Você está aqui
Home > Destaque > “DIGITAL REWORK”

“DIGITAL REWORK”

Em parceria com a Epson, estilista Dário Mittmann amplia seu potencial criativo em experimentações na estamparia digital

Se a cultura pop se joga sem medo nas cores e grafismos, ela serviu como elo perfeito para unir dois universos: o da impressão digital e o do estilista Dário Mittmann, que também é figurinista de diversos artistas, entre eles Karol Conká, Linn da Quebrada, Ludmilla, Anitta, Gloria Groove, Pablo Vittar, Rael e mais uma longa lista.

Nascido em Santa Catarina, Dário mudou-se com a família, ainda criança, para a região oeste do Paraná, e com uma mãe costureira dentro de casa, o alfinete não caiu muito longe: foi estudar Moda na Universidade Estadual de Maringá, no campus de Cianorte, onde teve a chance do contato direto com a moda como indústria e todos os processos que envolvem a confecção de uma roupa.

O designer e figurinista Dário Mittmann / Foto: Reprodução Instagram

“Quando estudamos moda, aprendemos diversas técnicas e, no começo, como uma marca pequena de dois amigos, tínhamos que fazer tudo. Hoje tenho uma equipe maior, que me ajuda, mas acho que é essencial saber ao menos um pouquinho de cada coisa para também saber cobrar o resultado que se quer. Como domino todas as facetas, sei exatamente o resultado que quero e como chegar nele, e isso me ajuda muito a gerir meu time e entregar um trabalho de excelência”, destaca.

Mas entre um trabalho e outro e assistindo a um show e outro, a veia pop saltou e Dário começou a se aventurar em criações mais autorais e experimentais.

“Sempre fui muito fã de cultura pop, e como filho de costureira, via minha mãe como uma pessoa muito criativa fazendo coisas em casa, desde capinha de almofada a vestido de noiva. E sendo de uma geração que cresceu com a internet – inclusive, foi por meio dela que eu trouxe muitas possibilidades para a minha vida -, e o contato com a cultura pop, fiquei fascinado e disse: “quero fazer isso”, trabalhar essas roupas diferentes, trazer a moda como arte mesmo”, revela.

“FADA MADRINHA”

Uma das primeiras clientes estreladas dos figurinos produzidos por Dário Mittman foi a rapper Karol Conká e, segundo ele, esta relação, iniciada há 5 anos, foi um divisor de águas em sua carreira.

“Karol me trouxe muitas oportunidades, me apresentou ao público e já passamos muita coisa juntos: estivemos no Super Bowl e em Miami, nos EUA; na London Fashion Week, apresentando um projeto com ela; passei pelo cancelamento do BBB, refiz a imagem dela novamente e, recentemente, fizemos o The Town, com um figurino de robô. Assim como eu, Karol adora se jogar no mundo da moda, experimentar coisas novas, por isso deu tanto match”, diverte-se.

DAS RUAS PARA O PALCO OU DO PALCO PARA AS RUAS?

Dário conta que no período da faculdade, apesar de adquirir uma grande base industrial, sempre teve essa vontade de trabalhar com um público mais artístico e, ao mesmo tempo, levar sua marca às pessoas. Nisso, apareceram algumas oportunidades, como a Casa de Criadores, onde desfila atualmente, e acabou vindo de vez para São Paulo. “Aqui, juntei as duas coisas: trago uma moda com muita identidade autoral a um público comercial”, diz Mittmann.

LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÕES

Como na criação de figurinos e projetos artísticos lida com formas e materiais mais experimentais, Dário diz que este processo lhe faz aprender muita coisa nova, trazendo versatilidade pra poder trabalhar essas descobertas nas peças desenvolvidas para suas coleções.

“Digo que minha marca é um grande laboratório de experimentações, e trabalhar estamparia digital em peças de brechó desconstruídas, por exemplo, foi uma descoberta incrível”, destaca Mittmann, referindo-se à sua última coleção apresentada na 52ª Casa de Criadores, em julho deste ano.

As peças, no caso, foram garimpadas em brechós e desconstruídas. Por meio do rework, Dário criou novas peças e literalmente imprimiu sua identidade com a estamparia digital.

“Eu não havia trabalhado com estamparia digital até conhecer a Epson, e o processo é incrível, traz muitas possibilidades: numa máquina que foi programada para imprimir num determinado tipo de peça, fomos testando a impressão de outras e descobrindo novas formas de trabalhar. Além disso, captamos vários tecidos que seriam descartados e demos a eles uma nova vida por meio da estamparia. Para mim, é um caminho sem volta.”

