Você está aqui
Home > Fique por dentro > INSPIRAMAIS É PALCO PARA O LANÇAMENTO DO PROJETO MULHERES+

INSPIRAMAIS É PALCO PARA O LANÇAMENTO DO PROJETO MULHERES+

Projeto visa fortalecer e ampliar a presença feminina em cargos de liderança do setor calçadista

O Inspiramais 2024_II, salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, vestuário, móveis e bijuterias que acontece nos dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS), foi palco para o lançamento do projeto Mulheres+. Com o objetivo de estimular a formação de lideranças femininas no setor, o projeto é realizado conjuntamente pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, explica que o projeto visa fortalecer e ampliar a presença feminina em cargos de liderança do setor. “As mulheres líderes, com suas histórias e desafios, criam uma rede de apoio importante para a formação de novas lideranças femininas na atividade”, comenta. O projeto prevê consultorias, assessorias e workshops para o desenvolvimento de lideranças femininas nas empresas do segmento. A primeira reunião será na segunda quinzena de agosto.

O CAMINHO

O lançamento do projeto foi antecedido por dois painéis que trouxeram temas complementares. Na primeira parte, o professor e antropólogo Alexandre Cerveira, falou sobre a importância da diversidade como vantagem competitiva para as empresas. “Apesar de o setor calçadista ter uma média de lideranças femininas acima da média nacional, de 36% – ante 14% -, temos um caminho pela frente, especialmente porque essa média cai quando outros marcadores sociais são adicionados. Mulheres negras, PCDs, por exemplo, têm mais dificuldades no mercado”, destaca.

Segundo o professor, a diversidade, não apenas de gênero, mas de sexualidade, cor, credo, idade, entre outras questões, traz vantagens competitivas para as empresas. “Pesquisas, como da Mckinsey, apontam que empresas que investem em diversidade possuem lucratividade 21% maior do que as demais”, ressalta. O mercado também vem exigindo diversidade, segundo Cerveira. Bolsas como Nasdaq e Wall Street já listam a diversidade como requisito para valorização de ações.

O outro painel que antecedeu o lançamento do Mulheres+ foi de lideranças femininas. Participaram do encontro a gestora de Projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Mariele Christ; a gerente de Exportações do grupo FCC, Cátia Muller; a vice-presidente da Piccadilly, Ana Carolina Grings; a gerente de Exportações do Curtume Mats, Manoela Becker; e a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Maria Cervieri. Na oportunidade, as lideranças falaram de suas trajetórias e desafios na atividade, destacando ações afirmativas e a criação de uma rede de apoio para mulheres em suas respectivas áreas de atuação.

Foto: Divulgação / Inspiramais

Deixe um comentário

Top