Você está aqui
Home > Costura Social > BRAZILFOUNDATION LANÇA EDITAIS DOS FUNDOS DE EMPREENDEDORISMO NEGRO E EQUIDADE DE GÊNERO PARA APOIAR ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

BRAZILFOUNDATION LANÇA EDITAIS DOS FUNDOS DE EMPREENDEDORISMO NEGRO E EQUIDADE DE GÊNERO PARA APOIAR ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Período para apresentação de propostas vai de 21 de dezembro a 30 de janeiro de 2023; cada uma das selecionadas receberá R$ 150 mil 

A BrazilFoundation, entidade que promove filantropia estratégica no Brasil, anuncia o lançamento dos editais dos Fundos de Empreendedorismo Negro e de Equidade de Gênero para apoiar iniciativas de organizações da sociedade civil. Os fundos viabilizarão investimentos por um ano, com possibilidade de renovação por mais 12 meses adicionais, para até dez organizações em cada tema. As selecionadas receberão, individualmente, R$ 150 mil. As propostas das OSCs devem ser apresentadas até 30 de janeiro de 2023. 

O Fundo de Empreendedorismo Negro tem como objetivo promover o enfrentamento ao racismo estrutural econômico e pretende atrair organizações negras da sociedade civil com perfil de dinamizadoras, que apoiam de forma diversa a jornada de empreendedores e empreendedoras negras que atuam com impacto sociorracial e desenvolvimento econômico em comunidades de negócios liderados por pessoas negras. 

Por meio do apoio, o fundo visa equalizar as desvantagens de negras e negros empreendedores na gestão de seus negócios nas fases prototipagem e consolidação, a fim de superar os desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas negras. 

Já o Fundo de Equidade de Gênero tem como foco fortalecer os direitos de mulheres e meninas e da população LGBTQUIA+ por meio de apoio a iniciativas que promovam sua plena saúde sexual e reprodutiva, além do acesso democrático à saúde, enfrentamento à violência de gêneros e empoderamento econômico de mulheres e população LGBTQIA+. 

“O nosso objetivo com o edital do Fundo de Empreendedorismo Negro é investir e capacitar iniciativas da sociedade civil que atuem como aceleradoras de empreendedoras e empreendedores negros, contribuindo para o enfrentamento ao racismo estrutural no Brasil”, afirma Rebecca Tavares, CEO da BrazilFoundation. 

“Com o Fundo de Equidade de Gênero pretendemos apoiar organizações da sociedade civil que fortaleçam os direitos de mulheres e meninas e da população LGBTQIA+ e que atuem no enfrentamento à violência de gênero e no acesso democrático à saúde e saúde sexual e reprodutiva e inclusão socioeconômica e produtiva. Em nossa visão, responder às demandas que envolvem os temas dos fundos são de vital importância para a promoção de igualdade, justiça social e oportunidades para todos os brasileiros e todas as brasileiras”, completa a executiva.

Deixe um comentário

Top