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COPA DO MUNDO DEVE IMPULSIONAR A BEST FRIDAY NO BRASIL, DIZ KPMG 

As vendas online serão fortalecidas, com o uso intenso de canais e plataformas digitais

A Copa do Mundo deve contribuir para impulsionar a Best Friday no Brasil este ano e o consumidor brasileiro provavelmente gastará mais agora na comparação com o ano passado. Além disso, é a primeira vez que a data promocional ocorre junto com o evento esportivo global, sendo que a Copa do Mundo tem, historicamente, grande relevância para os brasileiros. Algumas categorias devem puxar as intenções de compras, como é o caso de móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e utilidades domésticas. As vendas online serão fortalecidas, com o uso intenso de canais e plataformas digitais, e os consumidores estão em busca de promoções e facilidades para comprar. Essa é a avaliação da KPMG, conduzida a partir de dados de mercado, setor e comportamento dos consumidores.

“A Best Friday estimula a compra por impulso e neste ano será potencializada pela Copa do Mundo fora do seu período tradicional de realização. Os meios digitais serão os protagonistas, com consumidores buscando oportunidades que possam ser entregues no curtíssimo prazo, assim os produtos, principalmente eletrônicos, podem ser utilizados ainda durante a Copa”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A análise da KPMG está alinhada com pesquisa realizada pelo Mercado Livre com o Mercado Pago e o Mercado Ads, que concluiu que a maioria (80%) dos respondentes comprarão nesta Best Friday, crescimento de 10% na comparação com o ano anterior. Mais da metade (59%) dos que não compraram em 2021 pretendem comprar agora. A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Ipsos, teve a participação, via questionário, de mais de 10.500 respondentes. As categorias mais buscadas incluem intenções de compras de itens de moda (48%) e tecnologia (44%). Eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem com 30% de intenções cada.

Pesquisa da Conversion destaca que a maioria (91%) dos entrevistados pretendem assistir aos jogos. Destes, 70% estão propensos a comprar algum artigo relacionado ao evento. Entre os itens mais procurados estão acessórios de moda, como camisas (57%), material esportivo, bolas e luvas (41%), e eletrônicos, com destaque para televisores (28%), smartphones (27%) e calçados, como chuteiras, (23%). Pesquisa do cartão de crédito Trigg com 1.713 pessoas revela que a ampla maioria (90%) dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções na data neste ano e 67% esperam comprar mais, comparando com o ano passado.

“Sem dúvidas, o cenário que se apresenta, considerando fatores geoeconômicos, Copa do Mundo no final do ano e Best Friday, irão impactar o segmento de bens de consumo significativamente. Há subsegmentos que tradicionalmente vendem três dígitos a mais durante a Best Friday, comparando com outros períodos. Sendo assim, as ações conjugadas de marketing e vendas, associadas à Copa do Mundo, poderão potencializar ainda mais esse crescimento em vendas”, afirma Aldo Macri, sócio-diretor líder do segmento de Bens de Consumo da KPMG no Brasil.

A Best Friday deste ano deve fazer o varejo nacional movimentar R$ 4,21 bilhões segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o que deve representar a maior movimentação financeira já registrada por esta data desde 2010. Quase metade das vendas deve se concentrar em móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão), eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 920 milhões). A CNC espera ainda faturamento expressivo de hipermercados e supermercados (R$ 910 milhões) e vestuário, calçados e acessórios (R$ 770 milhões). A Best Friday é a quinta data mais importante para o varejo nacional, atrás de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

A KPMG destaca ainda que há sinais de retomada da economia, recuperação de empregos e relativa deflação com a redução dos preços de combustíveis. O cenário até o fim deste ano, com diversas datas festivas e eventos relevantes, maior confiança e retomada de atividades em casa e fora do lar, também devem contribuir para o crescimento do setor de Consumo e Varejo durante a Copa do Mundo e a Best Friday.

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