Você está aqui
Home > sustentabilidade > #DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: DO ALGODÃO AO TECIDO, SUSTENTABILIDADE É PRÁTICA DIÁRIA NA CEDRO TÊXTIL

#DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: DO ALGODÃO AO TECIDO, SUSTENTABILIDADE É PRÁTICA DIÁRIA NA CEDRO TÊXTIL

Com 147 anos de atuação, tecelagem adota medidas sustentáveis em processos produtivos e na concepção de produtos

 

Na semana em que o mundo coloca em pauta a sustentabilidade, devido à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), uma das principais fabricantes de jeans e sarjas do Brasil, Cedro Têxtil, reafirma seu compromisso com a natureza. “Como o processo têxtil de transformação do algodão em tecido requer grande interação com o meio ambiente, temos trabalhado, ao longo de nossa história, para adotar políticas contínuas que valorizam e respeitam o ecossistema”, afirma Marco Antônio Branquinho, presidente da companhia.

Integrante do Movimento Sou de Algodão, da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), a Cedro trabalha atualmente com 100% de algodão certificado pela ABR – Algodão Brasileiro Responsável, sendo a maior parcela dos fornecedores também cadastrados no programa BCI, sigla em inglês para Better Cotton Initiative.

Assim como acontece com a escolha dos fornecedores, todos os processos internos de fabricação passam por rigorosos processos para minimizar emissão de carbono, reduzir os gastos de energia e reaproveitar a água utilizada. O desenvolvimento de produtos que nascem com o DNA sustentável também é priorizado pela companhia, que conta atualmente com duas linhas em produção: Ecocedro e Splash.

Ecocedro – Utiliza fios de poliéster produzidos a partir de garrafas PET, garantindo que, em média, 3 milhões de garrafas por ano deixem de ser descartadas como lixo.

Splash – Jeans com tecnologia repelente a líquidos, seu acabamento faz com que o tecido suje menos, reduzindo o número de lavagens caseiras e facilitando a remoção de manchas – o que contribui para o racionamento de água.

 

SUSTENTABILIDADE EM NÚMEROS

Para garantir que as práticas em prol do meio ambiente façam parte da rotina da empresa, a Cedro Têxtil vem investindo em diversas ações ao longo de décadas. Conheça algumas:

  • 5,6 mil hectares de área preservada na Serra do Cipó (MG).
  • 100% da energia térmica de fontes renováveis, ou seja, florestas energéticas certificadas.
  • 70% de redução na emissão de CO2 no ambiente nos últimos 10 anos.
  • 100 anos em que o uso de fontes renováveis em suas atividades é uma realidade.
  • 100% do algodão utilizado é certificado.
  • 98% das águas de resfriamento são reaproveitadas.
  • 20% das águas de efluente são tratadas.
  • 40% de redução no consumo de água na produção, em relação à média do setor têxtil, devido ao conjunto de ações em prol da sustentabilidade.

Foto da Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica da Cedro em Sete Lagoas (MG) / Divulgação

Deixe uma resposta

Top