DESMISTIFICANDO A ESTAMPARIA DIGITAL

Em maio deste ano, a DSI Sistemas de Impressão, distribuidora oficial Epson, abriu na Denim City SP o Espaço Estamparia Criativa, trazendo ao Brás, um dos maiores centros produtores e criadores de moda, um verdadeiro hub de experimentações em impressão digital em tecidos.

“Abrimos o espaço há poucos meses, é tudo muito novo”, diz Elisando Piva, fundador e CEO da DSI. “O Dário é o primeiro case de sucesso pela exposição de seu trabalho, mas também temos outros de empresas locais que estão dando muito certo. É estratégico estarmos aqui no Brás, perto das confecções trazendo a elas esta realidade e dar oportunidade de testar, pois o espaço atende também sob demanda. Então, caso uma confecção queira trazer 10 peças ou menos para conhecer o espaço e ver como funciona a impressão direta, ela pode, para depois pensar em fazer uma grande produção. A ideia é estarmos perto dessas confecções para que elas tenham oportunidade de fazer as experimentações e se tornarem mais livres nos processos de criação, conhecendo todos os benefícios e aplicações da estamparia digital”, completa. Ele ainda revela que, normalmente, a impressão digital é vista como um processo um pouco distante, difícil de fazer, mas na verdade é tudo muito fácil e rápido, não exige conhecimento especializado.

Foto: Divulgação / Dário Mittmann

“Comigo foi assim também: eu achava que seria impossível aprender e aqui, no Espaço de Estamparia Criativa, em apenas um dia aprendi a trabalhar no software e tive todo o suporte para aprender a trabalhar nas impressoras. Foi tudo fácil e rápido, mais simples do que processos que eu já havia trabalhado antes, como silk screen. Consegui facilmente passar o desenho manual para o digital e depois para a impressora. Para mim, foi um processo surpreendente, pois não achava que seria possível toda essa facilidade”, conta Dário.

“Quando o Dário nos procurou, queríamos que ele viesse ao nosso Espaço Estamparia Criativa não só para ter as peças dele aqui, mas para entendermos o que estava na cabeça dele e trazer à realidade do digital. Até aqui no dia em que ele veio pela primeira vez, tinha diversas dúvidas sobre imprimir em determinados tecidos, como tule, as tecnologias diferentes de cada tipo de impressão, e isso o ajudou em seu próprio processo criativo, pois conseguiu ver que não havia tantas limitações quanto imaginava. Foi importante ter este primeiro contato para conhecimento, que é ao que o espaço se propõe ao público da DCSP: conhecer as opções de impressão digital, fazer testes – desde iniciais, em pequenos tecidos -, até conseguir o que deseja e aplicar na confecção”, comenta a equipe Epson.

O designer conseguiu, por exemplo, sobrepor estampas em peças jeans nas impressoras DTG, geralmente usadas para estampar camisetas e peças feitas em tecidos de fibras naturais, como o algodão, diferentemente das impressoras sublimáticas, voltadas a peças de fibras sintéticas.

“A estamparia digital no denim, como foi feita com o Dário Mittmann, é algo relativamente inovador. Estamos na fase de mostrar às empresas o que é possível fazer, elas estão descobrindo e está havendo uma aceitação muito legal. Por meio de nosso espaço na DCSP, já temos alguns cases, como o de um cliente que confecciona moda religiosa: produziu uma pequena coleção conosco e já adquiriu um equipamento”, diz Piva.

O CEO da DSI ainda ressalta um ponto importantíssimo sobre a estamparia digital: a sustentabilidade do processo. Além das tintas atóxicas e ecologicamente corretas – inclusive com opções fluorescentes -, com certificações internacionais, a Epson possui um sistema de impressão que não utiliza água nem gera resíduos, com o bônus de imprimir peças sob demanda, ou seja, só o que será comercializado, ideal para quem produz no modelo slow fashion, on demand ou precisa de testes rápidos para a validação com os clientes.

CONHEÇA MAIS

Dário Mittmann: www.dariomitt.com / @dariomittmann

Espaço Estamparia Criativa (Epson + DSI Sistemas): Denim City SP

Rua Casemiro de Abreu, 604 – Brás – São Paulo – SP

Deixe um comentário

Top