambiental do mercado. Já a Hangar 33, também pertencente ao Grupo, possui a linha EcoDenin. Nela, lavanderias sustentáveis garantem a qualidade dos produtos agredindo o mínimo possível o meio ambiente com redução de 99% do uso de água na fabricação e utilização de produtos biodegradáveis. Isso sem falar das camisetas da coleção Colors, que, em alguns dos processos, atingem uma economia de até 90% em relação aos convencionalmente usados nas indústrias têxteis.

No dia a dia, os colaboradores também se deparam com iniciativas relacionadas ao lixo. O Grupo incentiva a reciclagem de óleo usado, assim como de resíduos, com coletores específicos instalados nas unidades. Nesse sentido, ainda inclui a reciclagem nos processos, contando com uma máquina que refaz as embalagens plásticas utilizadas para embalar os tecidos.

Quando o assunto é a água, a empresa é, igualmente, atuante. Para minimizar qualquer possibilidade de dano à natureza, são monitorados todos os efluentes líquidos e atmosféricos, como os provenientes das ramas e caldeiras. A Estação de Tratamento de Efluentes tem capacidade para tratar 200 metros cúbicos por hora, obtendo índices de pureza que atendem a todos os requisitos os órgãos ambientais.

OUTRAS AÇÕES

  • Para reduzir o consumo de energia elétrica, o Grupo Lunelli possui um sistema de iluminação natural em algumas unidades, com telhas translúcidas nos setores de acabamento e tinturaria.
  • Um sistema especial transfere o calor do efluente para a água industrial que ainda será utilizada, reduzindo o consumo cavaco e a emissão de gases.
  • O projeto Preservar é Amar estimula a consciência ambiental através das crianças, trocando lixo por livros.
  • O Grupo recuperou 910 metros de mata ciliar nas margens do Rio Itapocu e Rio Ribeirão Grande do Norte compreendendo uma área de 39,5 mil, entre 1998 e 2002. Já em 2015, fez o desassoreamento e enrocamento de áreas degradadas às margens do Rio Ribeirão Grande do Norte, recuperando 1.728 metros de área com recomposição de mata ciliar.
  • ‘Don’t turn your back to the world’  (não vire as costas para o mundo) é a nova campanha da Lez a Lez. Ela foi criada para lembrar a importância de cuidar do meio ambiente.

Números – Indicadores de 2013 e 2019

– Redução do consumo de água 40.000.000 L/ano

– Redução do consumo de gás natural 540.000 m³/ano

– Redução da geração de resíduo têxtil 50.000 kg/ano

 

Foto: Divulgação Grupo Lunelli

Deixe um comentário

Top