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INSPIRAMAIS 2025_I ENCERRA COM EXPECTATIVA DE R$ 76 MILHÕES EM NEGÓCIOS

Nos dois dias, o salão recebeu uma visitação 30% superior à da edição anterior, alcançando mais de 8 mil pessoas

A 29ª edição do Inspiramais (2025_I – Intergeracional), salão que lançou mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias entre os dias 23 e 24 de janeiro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS), encerrou com saldo positivo para os cerca de 150 expositores. Somente em negócios internacionais, realizados por meio do Projeto Comprador, promovido pelo Brazilian Materials, foram mais de US$ 3,5 milhões em negócios in loco e mais de US$ 12 milhões em vendas alinhavadas no evento. No total, são mais de US$ 15,5 milhões (cerca de R$ 76,4 milhões) em exportações geradas pela mostra. Nos dois dias, o salão recebeu uma visitação 30% superior à da edição passada, alcançando mais de 8 mil pessoas.

Silvana Dilly, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), destaca que o salão deu um impulso qualitativo nesta 29ª edição. “Tivemos uma visitação muito qualificada, além de uma intensa agenda política, com representantes dos poderes executivo e legislativo estadual e federal. Logo na abertura do evento, recebemos o CEO da Arezzo & Co, Alexandre Birman, que ressaltou a importância do salão no lançamento de materiais de moda. Demos um salto de representatividade”, avalia. Segundo ela, também se destacou a visitação internacional de compradores dos principais mercados da América Latina e Europa, além de importantes players dos maiores polos produtores de calçados do país.

NEGÓCIOS RECORDES

O gerente de marketing e produto da Cipatex, Rafael Bonvicini, destaca que o salão recebeu a maior visitação das últimas edições. E não só isso: segundo ele, os negócios realizados no evento aumentaram 300% em relação à edição do ano passado.

“Se pudéssemos resumir o que foi esta edição do Inspiramais em uma palavra usaria: esplêndido! Além de fecharmos negócios importantes com clientes antigos e novos, distribuímos um grande volume de amostras”, avalia. Segundo ele, embora a maior visitação tenha sido de calçadistas gaúchos, a Cipatex recebeu clientes dos polos de Birigui (SP), Franca (SP) e Nova Serrana (MG), além de compradores internacionais da Argentina, Equador, México, Portugal e República Dominicana.

PROJETO COMPRADOR

O Projeto Comprador Inspiramais, realizado por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chamou a atenção dos expositores. Nesta edição, o projeto recebeu 22 grupos internacionais vindos da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal e República Dominicana que, juntos, produzem mais de 20 milhões de pares de calçados por ano.

Um desses compradores é Daniel Backes, da Eurocomponentes (República Dominicana). Estreando no evento, o empresário destaca que o chamou atenção a inovação e a criatividade dos materiais apresentados no salão. “Já trabalhamos com o Brasil há alguns anos e a evolução é notória. Somente no Inspiramais, fechamos em torno de US$ 65 mil em negócios, mais de 10% do total que importamos em um ano”, conta.

Miguel Pesantes, diretor da Pimenta Shoes (Equador), que veio pela segunda vez ao Inspiramais, conta que tem relação de longa data com fornecedores brasileiros. “Importamos do Brasil toda a matéria-prima utilizada pela fábrica. Aqui, temos a garantia de encontrar produtos de qualidade, conforto, moda e sustentáveis. Eu não penso na China, eu só penso no Brasil”, conta.

VISITANTES DE TODO O PAÍS

Fotos: Divulgação Inspiramais

A Romeu Couros, que opera em parceria com a Leather Labs, foi outra expositora satisfeita. O diretor Maurício Saragiotto destaca que a visitação foi muito maior em relação à edição anterior, o que demonstrou a assertividade das coleções e o crescimento do salão.

“O segundo semestre começa aqui, no Inspiramais. É a partir daqui que iniciamos as vendas para a segunda parte do ano, e o indicativo visto é positivo”, comenta Saragiotto, acrescentando que o grupo recebeu visitação de clientes do Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além de compradores nacionais, a empresa recebeu importadores da Colômbia, Chile e México.

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