Você está aqui
Home > Curtas > QUAIS AS MARCAS MAIS UTILIZADAS ENTRE O PÚBLICO GAMER BRASILEIRO?

QUAIS AS MARCAS MAIS UTILIZADAS ENTRE O PÚBLICO GAMER BRASILEIRO?

Pesquisa Game Brasil (PGB 2021) revela as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e consumidos de diversos segmentos por quem joga jogos eletrônicos no país

Desde sua 3ª edição, realizada em 2016, a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel ‘Marcas do Coração’, mensurando quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país. Isso é analisado principalmente porque o jogador brasileiro apresenta um perfil que vai além do ato de jogar.

Uma vez que este público no Brasil é predominantemente adulto ou jovem-adulto — 41,1% possuem entre 20 e 29 anos, de acordo com a PGB 2021 —, seu estilo de vida envolve um consumo mais constante de produtos e serviços. Com conta em bancos, utilizando serviços de telefonia, investindo em automóveis e assim por diante, esses jogadores criam uma relação com marcas que não necessariamente fazem parte do universo de games, embora possam fazer.

Em alguns segmentos, fica clara a predominância de determinadas marcas, pois prevalecem entre as duas abordagens realizadas: mais conhecida e mais utilizada ou aderida. Para refrigerantes e energéticos, por exemplo, Coca-Cola e Red Bull, respectivamente, são as mais lembradas e consumidas. Já em tênis, em outro exemplo, a Adidas é a mais conhecida, enquanto a Nike é a mais consumida pelo público, segundo a pesquisa.

Veja o ranking abaixo:

BANCOS
• Marca mais conhecida: Banco do Brasil (87,3%)
• Marca mais consumida: Caixa Econômica Federal (50,8%)

CARTÕES DE CRÉDITO
• Marca mais conhecida: Mastercard (90,4%)
• Marca mais consumida: Mastercard (73,3%)

TELECOMUNICAÇÕES
• Marca mais conhecida: Vivo (83,3%)
• Marca mais consumida: Vivo (44,3%)

TELEVISORES
• Marca mais conhecida: Samsung (90,9%)
• Marca mais consumida: Samsung (63,7%)

VESTUÁRIO
• Marca mais conhecida: Adidas (78,8%)
• Marca mais consumida: Adidas (46,6%)

ENTREGA DE COMIDA
• Marca mais conhecida: iFood (93%)
• Marca mais consumida: iFood (81%)

SNACKS E SALGADINHOS
• Marca mais conhecida: Doritos (84,3%)
• Marca mais consumida: Ruffles (61,8%)

REFRIGERANTES
• Marca mais conhecida: Coca-Cola (96,3%)
• Marca mais consumida: Coca-Cola (82,9%)

ENERGÉTICOS
• Marca mais conhecida: Red Bull (91,4%)
• Marca mais consumida: Red Bull (63,8%)

TÊNIS
• Marca mais conhecida: Adidas (89,4%)
• Marca mais consumida: Nike (57%)

APPS DE TRANSPORTE
• Marca mais conhecida: Uber (90,3%)
• Marca mais consumida: Uber (79,3%)

AUTOMÓVEIS
• Marca mais conhecida: Fiat (88,8%)
• Marca mais consumida: Fiat (28,2%)

COSMÉTICOS
• Marca mais conhecida: O Boticário (92,3%)
• Marca mais consumida: O Boticário (72,5%)

Em relação às marcas endêmicas de games — fabricantes de dispositivos utilizados para jogar —, a PGB 2021 mostra que, nos smartphones, principal plataforma de jogos no país com 41,6% da preferência, a Samsung é mais lembrada e usada. Já nos consoles, o Xbox 360, console de 7ª geração da Microsoft, é o mais conhecido, enquanto o PlayStation 4, de 8ª geração Sony, é o mais utilizado.

Veja a lista abaixo:

SMARTPHONE
• Marca mais conhecida: Samsung (90%)
• Marca mais consumida: Samsung (53,6%)

CONSOLES
• Plataforma mais conhecida: Xbox 360 (76,9%)
• Plataforma mais consumida: PlayStation 4 (44%)

COMPUTADOR
• Marca mais conhecida: Asus (67,3%)
• Marca mais consumida: Dell (30,5%)

NOTEBOOK
• Marca mais conhecida: Samsung (68,6%)
• Marca mais consumida: Acer (29,4%)

Fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, a PGB 2021 ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.

Sobre a Pesquisa Game Brasil – Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida através da parceria entre a Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina – em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais http://www.pesquisagamebrasil.com.br e http://www.gogamers.gg.

Deixe um comentário

Top