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BLACK FRIDAY: AINDA FAZ SENTIDO AO VAREJO DE MODA?

Marcada para o final de novembro, data pode competir com as vendas de Natal

Está chegando uma das datas promocionais mais aguardadas pelos consumidores: a Black Friday (Color Friday e Best Friday são mais simpáticos de se usar, não?), que este ano acontece no dia 24 de novembro, exatamente um mês antes da principal data comercial do ano: o Natal.

Sendo assim, será que uma data comercial não irá interferir nas vendas da outra? E para as lojas de moda, especialmente vestuário e calçados, será que a Black Friday ainda faz sentido?

“No caso do setor de moda, a Black Friday é um estímulo às vendas promocionais, mas o foco do varejo está nas vendas natalinas”, destaca o diretor-executivo da Associação Brasileira de Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima.

Segundo Lima, o final de ano é a época mais aguardada pelo varejo de moda, pois traz um aumento de circulação financeira (em decorrência do 13º salário) e corrida às lojas e shopping centers, com isto, o incremento das vendas.

“Sabemos que os itens de vestuário, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar estão no topo da lista dos consumidores para o final de ano. Por conta disso, é que vislumbramos a expectativa positiva para os meses de novembro e dezembro, especialmente em função do Natal. A Black Friday, por sua vez, está incorporada ao calendário do consumidor e as empresas do setor se preparam para a data, a despeito de ser uma data de itens promocionais com margens reduzidas. Porém, a data requer um planejamento de quais artigos serão ofertados nas promoções, estratégias de marketing, estoque, logística e atendimento ao cliente”, reforça Edmundo Lima.

6 DICAS PARA IMPULSIONAR AS VENDAS NO PERÍODO

O empreendedor que quiser aproveitar a Black Friday para vender mais deve ter um mínimo de planejamento para definir a melhor estratégia, avaliando os produtos ou serviços que serão destacados, bem como o seu público-alvo e os descontos que serão oferecidos.

No caso do segmento de serviços, recomenda-se ao dono do pequeno negócio avaliar sua capacidade operacional com antecedência e estabelecer condições de uso da oferta bem claras. O analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Flávio Petry, reforça que o brasileiro já incorporou a Black Friday em seu hábito de consumo e, mesmo que não saiba exatamente o que procura ou sua necessidade, busca aproveitar o momento pelo desejo de economizar.

De acordo com Petry, a data é uma oportunidade para agregar valor ao negócio e mostrar que o consumidor está recebendo uma oferta especial. “Saiba balancear a expectativa do seu cliente. Algumas pessoas buscam descontos expressivos, enquanto outras buscam melhores condições de entrega e disponibilidade do serviço”, acrescenta o analista do Sebrae.

Confira as dicas do Sebrae:

  1. A Black Friday não acaba no dia 24. “A data faz parte da experiência de consumo e contribui para se aproximar do cliente. O pós-venda também pode ser um diferencial ao reverter uma situação negativa que tenha ocorrido durante a campanha ou abrir um canal de relacionamento”, ressalta Petry.
  2. Não precisa baixar o preço de todos os produtos. “O dono do pequeno negócio deve tomar cuidado para não operar no vermelho e ficar atento se uma estratégia de saldão não vai gerar prejuízo”, alerta o especialista.
  3. Defina sua tática de vendas: escolha uma categoria de produtos para destacar as ofertas ou crie combos promocionais com itens que equilibrem as margens de lucro, oferecendo descontos progressivos, por exemplo.
  4. Atenção especial à precificação: avalie todos os custos envolvidos nos pontos físico e digital. “É importante entender o que oferecer e em quais condições em cada canal de venda. Coloque isso na ponta do lápis para não correr riscos”.
  5. Engaje sua equipe: o envolvimento dos colaboradores pode contribuir para resultados mais significativos. “Explique para sua equipe qual é a meta pretendida e a lógica está por trás daquela estratégia”, orienta o analista do Sebrae.
  6. Seja transparente: os consumidores estão atentos aos preços e começam a pesquisar os produtos e serviços do seu interesse antes da data. A expressão “Black Fraude” tornou-se conhecida após a frustração com alguns descontos oferecidos.

Imagem: Freepik

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