Você está aqui
Home > Comércio Exterior > EMBAIXADA BRASILEIRA EM WASHINGTON RECEBERÁ EXPOSIÇÃO DO ORIGEM SUSTENTÁVEL

EMBAIXADA BRASILEIRA EM WASHINGTON RECEBERÁ EXPOSIÇÃO DO ORIGEM SUSTENTÁVEL

Criado pela Abicalçados em parceria com a Assintecal, o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada às empresas da cadeia calçadista

Considerada uma referência mundial em certificação ESG para a cadeia produtiva do calçado, o Origem Sustentável será destaque em uma exposição na Embaixada do Brasil em Washington (EUA) entre os dias 12 e 19 de outubro. A ação, que terá um evento de abertura com apresentação do setor calçadista brasileiro – do Origem Sustentável e de cases de empresas calçadistas certificadas pelo programa -, está sendo apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento das exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A exposição “Brazilian Footwear presents Sustainable Origin” contará com participação de empresas certificadas nos níveis Diamante e Ouro: Piccadilly, Bibi, Bebecê, Ramarim, Usaflex, Calçados Beira Rio, Grendene, Pegada, Pampili e Tess.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o Origem Sustentável foi convidado pela embaixada do Brasil em Washington em função da relevância internacional da certificação. Além da exposição temporária, a iniciativa contará com um coquetel de abertura no dia 12.

“O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade para a cadeia produtiva do calçado no mundo. No último ano, tivemos presença em eventos e feiras internacionais e foi perceptível o interesse de compradores conhecer mais sobre o nosso programa e sobre as empresas certificadas”, comenta o gestor.

Conforme pesquisa realizada pela Abicalçados, no ano passado 95% das empresas do setor reportaram trabalhar com a destinação ambientalmente correta dos seus resíduos produtivos, recolocando-os na produção, reciclando ou até mesmo inovando, com a transformação desses resíduos em fertilizantes ou material de construção. Já as empresas que utilizam 100% da energia elétrica proveniente de fontes renováveis estão em 62%, ao passo que 74% das indústrias já produz inventários de emissão de gases do efeito estufa com o objetivo de diminuir a emissão.

Schlindwein ressalta que o Origem Sustentável vem engajando a indústria calçadista nacional, que o enxerga como uma ferramenta de incremento da competitividade, especialmente no cenário internacional. “A maior parte dos grandes players do varejo mundial enxerga a sustentabilidade como crucial para os negócios, em um momento puxado pelos consumidores. Cientes desse movimento, cresce o engajamento da indústria calçadista brasileira no programa. No ano passado, o número de certificadas cresceu 75%, com mais de 100 das principais empresas produtoras de calçados e seus fornecedores certificadas ou em processo de certificação. Juntas, essas calçadistas respondem por mais de 45% da produção total de calçados – 848 milhões de pares no ano passado”, acrescenta.

Deixe um comentário

Top