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O CONSUMIDOR VERDE CADA VEZ MAIS MADURO

Por Fabianne Pacini Andreoli

A crescente demanda global do consumidor por uma moda mais responsável certamente vem mudando nosso negócio nos últimos anos. Da mesma forma que essa transição acontece no têxtil, ela acontece em outras indústrias e negócios; afinal, o consumidor é um só e suas decisões impactam todas as categorias de consumo. Um bom exemplo disso é o crescimento do emplacamento de carros elétricos, que só no Brasil cresceu 41% no último ano. Acompanhar os avanços tecnológicos e atender às necessidades dos consumidores ambientalmente conscientes será vital para que a indústria da moda permaneça lucrativa e relevante nos próximos anos, acompanhando essa evolução.

EVOLUÇÃO

A jornada do consumo consciente evolui a passos largos. Se você já recicla seu lixo, provavelmente também observa as marcas que sabe que têm um compromisso com a qualidade, que possuem bons produtos que você vai amar e usar por muito tempo, as que usam os melhores ingredientes, embalagens, têm boas práticas comerciais ou compromisso com a redução da pegada de carbono. Você muito provavelmente sabe, como consumidor, que vai pagar mais por algo especialmente bem-feito e que vai durar.

Em resposta a todas as demandas da sociedade por transparência, informação e rastreabilidade corporativa, hoje ampliamos muito o tipo e a quantidade de informações que compartilhamos sobre os produtos. Falamos sobre aspectos mais técnicos, como cada produto é elaborado, explicamos melhor o que propicia os seus benefícios e o porquê, como ele endereça aspectos como a redução das emissões de CO2 como menor uso de energia, reciclagem de insumos e redução de resíduos.

CERTIFICAÇÃO

Sustentabilidade é uma palavra abrangente e um conceito em constante evolução, mas deve implicar em transparência e ética. Para informar, é necessário medir e validar, então cada vez mais cresce também a importância e a demanda por estudos e certificações ambientais, como o ISCC+, que mede a redução das emissões de carbono. O sistema ISCC+ é um programa de certificação de sustentabilidade independente, e aplicável globalmente, que confere o uso controlado de matérias-primas renováveis em uma cadeia de suprimentos. A certificação foi adotada pela NILIT para verificar e validar a origem das matérias-primas renováveis de SENSIL® ByNature, a poliamida 6.6 que substitui matéria-prima de origem fóssil por biogás proveniente da degradação de resíduos orgânicos. Com essa tecnologia da Basf, além da redução das emissões de CO2, as marcas clientes da NILIT poderão agora contabilizar essa redução em seus processos ao adotar um insumo de menor impacto ambiental em relação à poliamida convencional.

COMPROMISSO

Mas não basta oferecer um produto mais responsável, as empresas precisam transformar processos, criar metas e métodos que em sua produção possa garantir eliminação de emissões de gases e resíduos tóxicos, conservação de água e energia, desperdício zero. A sustentabilidade está totalmente integrada aos valores das empresas e às decisões que são tomadas.

Fabianne Pacini Andreoli é diretora global de Marketing da NILIT e gestora da Marca SENSIL®.

E ainda estamos aqui falando só dos aspectos ambientais. Uma organização boa para o planeta é também boa para as pessoas, criando um ambiente saudável, seguro e ético para os seus colaboradores. Como primeiro passo, começa a jornada ESG nas organizações. São elas que transformam o mundo, mas são as pessoas por sua vez que as transformam.

Inovação e sustentabilidade não são apenas palavras da moda. Elas são essenciais para a saúde e a sobrevivência da indústria.

Foto de Abertura: Freepik

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