Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > INSPIRMAIS 2022_I TRAZ A TEMÁTICA “ANTÍDOTO” E REFLETE SOBRE AS MUDANÇAS CAUSADAS PELA PANDEMIA

INSPIRMAIS 2022_I TRAZ A TEMÁTICA “ANTÍDOTO” E REFLETE SOBRE AS MUDANÇAS CAUSADAS PELA PANDEMIA

Vem da mudança abrupta do cotidiano, causada pela pandemia, a origem do tema da próxima edição do Inspiramais. Único programa de design, inovação e sustentabilidade de materiais para moda mundial, o evento será realizado em formato digital, nos dias 26 e 27 de janeiro e contará com mais 30 dias de atrações e negócios. O tema “Antídoto” é resultado de um olhar apurado sobre os reflexos do distanciamento social: novos pontos de vista, mais interação com ferramentas virtuais, contemplação da natureza, conforto e busca por caminhos para sair deste momento que paralisou o mundo.

“Reclusos, voltamos a atenção para a nossa fé em busca de sentimentos apaziguadores. Buscamos um antídoto que irá acalmar nossos temores e projetar nossas esperanças”, observa Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais. Para ele, a atualidade desafiadora exige reinvenção. “Combinando ciência, design, arte, tecnologia com princípios da natureza, transformando-a em fonte de inspiração criativa, encontraremos subsídios para inovar”, afirma.

DA NATUREZA AO DIA A DIA

Um extenso levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa resultou em uma série de referências inspiracionais, além da cartela de cores para a temporada 2022_I. São elementos que servirão de inspiração para os segmentos de calçados e acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias, que buscam moda com inovação para suas coleções. Os conceitos “Naturar” e “Cotidiano” amarram as referências ligadas ao tema.

A criação de novos materiais a partir da biodiversidade, com processos inovadores, equipes multidisciplinares e cooperação fazem parte do sentido de Naturar. Para Walter, a pandemia fez com que as pessoas dessem mais importância aos detalhes. “O pôr do sol instagramável, por exemplo, fez parte do feed de quem viveu a quarentena e passou a olhar o mundo pela janela de casa”, relembra o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais. Esse insight aparece na série de referências, sob a forma de camadas e barrados, que poderão ser incorporados aos materiais. Já bioprint, estriações e nervuras têm origem no olhar mais detalhado para com a natureza.

Cotidiano é complementar do Naturar. Fala das lições que aprendemos durante o confinamento. A escola, o trabalho, a família: adaptamos tudo ao mesmo tempo em nossa casa. O tema traz a ideia de preservação, de cuidado com o núcleo familiar e com os outros. Mudando assim completamente a noção de cotidiano”, explica o designer. A rotina da higienização, por exemplo, é vista a partir dos acabamentos de superfície, que são impermeáveis e fáceis de limpar. Um exemplo desse cuidado está no tecido com 65% de cobre, que oferece proteção antiviral que irá inspirar muitas empresas nessa direção. A ideia de distanciamento pode ser visto nas modelagens amplas, volumosas, que aparecem nas roupas e também nos solados indicando proteção. Os games, o streaming, a era digital indicam um sentimento de escapismo presentes em um universo lúdico denominado aqui – Fantasista. “Aqui existem vários elementos que serão referência para fivelas, enfeites, estampas, saltos, bijuterias”, finaliza Walter.

CREDENCIAMENTO ABERTO

O credenciamento para o Inspiramais 2022_I já está aberto. gora, o processo de cadastro está mais simples. Quem participou de outras edições não precisará cadastrar-se novamente, apenas resgatar a senha.

Interessados em participar do único programa de design, inovação e sustentabilidade de materiais para moda mundial devem acessar o site www.inspiramaisdigital.com.br.

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, das 10h às 18h. Ao longo dos 30 dias seguintes, uma série de atrações inspiradoras seguirá disponível na plataforma do Inspiramais.

Deixe uma resposta

Top