Você está aqui
Home > impressão têxtil > SELEÇÃO DO CILINDRO CORRETO: UMA ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA A IMPRESSÃO TÊXTIL VERSÁTIL

SELEÇÃO DO CILINDRO CORRETO: UMA ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA A IMPRESSÃO TÊXTIL VERSÁTIL

Por SPGPrints Brasil

A impressão rotativa continua sendo a tecnologia ideal para estampar longas metragens com cores vibrantes e uma variedade de desenhos em diferentes tipos de tecidos. Mesmo com a crescente popularidade da impressão têxtil digitais nos dias de hoje, as máquinas rotativas mais modernas oferecem um controle perfeito do processo de impressão, permitindo criar interpretações ilimitadas de desenhos.

ENTENDENDO AS ESPECIFICAÇÕES DA TELA ROTATIVA

A seleção do cilindro correto envolve a compreensão das várias especificações:

  • Resolução / mesh: Quanto maior o mesh, mais fina será a qualidade da impressão. Embora muitas impressoras rotativas usem cilindros de 125 mesh, você precisará de um cilindro com resolução mais alta e melhor rasterização para replicar desenhos complexos, como formas geométricas, microdesenhos e meios-tons.
  • Espessura do cilindro: Cilindros mais grossos tendem a ser mais duráveis, resistindo a danos e prolongando sua vida útil. No entanto, a desvantagem pode ser uma redução na velocidade de impressão.
  • Área aberta: A área aberta descreve a porcentagem do cilindro que está aberta, determinando a quantidade de tinta que pode passar. Isso define a velocidade de um processo de impressão e a profundidade da cor. Por exemplo, uma área aberta alta é adequada para designs que exigem tons de cores profundos, enquanto uma área aberta mais baixa é preferível para a impressão de superfícies.
  • Formato da construção: Nem todos os cilindros são criados da mesma forma. O processo de fabricação de cilindros oferece possibilidades de moldar a construção do raster. Por exemplo, esses formatos de construção podem ser mais cônicos, o que permite um melhor fluxo de pasta com menos pressão do rodo, proporcionando um controle muito melhor durante a impressão (consulte nossa tecnologia NovaScreen). Nossa mais recente tecnologia de cilindro, o OrtaScreen, melhora ainda mais o fluxo de pasta com suas formas de construção tridimensionais.

Os operadores devem compreender todos esses elementos ao selecionar o cilindro correto. É fundamental encontrar o equilíbrio certo entre velocidade, custo e qualidade. Por exemplo: um design é propenso a ter efeitos moiré? Escolha um cilindro com um raster que não interfira no trabalho artístico. As linhas nítidas são essenciais para seus projetos? Nesse caso, a resolução do cilindro e as formas da construção tornam-se mais importantes.

SELEÇÃO DE CILINDRO ROTATIVO RECOMENDADA PARA PROJETOS VARIADOS

A variedade de designs que você pode dar vida com a impressão em cilindro rotativo é surpreendente. Veja a seguir algumas interpretações de desenhos típicos e as especificações de cilindro rotativo mais adequados:

1.  Desenhos em meio-tom (1 cor):

A impressão de meio-tom para moda ou decoração requer um cilindro de resolução mais alta (cerca de 165 ou 195 mesh), uma curva de gravação correta e uma grade que não interfira no design ou no substrato. Esses cilindros ajudam a superar os desafios comuns da impressão em meio-tom, como o efeito moiré, pontos visíveis e inconsistências de tons de cores.

2.  Desenhos foto-realistas:Embora a maioria dos designs foto-realistas seja impressa digitalmente hoje em dia, é possível imprimir designs foto-realistas com impressão CMYK+. Isso requer um cilindro que possa lidar com arquivos de alta resolução e o conhecimento e as habilidades corretas de separação. Esse conhecimento é especialmente importante quando o arquivo é ampliado, pois isso pode diminuir a resolução, afetando a nitidez das bordas e a definição da impressão final.

3.  Design e chapados de cores planas 6/7: A impressão de tons com fundo estampado requer cilindros sem rugas com a área aberta correta. A seleção de um cilindro com as espessuras de parede, a contagem de meshs e o formato do Nova podem melhorar a consistência de fundos e dos chapados estampados no tecido. É fundamental usar cilindros com a área aberta correta, que garantam micro-vazamentos perfeitos em qualquer tonalidade de cor necessária. Os cilindros de mesh Nova 135 são perfeitos para esses trabalhos.

4.  Design de 4 cores em meio-tom: Tradicionalmente, imprime-se um tom por cilindro. Mas, ao usar meios-tons, é possível obter muitos tons no mesmo cilindro, às vezes até 7 tons! O sucesso depende do cilindro, da configuração de rasterização e da calibração da produção do processo de gravação. O processo calibra a correlação entre os tons e os tamanhos dos pontos da rasterização. O resultado é que um tom de 50% em um design leva a uma profundidade de tom igual a 50% após a impressão. Isso permite que você obtenha o mais amplo alcance de tons. Ao usar essa técnica, você também reduz o número de cilindros e posições nas máquinas utilizadas, o que é um benefício econômico bem-vindo. Os cilindros podem ser fornecidos com a configuração raster correta pela SPGPrints, e teremos prazer em aconselhá-lo sobre como otimizar a calibração.

5.  Design de cores de contorno: Nesse design, o trabalho artístico mostra apenas contornos. Na maioria dos casos, os contornos são impressos em preto, mas aqui o contorno é usado como um elemento de design, usando dois cilindros para criar três cores diferentes: As duas cores originais (azul e amarelo) e uma cor sobreposta (verde). O encaixe perfeito, um cilindro perfeito e o controle do processo de impressão são essenciais para o sucesso desse trabalho artístico. Atualmente, estampar um arquivo com cores reais é muito fácil com a impressão digital. No entanto, o valor agregado também está na criatividade dos designers e na experiência dos estampadores. A SPGPrints pode dar suporte a isso oferecendo soluções e conhecimento que abrangem todo o processo – desde a arte-final até o tecido impresso – e teremos prazer em ajudá-lo a dar os próximos passos.

6. Impressão tátil (3D): Essa técnica, usada com frequência no setor de papel de parede, está chegando aos têxteis. Os cilindros rotativos para impressão tátil exigem um verniz mais espesso para permitir impressões tridimensionais. Esse cilindro ainda não está disponível comercialmente, mas os desenvolvimentos em andamento são muito promissores e, em breve, será uma possibilidade.

Deixe um comentário

Top