Você está aqui
Home > sustentabilidade > IDEAL WORK CRIA PRIMEIRO TECIDO PARA UNIFORMES PROFISSIONAIS A PARTIR DA CIRCULARIDADE  

IDEAL WORK CRIA PRIMEIRO TECIDO PARA UNIFORMES PROFISSIONAIS A PARTIR DA CIRCULARIDADE  

Líder do mercado há mais de 20 anos, Ideal Work apresenta avanço para o setor com pioneirismo em prol do meio ambiente

Ampliar medidas sustentáveis para o mercado têxtil tem sido a resposta da Ideal Work , maior fabricante de uniformes profissionais do Brasil, ao desafio permanente de lidar com resíduos de produção e os impactos ambientais da indústria. Depois de estimular seus processos de inovação, a empresa apresenta ao setor o Ecowork, único tecido do mundo – segundo a empresa – para uniformes profissionais proveniente da economia circular, processo em que o uniforme usado e o resíduo voltam a ser o mesmo produto que foi em sua origem. Com a inovação, empresa prevê que o lançamento represente 20% do seu faturamento anual, que hoje é de R$ 250 milhões.

Ecowork, desenvolvido pela Ideal Work. / Divulgação

Na fabricação, as peças usadas pelos colaboradores e os resíduos de produção são desfibrados, misturados a outras fibras, como o algodão e o poliéster, que conferem durabilidade e resistência ao fio, para então se transformar em tecido e em uniformes, fechando, assim, o ciclo. Ao reconfigurar o método de confecção para o segmento, estima-se que a Ideal Work reciclará mais de 20 mil toneladas de uniformes usados em um ano, ou seja, serão menos 20 mil toneladas de resíduos têxteis nos aterros sanitários.

“Buscamos novas tecnologias para mostrar que é possível produzir e confeccionar tecidos de forma sustentável. Foram dois anos de pesquisa e desenvolvimento e R$ 4 milhões de investimento para atingir o resultado de excelência. Com o pioneirismo da nossa empresa, colocamos mais uma vez o Brasil no centro das atenções quando o assunto é sustentabilidade”, diz Antonio Rodrigues, CEO da Ideal Work.

Para ele, a preocupação com o meio ambiente faz parte das discussões do plano de expansão da Ideal Work. “Mexer na essência de produtos para o setor de uniformes profissionais exige um nível diferente de comprometimento para estimular o desenvolvimento sustentável. É preciso pensar em estratégias eficientes e no processo produtivo ecoeficiente”, pontua.

PROTAGONISMO SUSTENTÁVEL

Os desafios impostos após eclosão da pandemia deram início ao projeto do tecido Ecowork em direção ao cuidado com o planeta. Durante dois anos em pesquisa e desenvolvimento, a Ideal Worteve a missão de encontrar um material verdadeiramente eficiente e sustentável para minimizar o impacto da indústria na natureza e superar a escassez de matérias-primas. 

Para isso, a empresa foi extremamente exigente e estratégica na escolha de toda a cadeia produtiva, garantindo fornecedores com valores compatíveis e processos sustentáveis. A companhia também contratou uma certificadora para assegurar a credibilidade e a rastreabilidade de toda a cadeia, comprovando assim o ciclo e o reaproveitamento dos resíduos. 

Sempre com olhar sustentável em seus processos de produção, a Ideal Work mantém há muito tempo um programa de descarte consciente, reciclou em 2021 quase 70 toneladas de tecido, papel e plástico vindos dos seus processos de produção e é uma das raras empresas do ramo a obter 100% de aprovação no programa ABVTEX de 2021, além de manter um Relatório Anual de Sustentabilidade. A empresa também tem uma eficiente política de diversidade, ou seja, já era ESG mesmo antes do termo virar tendência e ter a força que possui nos dias de hoje.

Até 2023, todas as cinco unidades fabris – Jandira (SP), Pilar do Sul (SP), Santo Antônio da Platina (SP), Macaé (RJ) e Cambuí (MG) – terão energia fornecida por placas solares (hoje já são três plantas).

Deixe um comentário

Top