Você está aqui
Home > Destaque > INDÚSTRIA TÊXTIL PASSA POR TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL COM LANÇAMENTO DE SENSIL® FLOW

INDÚSTRIA TÊXTIL PASSA POR TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL COM LANÇAMENTO DE SENSIL® FLOW

Desenvolvido e fabricada pela multinacional NILIT, novo fio traz abordagem inédita para o conceito de circularidade em sua linha de poliamida 6.6 premium, agora 100% reciclável

Líder no mercado global e produtora de poliamida 6.6 de alta qualidade para vestuário e detentora da marca SENSIL®, a NILIT acaba de lançar a SENSIL® Flow, uma solução criada para potencializar e promover a circularidade na indústria têxtil por meio da poliamida 6.6 100% reciclável, que facilita a reutilização de fios, tecidos e por fim peças para eliminar resíduos e reduzir ainda mais o impacto ambiental do setor. SENSIL® Flow é mais do que uma fibra sustentável, é uma abordagem inovadora que envolve toda a cadeia produtiva para alcançar verdadeiramente a circularidade, desde o design de produtos até parcerias.  

Hoje, a reciclagem de tecidos e roupas é limitada pela complexidade da triagem e separação dos materiais, com diferentes fibras misturadas nos produtos finais, que dificultam o processo de reciclagem para poderem retornar aos seus componentes originais. As roupas feitas com fibras e tecidos misturados são especialmente difíceis de reciclar. 

O SENSIL® Flow é um fio que possibilita que um tecido seja produzido com apenas e exclusivamente um componente, a poliamida 6.6, em um número maior de peças. Desenvolvido para fornecer propriedades de elasticidade, de conforto e recuperação, oferecendo uma alternativa ao elastano em determinadas aplicações e possibilitar o desenvolvimento de tecidos de performance que sejam confortáveis, macios e elásticos para os segmentos de lifestyle e moda casual. Além disso, SENSIL® Flow tem excelente absorção de cor e ainda possibilita efeitos 3D além de sua reciclagem contar com um processo que não requer produtos químicos adicionais e gera emissões mínimas de CO₂.  

“Este lançamento marca nosso compromisso com a transformação da indústria têxtil e promove uma mudança de mentalidade em toda a cadeia de valor. SENSIL® Flow representa uma abordagem inovadora que permite diretamente a reciclagem de fios e tecidos, estabelece as bases para a reciclagem de vestuário e faz parte de uma missão de circularidade mais ampla para a NILIT”, afirma Ilan Melamed, CEO da NILIT®. “Estamos criando possibilidades para um futuro mais sustentável por meio de uma transformação tão significativa da indústria que só pode ser alcançada através de fortes parcerias que criem produtos e processos inovadores, designs visionários e uma reconfiguração colaborativa da própria cadeia de valor. Com esta inovação, também vamos além de reduzir resíduos, ao estabelecer um novo padrão de excelência em toda a cadeia produtiva”, continua Ilan.  

“De acordo com especialistas do setor, mais de 90 milhões de toneladas de vestuário acabam em aterros todos os anos globalmente, sendo que estudos indicam que 4 milhões de peças de roupa acabam nos lixões todos os anos no Brasil”, afirma Fabianne Pacini, diretora global de Marketing da NILIT. “Apenas cerca de um quinto das roupas descartadas são reutilizadas ou recicladas globalmente. A abordagem SENSIL® Flow elimina desperdícios em toda a cadeia de produção e permite que as marcas criem roupas que durem mais e, no final de uma vida útil ampla, possam ser recicladas mais facilmente, com o menor impacto possível no processo.” 

Além disso, a NILIT® atuará também junto a parceiros de reciclagem para facilitar a recuperação eficiente de resíduos de tecidos pós-consumo que, de outra forma, acabariam em aterros ou incineradores. Esses parceiros devem criar chips de poliamida reciclada de alta qualidade que podem ser reintroduzidos no processo produtivo e futuramente na produção de novas peças, ou ainda em plásticos de engenharia. Esse processo será certificado para validar e garantir a circularidade, com transparência e responsabilidade para os parceiros comprometidos em construir uma economia têxtil circular.  

Imagens: Divulgação / NILIT

Deixe um comentário

Top