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COLOMBIATEX 2023: RECORDE HISTÓRICO NO PRIMEIRO DIA DA FEIRA, COM MAIS DE 15 MIL VISITANTES

Compradores nacionais e internacionais se reuniram no Plaza Mayor para conhecer as últimas tendências nas categorias: têxteis, insumos químicos, máquinas e serviços especializados

Com mais de trinta mil metros quadrados de exposição e mais de 15.000 visitantes nacionais e internacionais, foi aberto o primeiro dia da Colombiatex de las Américas 2023. Com a feira, também teve início a agenda de negócios do Sistema Moda do continente, com a participação de compradores de países como Estados Unidos, Equador, México, Peru e Venezuela.

“Com 514 expositores e compradores de mais de 40 países, iniciamos a Colombiatex de las Américas, que comemora seus primeiros 35 anos junto com a Inexmoda, organizadora da Feira em uma edição que volta aos números pré-pandemia. Para este primeiro dia de feira, superamos em 21% o número de participantes em relação a 2020, um sinal positivo de recuperação para a indústria nacional e internacional”, afirma Sebastián Díez, presidente-executivo do Inexmoda.

Para esta edição, destaca-se a participação de expositores internacionais como a Índia, cuja comitiva é representada por 41 expositores, que se destacam pela vasta oferta de têxteis e insumos como o algodão.

A cota nacional da feira é encabeçada por Antioquia, Cundinamarca, Valle del Cauca, Norte de Santander e Risaralda, departamentos que se caracterizam por sua atuação no setor têxtil-vestuário.

Além da feira, o Pavilhão do Conhecimento Inexmoda-Sapiencia foi outro dos espaços mais visitados no primeiro dia. Lá, especialistas nacionais e internacionais conduziram conferências sobre temas como tendências e sustentabilidade. As conferências “Macrotendências” do Laboratório de Conhecimento da Inexmoda e “2023: o ano do ajuste. Do comprar ao vestir” da Raddar abriram a agenda acadêmica da Colombiatex de las Américas e continuam se posicionando como o “must see” ” . Já Maersk e Josué Alzamora, com a conferência “Tendências em logística global para a indústria da moda”, deram chancela internacional ao eixo do conhecimento.

“A Agência de Ensino Superior de Medellín – Sapiencia, participa da feira como um elo entre a academia e a indústria da moda através do Pavilhão do Conhecimento. Assim construímos o futuro para nossas gerações em um ambiente saudável e próspero”, assegura Carlos Chaparro, diretor da Sapiencia.

Pela primeira vez na Colombiatex de las Américas, está sendo realizado o Hackathon, espaço que busca conectar empresas de moda com empresas de tecnologia para solucionar desafios comuns do setor. Além disso, a Biblioteca de Materiais onde os visitantes encontrarão materiais e novidades têxteis que prometem inovação para o futuro em diferentes setores.

“Somados à agenda repleta de negócios, tendências e conhecimento, da Inexmoda exaltamos os cinco anos de empresários e aliados que nos últimos anos trabalharam para fortalecer o Sistema Moda, aumentar a competitividade e promover esta indústria, que é a nossa razão de ser. Hoje reconhecemos o trabalho de empresas como Lycra, Gulfer, Industrias Tiber, Teks, Vitral Textil SAS, Textiles Balalaika, Top Fashion, entre outras”, afirma o presidente-executivo do Inexmoda.

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