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IEMI ABORDA O SETOR DO VESTUÁRIO NO FEBRATEX SUMMIT 2023

O ritmo dos negócios, nos últimos cinco anos, dentro do mercado de vestuário – considerando indústria e varejo – é tema de palestra de Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, que integra a programação da segunda edição do Febratex Summit, em Blumenau

Os caminhos da inovação, que dão novos rumos aos negócios e ao desenvolvimento de produtos de vestuário, passam pelo Febratex Summit. O evento, que ocorre nos dias 23 e 24 de agosto, em Blumenau (SC), reunirá nomes expoentes da indústria, da pesquisa e do varejo, sob a organização do Febratex Group.

Na oportunidade, Marcelo Villin Prado, economista e sócio-diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, ministra palestra sob título Mercado de Moda Pós-Pandemia – Dimensões, Desafios e Oportunidades.

Com expertise de análise, desenvolvida pelo IEMI ao longo de mais de três décadas, Marcelo Prado traz ao público da Febratex dados relevantes sobre o panorama atual. O especialista contextualizará os resultados na perspectiva dos últimos três anos, marcados pela crise sanitária mundial da Covid-19.

O economista abordará os efeitos da pandemia sobre a produção e consumo de vestuário, Prado levanta como principais aspectos: a interrupção temporária da produção nas indústrias do setor (que se voltaram à fabricação de máscaras), a desorganização das cadeias produtivas e dos estoques, bem como a disparada de preços e alta da inflação. Outros fatores de impacto foram: o fechamento de lojas, o isolamento social e a adoção do trabalho por sistema de home-office, além da suspensão de eventos e viagens.

Será discutida a consequência imediata, que foi a queda da demanda em relação à oferta, no caso dos artigos de vestuário. Tudo associado à necessidade de ajuste dos preços, com redução das margens de lucro.

Segundo Marcelo Prado, o consumo de moda, em 2023, ainda se mantém abaixo dos níveis registrados no período anterior à pandemia, como mostra a pesquisa do IEMI.

PANDEMIA: OS IMPACTOS SOBRE OS PREÇOS

Estudo Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023, lançado pelo IEMI, aponta que, em 2019, os preços registrados na indústria e no varejo estavam alinhados. Esta tendência manteve-se até o final de 2020.

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