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GRUPO SOMA IMPULSIONA A SUSTENTABILIDADE EM SEU CAMAROTE NA SAPUCAÍ

Empresa inova nos abadás, ecobags e neutralização de carbono em seu espaço no Carnaval 2023

O Grupo SOMA apresenta a coleção completa dos abadás para seu camarote na Sapucaí. O maior grupo de moda do país levará para a avenida 16 diferentes modelos de peças, inspiradas nos povos ancestrais brasileiros e na sustentabilidade.

Nas peça em viscose LENZING™ ECOVERO™, a estampa foi criada pela FARM a partir das espadas de São Jorge, presentes na obra de Moara Tupimambá, artista e ativista de Belém do Pará que percorre com sua obra a ancestralidade e a resistência dos povos indígenas. A artista também colabora com a cenografia do camarote a convite do cenógrafo Gringo Cardia.

No mix dos abadás, o Grupo SOMA traz também camisas de botão com e sem paetê, top cropped transpassado de manga bufante e, para completar, um vestido de tule para foliãs fashionistas que curtem uma transparência sem abrir mão da sofisticação. A campanha de lançamento das peças é assinada pela Animale.

“O processo criativo dos abadás do nosso camarote foi muito gostoso. Pela primeira vez, criativos de estilo e comunicação do Grupo colaboraram em um projeto comum. Temos modelagens inspiradas nos best sellers de diferentes marcas e dá pra ver um pouquinho do DNA de cada uma ali”, diz Kátia Barros, sócia-fundadora do Grupo SOMA e liderança criativa à frente do projeto.

Já a Hering, marca centenária do portfólio do Grupo SOMA, foi escolhida para fazer uma releitura contemporânea e fashionista das camisetas do camarote da moda na Sapucaí. Com sua malha 100% algodão, Hering apresenta um mix de paleta preta e off-white com as cores primárias vermelha, amarela e azul. A escolha da cartela contou com o olhar apurado da stylist Lulu Novis, conhecida por suas padronagens gráficas e cheias de estilo. Na modelagem, além do ícone Hering, há regatas com ombreiras e pregas. Mas a Hering não parou por aí e trouxe em seu mix três modelos de camiseta com manga de paetê e dois com manga de tule.

“A Hering tem a camiseta como produto mais icônico e para a nossa coleção de Carnaval foi importante traduzir nossa peça-chave para fazer história na Sapucaí e fazer jus ao que se espera do camarote da moda. Com a malha 100% algodão, trouxemos uma nova experiência do vestir-se para a avenida, com inovação em modelagem e detalhamento para um resultado carnavalesco que homenageia a cultura brasileira e se relaciona diretamente com nosso pilar de brasilidade”, comenta Fabiola Guimarães, diretora de marca da Hering.

Os silks são inspirados na obra de J. Cunha, artista plástico e figurinista baiano, que revela, por meio de sua obra, a sua profunda relação com o Carnaval afro-brasileiro, tendo sido responsável pela concepção visual e estética do bloco Ylê-Ayê durante 25 anos. Ele foi escolhido por Gringo Cardia, cenógrafo do camarote, para levar sua obra à Sapucaí e acabou emplacando também suas camisetas, ou melhor, seus abadás. “É lindo ver a minha arte ganhando novos espaços e colorindo ainda mais as pessoas que gostam de curtir o carnaval”, revela J. Cunha.

LENZING ABRAÇA CAMAROTE DA MODA PARA FALAR DE SUSTENTABILIDADE

Entre as opções de abadás, três modelos foram feitos com fibra eco responsável LENZING™ ECOVERO™, a referência mundial quando se fala em fibra de viscose responsável.

A fibra LENZING™ ECOVERO™ é produzida a partir de fontes renováveis de madeira e gera até 50% menos emissões de CO2 e impacto na água em sua fabricação quando comparada com outras viscoses. Ela também é certificada com o rótulo ecológico da UE para produtos têxteis (licença nº AT/016/001) – um selo de excelência ambiental, concedido a produtos e serviços que atendem a altos padrões ambientais ao longo de seu ciclo de vida: desde a extração da matéria-prima até a produção, distribuição e o descarte.

A fiação Textil Carmem foi a responsável por transformar a fibra LENZING™ ECOVERO™ no fio utilizado na tecelagem dos abadás de tecido plano ao Grupo SOMA.

“É uma alegria ver um projeto deste tamanho prestigiando o que temos de melhor na indústria têxtil nacional e internacional. A moda brasileira sempre foi referência para o mundo e, quando o SOMA nos convidou, sabíamos que tínhamos que estar neste projeto. Juntos, temos uma grande missão em comum: mostrar que é possível fazer moda desejo sem abrir mão da responsabilidade socioambiental”, diz Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Grupo Lenzing na América do Sul.

ALÉM DOS ABADÁS: ECOBAGS VERDADEIRAMENTE ECO

Foto: Reprodução Instagram (@cintiamcg_)

O Grupo Lenzing também está por trás da assinatura eco responsável das bolsas que compõem o kit do Camarote SOMA. Desta vez, em parceria com a Vicunha, líder na produção de denim e brim, e por meio da fibra TENCEL™ Liocel.

“As ecobags de todos os convidados foram feitas com tecido contendo fibras naturais TENCEL™ Liocel, produzidas por meio de processos ambientalmente responsáveis. Elas são compostáveis e biodegradáveis, portanto, podem reverter totalmente para a natureza”, declara Taciana Abreu, Head de Marketing do Grupo SOMA e executiva à frente da gestão do projeto.

“Parcerias como esta vão de encontro ao nosso objetivo de reduzir continuamente nosso impacto ao meio-ambiente e suprir as demandas de um consumidor que, cada vez mais, cobra por mudanças da indústria”, comenta Andrea Fernandes, gerente de marketing da Vicunha.

“Nosso pessoal, produtos e serviços nos tornam o fornecedor de fibra premium preferido na indústria têxtil e a marca de fibra mais reconhecida, inovadora e confiável para consumidores conscientes”, arremata Juliana Jabour.

PRIMEIRO CAMAROTE CARBONO NEUTRO DA SAPUCAÍ

O Grupo SOMA está inovando em mais um quesito: a neutralização de carbono de seu camarote, algo inédito na Sapucaí. De acordo com o Grupo, as empresas Way Carbon e Jundu mapearão a pegada de carbono do espaço durante o evento e calcular a compensação. Ainda, as luminárias foram feitas com objetos recicláveis pela Pirilampos do Planeta; as embalagens, 100% biodegradáveis e compostáveis, serão fornecidas pela Terraw; os alunos da Spetaculu, escola de artes voltada a jovens da periferia, cravejou de paetês as paredes do espaço; e na retirada dos ingressos para o camarote, os convidados e colaboradores doaram 1kg de alimento não perecível, com tudo direcionado à Central Única das Favelas (CUFA).

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