Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > BELO HORIZONTE GANHA FESTIVAL DE MODA

BELO HORIZONTE GANHA FESTIVAL DE MODA

Cerca de 80 projetos relacionados à moda integram a programação do Mood – Festival de Moda de Belo Horizonte, que será realizado de 20 a 23 de novembro em diversos pontos da cidade, em uma promoção da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Belotur e MUMO – Museu da Moda.

Durante quatro dias. a população belo-horizontina poderá participar, gratuitamente, de palestras, mesas de debates, talks, workshops, oficinas, lançamentos, rodas de negócios, filmografia, exposições e desfiles, entre outras atrações. Parte dos eventos acontecerão no MUMO e na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/MG, parceiro na realização do evento.

Desatrelado do calendário oficial de lançamentos de moda, o Mood tem uma proposta abrangente e democrática e vai conversar com todos os segmentos que o traduzem  na cidade – da indústria ao comércio – e com os atores e profissionais que contribuem para fazer de Belo Horizonte a Capital da Moda.

Entre os temas relevantes que o festival tratará, estarão em foco a identidade da moda mineira e a identidade do design italiano, as inovações tecnológicas do mercado nacional, as perspectivas do mercado internacional, a moda como potencial turístico do município.

O amplo espectro de ações envolvidas na programação contempla ainda desde atividades relacionadas com técnicas características da moda mineira, como estamparia, bordados, modelagem, corte e costura, à workshop de consultoria de imagem, passando por assuntos atuais como economia circular, upcycle, e sustentabilidade de forma geral.

Inácio Ribeiro é o convidado internacional do festival foto Anna Castelo Branco
O designer mineiro Inácio Ribeiro trará toda sua expertise no mercado de moda internacional. Foto: Anna Castelo Branco

DESTAQUES

Entre os palestrantes de destaque, Stefano Carta Vasconcellos, diretor acadêmico do IED – Instituto Europeu de Design Brasil, abordará A evolução da identidade do design italiano, na abertura do evento. Estarão em foco a criatividade e tecnologia no design, bio-design e tendências futuras.

O mineiro Inácio Ribeiro vem de Londres para ministrar a palestra Mercado Internacional: trajetória pessoal e perspectivas. O designer, que vive há quase 30 anos na Inglaterra, fez carreira de sucesso com a marca Clements Ribeiro. Foi também diretor criativo da Cacharel e hoje à frente da Portobello Clementes Ribeiro, assina colaborações como designer ou consultor para importantes grifes globais do mercado de luxo, como a Benetton, Loro Piana, do grupo LVMH, Emílio Pucci.

Renato Loureiro é responsável pela direção criativa da intervenção A Moda e a Cidade, que encerra o MOOD - divulgação
Renato Loureiro é responsável pela direção criativa da intervenção A Moda e a Cidade, que encerra o MOOD. Foto: Divulgação

INTERVENÇÃO NO MERCADO

Uma intervenção de moda, arte e inclusão a partir do tema  A moda e a cidade, com direção criativa de Renato Loureiro, será realizada no dia 23, no Mercado Central. Com participação dos alunos dos cursos de moda da Fumec, Una e UFMG estarão em evidência também o trabalho de 32 grafiteiros e artistas visuais do BHOOM Fashion Art.

As camisetas customizadas pelo grupo têm como referência ícones de Belo Horizonte relacionados à arquitetura, gastronomia e moda. “O objetivo é criar um clima de festa e otimismo para finalizar o ano”, explica o estilista, que priorizará um casting diversificado formado por pessoas de vários segmentos e etnias da sociedade belo-horizontina. O evento será aberto ao público.

ECONOMIA 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da PBH Cláudio Beato, a moda tem uma história marcante na economia belo-horizontina com tradições muito importantes para nossa identidade cultural. “Grandes marcas e profissionais, nos mais diversos espectros da atividade econômica, foram parte dessa evolução. Hoje temos um setor consolidado nas mais diversas atividades, que vão desde o comércio, a indústria e importante polo de design”, afirma.

Ele frisa que este é um dos setores mais pujantes desta economia, gerando mais de 28.500 empregos. “Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras com maior número de profissionais. O comércio varejista, a confecção de peças de vestuário ou o comércio varejista de calçados são atividades econômicas que movimentam significativamente a cidade, onde a massa salarial movimentada chega a R$ 48,8 milhões por mês”, enfatiza.

TURISMO

“A Belotur tem o prazer de apoiar um evento como o Mood porque ele coloca sob os holofotes um segmento criativo que desponta na capital mineira e é de extrema relevância para Belo Horizonte como destino turístico”, ressalta Gilberto Carvalho, presidente da entidade. “A cidade tem uma grande representatividade no cenário da moda e o que é necessário é mostrar as potencialidades e gerar conexões desse setor com a cadeia produtiva do turismo do município e região”.

Segundo ele, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor os principais equipamentos, circuitos e roteiros da moda presentes no município, que podem atrair mais negócios e visitantes.

A programação completa do Mood está no site www.phb.gov.br/mood

Deixe um comentário

Top