Você está aqui
Home > e-commerce > PESQUISA POR IMAGEM JÁ RESPONDE POR MAIS DE 75% DAS TRANSAÇÕES NO SITE DO REPASSA

PESQUISA POR IMAGEM JÁ RESPONDE POR MAIS DE 75% DAS TRANSAÇÕES NO SITE DO REPASSA

Tecnologia facilita busca por produtos no estoque de mais de 700 mil peças de vestuário e acessórios brechó on-line. Baseado em inteligência artificial, recurso é pioneiro entre as plataformas que atuam no segmento no Brasil

O Repassa, plataforma online de compra e venda de vestuário, calçados e acessórios da Lojas Renner S.A., tornou-se a primeira empresa do segmento no Brasil a concluir a implantação de uma solução que permite a realização de buscas por imagem em plataformas de e-commerce. A funcionalidade facilita a localização, em poucos segundos, dos itens pesquisados pelos consumidores em um estoque de mais de 700 mil peças de vestuário e acessórios mantido pela varejista.

A tecnologia utiliza algoritmos de inteligência artificial, visão computacional e machine learning para reconhecer padrões como cores, formas e texturas nas fotografias enviadas por meio do site https://www.repassa.com.br/, acessado em desktops ou smartphones. A imagem serve como inspiração para o sistema que, a partir daí, encontra produtos iguais ou semelhantes disponíveis no banco de dados.

TAXA DE CONVERSÃO QUASE QUATRO VEZES MAIOR

A praticidade e a conveniência oferecidas pela solução refletem nos resultados alcançados durante três meses de testes. Nesse período, a taxa de conversão – que mede a relação entre os clientes que navegaram no site e os que finalizam as compras – foi quase quatro vezes maior entre os que utilizaram o recurso, ao mesmo tempo em que as pesquisas por fotografias responderam por mais de 75% do volume de transações realizadas na plataforma.

“A funcionalidade torna a experiência de compra muito mais fácil, personalizada e encantadora, pois é muito útil para identificar características não reconhecidas pelos mecanismos de busca tradicionais ou quando há dificuldades para se fazer a descrição dos detalhes de uma peça. Com a recorrência do uso, ela também passa se familiarizar com os estilos e preferências individuais dos consumidores para fazer sugestões que atendam às suas necessidades específicas de cada um”, diz o fundador e CEO do Repassa, Tadeu Almeida.

MODELO DE NEGÓCIO DIFERENCIADO

O Repassa, fundado em 2015, possui modelo de negócio diferenciado no segmento de revenda de artigos de moda. Ao contrário dos canais de negociação direta entre vendedores e compradores, ele faz o controle de qualidade das mercadorias e é responsável por toda a jornada dos clientes, incluindo precificação, produção de fotos e catálogos, logística e entrega das peças.

A cada venda finalizada, em que o vendedor recebe 40% do valor, o saldo é disponibilizado aos vendedores na própria plataforma e pode ser transferido para conta corrente, usado no próprio site da empresa, ou entra como Saldo Repassa, um tipo de carteira digital. Os valores também podem ser doados para organizações sociais, assim como os produtos reprovados no processo de controle de qualidade.

Graças a essa ampliação da vida útil das mercadorias negociadas e a parcerias firmadas com ONGs, a plataforma acumula um histórico importante de impactos ambientais e sociais positivos.

Deixe um comentário

Top