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GRUPO SOMA ATINGE RECEITA RECORDE EM 2022

Maior grupo de moda do Brasil, Grupo Soma encerrou 2022 com uma base ativa total de 5,4 milhões de clientes, mais de 12 mil multimarcas ativas e um total de 1.094 lojas, sendo 358 lojas próprias e 736 franquias

O Grupo Soma divulgou os resultados do quarto trimestre de 2022 (4T22) e do exercício de 2022. A empresa atingiu receita recorde de R$ 5,6 bilhões em 2022, alta de 32%* frente a 2021, com crescimento de receita bruta de dois dígitos em todas as marcas. O grupo alcançou uma margem EBITDA ajustada de 15%*, representando ganho relevante de 5 pontos percentuais (p.p.) comparado a 2021.

Analisando os indicadores que sustentaram o crescimento da receita em 2022, novamente a FARM foi destaque de crescimento entre as marcas, atingindo receita bruta recorde de R$ 1,2 bilhão em 2022, alta de 32,6% vs. 2021 e relevante ganho de market share. Com 89 lojas, a FARM ainda possui alto potencial de crescimento no mercado brasileiro. Nos últimos quatro anos, a marca mais que dobrou de tamanho, superando 820 mil clientes ativos. Em 2023, o Grupo segue com o plano de expansão física, com previsão de abertura de 15 a 20 lojas, em sua maioria com incentivos de allowance e menores custos de ocupação. A operação internacional da FARM, a FARM Global, também vem se mostrando um importante vetor de crescimento do Grupo. A marca teve excelente performance em 2022, encerrando o ano com receita de USD 95,6 milhões, com forte crescimento de 80,7% vs. 2021.

Outro destaque ao longo de 2022 foi a Animale, que entregou a maior receita bruta da sua história, atingindo R$ 670,1 milhões, alta de 24,0% vs. 2021. A NV segue evoluindo com expansão da marca de 38,1%** em 2022 vs. 2021. Em 2023, o grupo avança no aporte de ferramentas de gestão para que a marca continue crescendo de forma sustentável.

O Grupo também comemora o fechamento do ano da Hering, que atingiu receita recorde de R$ 2,3 bilhões em 2022, alta de 26,1% vs. 2021. Em 2023, os esforços da marca serão dirigidos a: (i) expansão da rentabilidade, principalmente dos canais próprios; (ii) intensificação das melhorias operacionais iniciadas em 2022; (iii) fortalecimento da marca Hering por meio da entrega de um produto feminino mais atrativo e (iv) expansão do modelo de megalojas em locais estratégicos para ampliar a experiência em ponto de venda.

“O ano de 2022 foi excepcional. Sabemos que a taxa de crescimento tende a se acomodar em níveis mais sustentáveis, mas continuamos otimistas, inclusive para o ano de 2023, que teve um início positivo”, reitera Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma.

Quando se analisa apenas o quarto trimestre de 2022 (4T22), a receita bruta da Companhia totalizou R$ 1.613,9 milhão, crescimento de 12,3% mesmo em relação ao mesmo período em 2021 (4T21), quando ocorria a reabertura das atividades do varejo físico no Brasil. O 4T22 mostrou-se um trimestre mais desafiador, principalmente por fatores externos que impactaram o fluxo nas lojas físicas e as vendas, como o clima mais frio em outubro e novembro, as eleições e, principalmente, a Copa do Mundo. Durante o evento, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, o grupo observou significativa redução de 40% no fluxo de pessoas nas lojas físicas e queda ainda mais acentuada nos dias de jogo do Brasil.

O lucro bruto ajustado teve alta de 13,0% quando comparado ao 4T21. A margem bruta ajustada totalizou 54,6%, ganho de 0,7 p.p. No 4T22, a expansão da margem bruta também foi impactada pela Copa do Mundo, que resultou em um mix de canais onde o varejo físico, normalmente com a maior margem bruta, perdeu relevância, tendo seu share reduzido em 2,2 p.p no total da receita. No último trimestre de 2022 o digital ganhou relevância pelo promocional, impulsionado pela Black Friday, sendo o canal que mais obteve share (+2,8 p.p.) na receita. Por último, o atacado, canal de sell-in, também ampliou seu share (+1,7 p.p.). O EBITDA ajustado totalizou R$ 210,7 milhões, alta de 40,0% vs. 4T21. O Grupo Soma atingiu lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões, alta de 14,2% vs. 4T21, com expansão de margem líquida de +0,2 p.p. vs. 4T21.

O portfólio do grupo ex-Hering obteve alta na receita bruta de 17,3% vs. 4T21. Foram destaque de crescimento no trimestre as marcas FARM Global (+72,5%), FARM (+21,8%), NV (+20,4%), Fábula (33,2%) e Cris Barros (+24,8%). Nesse mesmo período, foi verificada uma ampliação da base ativa de clientes de 17,8%, demonstrando que as marcas continuam ganhando market share. Ainda na visão ex-Hering, o lucro bruto totalizou R$ 488,6 milhões, alta de 13,3% vs. 4T21.

Em relação aos resultados da Hering, a marca atingiu receita bruta recorde de R$ 687,5 milhões, alta de 6,2% vs. 4T21. Vale ressaltar o crescimento de 42,4% vs. 4T19, excluindo marca descontinuada (PUC), mesmo com o impacto da Copa do Mundo.

No 4T22, o lucro bruto ajustado da Hering totalizou R$ 253,1 milhões, alta de 12,5% vs. 4T21. A margem bruta aumentou 2,7 p.p. vs. 4T21.

“O quarto trimestre de 2022 foi desafiador considerando uma das principais datas do varejo, a Black Friday, em meio a uma Copa do Mundo e período eleitoral. Ainda assim, estamos felizes com os resultados que contribuíram para que fechássemos o ano batendo recordes na companhia”, finaliza Roberto Jatahy.

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