Você está aqui
Home > Costura Social > COSTURAÇÃO: SINGER AJUDA A TRANSFORMAR O FUTURO DE MULHERES EMPREENDEDORAS EM COMUNIDADE NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

COSTURAÇÃO: SINGER AJUDA A TRANSFORMAR O FUTURO DE MULHERES EMPREENDEDORAS EM COMUNIDADE NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

A primeira turma do projeto de capacitação 360º com noções práticas para o desenvolvimento de um negócio sustentável no segmento de costura se formou, e agora está pronta para o mercado de trabalho

No início de dezembro (2022), ocorreu o evento de encerramento do Projeto CosturAção e a vida de famílias moradoras da comunidade Vila Nova União, a terceira maior comunidade de São Paulo (SP), estava prestes a mudar.

No evento, realizado em um espaço cedido pela comunidade, as alunas apresentaram as peças e suas microempresas criadas ao longo do curso para familiares, amigos e parceiros da Singer e da Ong Avra, além de um júri técnico formado por especialistas da empresa e da instituição. Um desfile foi preparado por elas que divididas em grupos mostraram acessórios como bolsas e mochilas, biquinis e acessórios de praia e vestuário infantil/adulto personalizado.

A Singer, marca do Grupo SVP Worldwide, líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, em parceria com a ONG AVRA, especializada em capacitação profissional, desenvolveu o projeto CosturAção, que visa, através da educação, fomentar o empreendedorismo e, por isso, acredita na transformação causada na vida das alunas. Concheta Feliciano, diretora de marketing da Singer para a América Latina, explica que “o projeto foi um sucesso e eu estou muito feliz de ver os resultados. Quem mais ganha com esse tipo de ação somos nós mesmos, e por isso estamos cheios de ideias para o ano que vem. Já estamos planejando a segunda turma e a expansão do projeto para outros estados. Vem muita coisa boa por aí”, completa.

A ARTE DA COSTURA

Após 6 meses com aulas duas vezes por semana, as alunas estão prontas para além de fabricar suas peças, comercializá-las em uma microempresa criada e gerida por elas mesmas. Às quartas-feiras elas tiveram aulas de costura com a doce Lourdes, que atualmente é prestadora de serviços da Singer e já atua na empresa há mais de 30 anos. “Eu me sinto muito honrada e feliz de participar desse momento, com a Singer que sempre foi uma empresa que fez parte da minha vida. Essas mulheres são muito guerreiras e essa é uma oportunidade única para elas. Mas, quem mais aprendeu fui eu e sou muito grata”, explica Lourdes Cavalini.

Já aos sábados, as participantes do projeto tiveram aulas de gestão, empreendedorismo, marketing e vendas para que pudessem entender mais do funcionamento de uma microempresa.

O reconhecimento de todo esse esforço veio nesse dia tão especial para essas mulheres que lutam a cada dia para serem melhores. Segundo Jaque Ramos, uma das alunas que foi presenteada por sua participação exemplar, “Chegar no final é maravilhoso, pois no começo foi muito difícil. Sempre quis empreender, mas tinha medo e achava que não era capaz.”

Outra aluna destaque foi Patrícia Cardoso, que foi premiada com uma máquina de costura. Ela foi escolhida por todas as alunas a receber o prêmio por sua dedicação e superação. “Não sabia o potencial que eu tinha e do que eu era capaz. Agora sabemos que podemos mais. Minha filha á autista e eu quase não consegui concluir o curso por conta do tratamento dela. Mas, eu venci para dar o exemplo para ela e hoje estou aqui para mostrar que eu sou uma profissional agora e que ela pode se orgulhar de mim”, declara ela com lágrimas nos olhos.


 

Deixe um comentário

Top