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ESTUDO DO IEMI MOSTRA FORTE ATRAÇÃO DO CONSUMIDOR DE MODA PELA BLACK FRIDAY

Quesitos como gênero, faixa etária, poder de compra e procedência fazem parte do importante levantamento realizado pelo IEMI, tendo como foco o comércio de vestuário durante a Black Friday

O IEMI – Inteligência de Mercado lançou a esperada análise sobre o desempenho do mercado brasileiro de vestuário, com estimativas para este mês de novembro. Sob o título Comportamento do consumidor de vestuário 2023/24, a pesquisa ouviu 1.440 consumidores, entre homens e mulheres, em todo o Brasil, em setembro e outubro.

A princípio, o IEMI estima que durante o mês de novembro, devem ser comercializadas 516,7 milhões de peças. Isto significa um aumento de 3,4% em relação a novembro de 2022. Em termos de valores nominais, o faturamento deve chegar a R$ 24,2 bilhões, ou 7,9% a mais em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

São vários os aspectos abordados na pesquisa, com dados que o IEMI disponibilizará ao longo dos próximos dias. Sem dúvida, os olhos estão cravados nas estimativas de vendas para a Black Friday, no dia 24 de novembro.

CONSUMO POR FAIXA ETÁRIA

A amostra coletada pelo IEMI mostra que, independentemente da faixa etária, os consumidores têm especial interesse pelas ofertas apresentadas durante a promoção. Em relação à intenção de compra, 57% dos participantes responderam que “Sim, com certeza” comprarão na Black Friday. Entrevistados entre 45 e 55 anos saem na frente (63% deste total), seguidos por consumidores entre 18 e 24 anos (58%) e os integrantes da faixa com mais de 55 anos (ambos representando 58%). Já na faixa de 35 a 44 anos, 56% dos consumidores asseguram que com certeza comprarão, seguidos pelos 52% com idade entre 25 e 34 anos, que também deram certeza de compra.

CONSUMO POR GÊNERO

Também para o quesito “gênero”, a análise do IEMI mostra forte interesse pelas promoções. Os que responderam que “Sim, com certeza” irão consumir artigos de vestuário durante a Black Friday somam 57% dos entrevistados. Deste total, 57% são mulheres.

Entre o público feminino, apenas 30% do total de entrevistadas disseram que “É provável” que comprarão, enquanto somente 13% responderam que “Não” comprarão.

Entre os homens, 56% dos entrevistados afirmam “Sim, com certeza”. Já 29% afirmam que “provavelmente comprarão”, enquanto 16% responderam que “Não”.

Entre os entrevistados que preferiram não se identificar quanto ao gênero, 80% responderam que “Sim, com certeza” farão compras na Black Friday. Neste grupo, 20% dizem que “É provável” que consumirão. Entre estes entrevistados, absolutamente ninguém diz que não fará compras.

REGIÕES E INTENÇÕES DE COMPRA

Outro dado estrategicamente interessante para quem atua no setor de vestuário diz respeito à procedência dos consumidores. No agrupamento formado pelas regiões Norte e Centro-Oeste, os que responderam “Sim, com certeza”, farão compras na Black Friday, somam 65%, superando o Nordeste (57%), o Sudeste (55%) e o Sul (55%).

POTENCIAL DE CONSUMO

O poder de compra é outro item-chave considerado na pesquisa sobre a intenção de compra realizada pelo IEMI. O estudo mostra que a soma dos que responderam que “Sim, com certeza” realizarão compras na Black Friday, representa 57%. Sob este aspecto, as classes D/E juntas contribuem com 62% de interessados. A classe B (57%) supera a classe C (56%) e até mesmo a classe A (54%), na pretensão à compra.

Os analistas do IEMI destacam, entre os dados do levantamento, que 57% dos consumidores de vestuário ouvidos asseguram que irão às compras nesta Black Friday.

Para mais informações estratégicas que podem direcionar investimentos e ações voltadas aos negócios durante a Black Friday, acesse o Estudo do Comportamento do consumidor de vestuário 2023/24 e o site iemi.com.br/vestuário.

* Com texto de Eleni Kronka para o IEMI – Inteligência de Mercado.

Imagem de BiZkettE1 / Freepik

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