Você está aqui
Home > Destaque > AUDACES: NOVO CEO, EXPANSÃO GLOBAL E INVESTIMENTOS DE R$ 1 BILHÃO ATÉ 2030

AUDACES: NOVO CEO, EXPANSÃO GLOBAL E INVESTIMENTOS DE R$ 1 BILHÃO ATÉ 2030

Da esquerda para a direita: Magner Steffens, Ricardo Cunha, Claudio Grando e Matheus Fagundes.

A multinacional ítalo-brasileira Audaces, sediada em Florianópolis (SC) e especialista em tecnologias para as indústrias têxtil, de moda e confecção, anuncia avanços em seu plano de gestão de 2024 a 2030, mirando acelerar sua expansão internacional e ser referência mundial em multiplataforma para criação 5.0, produção e vendas. A companhia também está empenhada em conquistar 70% do market share global como criadora e desenvolvedora de soluções inteligentes e autônomas para a indústria 4.0 na moda, igualando o percentual de participação de mercado que já possui nas Américas. Atualmente, a empresa conta com mais de 20 mil clientes em mais de 70 países. 

A Audaces confirma investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em seis anos, que permeiam as áreas de P&D, marketing, novos canais, RH e expansão de market share.

Com três décadas de atuação e crescimento médio de 30% ao ano, a empresa sediada em Florianópolis e Palhoça (SC), e em Rovereto (Trento, Itália), projeta duplicar seu faturamento ano após ano até 2030. No período, a intenção é alcançar uma participação de receita distribuída de 60% dos negócios provenientes das Américas e 40% originados na Europa e Ásia. Após 2030, a perspectiva é de inverter essa ordem de posição progressivamente, com auxílio da expansão do modelo de franquias e distribuidores internacionais e aquisição de novos negócios.

NOVA FASE

O novo momento da Audaces começa com uma transição importante de liderança. Co-fundador e à frente da gestão da empresa na última década, Claudio Grando deixa a cadeira de CEO para assumir a presidência do Conselho Administrativo junto com os demais sócios da companhia. Em seu lugar, assume como CEO da Audaces nas Américas o executivo Matheus Diogo Fagundes, que vinha sendo preparado para a sucessão enquanto era vice-presidente de Vendas e Marketing.

Já vigente, a nova composição começou a ser estruturada há cinco anos, quando os sócios entenderam que deveriam fortalecer as gestões do conselho e da empresa para perpetuar o legado da Audaces e garantir seu crescimento futuro de forma sustentável.

Claudio Grando diz que a empresa sempre empregou boas práticas de governança e a transição de cargos foi muito bem planejada. Com isso, a sucessão é uma oportunidade para que novos líderes se concentrem na execução da estratégia de crescimento, enquanto o conselho ganha reforço para criar novos direcionamentos e objetivos de longo prazo.

O presidente do Conselho Administrativo ainda afirma que as políticas de ESG são prioridade, sobretudo em dois dos valores da empresa: colaboração e resultados. “Colaboração, no qual valorizamos parceria, cooperação, habilidades individuais e respeito às diferenças; e, resultados, em que trabalhamos com disciplina para atingir metas. Assim, formamos um time de líderes alinhados com os propósitos da Audaces e que, hoje, estão capacitados para estarem à frente de mais um grande ciclo de crescimento”, pontua Grando.

Matheus Diogo Fagundes, novo CEO da Audaces / Divulgação

NOVO CEO

Com 20 anos de experiência em moda e tecnologia com negócios em mais de 30 países, Matheus Diogo Fagundes terá a companhia de Ricardo Cunha, fundador e CTO da Audaces, e de Magner Steffens, CEO da Audaces aos mercados da Ásia, África e Europa, para apoiar nas decisões executivas da empresa.

“A Audaces, nossos mais de 300 colaboradores e os parceiros franqueados e distribuidores em todo o mundo impactaram o mercado de confecção e moda sob a liderança do Grando. Em 32 anos, a empresa ganhou relevância por meio de inovação constante, diversificação de portfólio, aumento das vendas e reconhecimento de marca. Estou entusiasmado em apoiar o desenvolvimento de líderes globais, manter o legado dos valores da empresa e continuar o forte crescimento dos últimos anos. E estou grato por chegar em uma posição onde posso criar oportunidades para ampliar a participação da Audaces no cenário internacional, tornando-se referência mundial em plataforma tecnológica para o mundo da moda”, diz Fagundes.

CRESCIMENTO ESCALONADO

Para expandir os negócios e promover o sucesso do cliente por meio de serviços confiáveis, a Audaces planeja alavancar investimentos em P&D e desenvolver e entregar novas soluções que gerem valor ao setor. Além disso, a estratégia de crescimento visa atuar em novos segmentos que estejam conectados com a cadeia da moda e buscar parcerias que aproximem cada vez mais a empresa dos seus consumidores.

Dentre as ações previstas está o lançamento de sistemas embarcados com tecnologia de Inteligência Artificial (IA); plataformas imersivas e de realidade virtual para criação e aprovação digital de peças de vestuário; software de gestão integrado de desenvolvimento de produtos “end to end”; e multiplataforma conectada com sistemas para gestão, criação, desenvolvimento, produção e venda. A companhia também espera fortalecer o projeto “AudacesLab”, focado na aceleração de novos negócios.

Hoje, a carteira de clientes da Audaces reúne empresas e estilistas de impacto, como Patricia Bonaldi (PatBO), Grupo SOMA, Grupo Morena Rosa (Morena Rosa, Iódice, Morena Rosa Beach), Fakini, LATAM (Cia aérea), Rede Globo, Lojas Renner, Mormaii, Água de Coco, Dimy e C&A.

Unidade fabril da Audaces em Palhoça (SC). / Divulgação


Deixe um comentário

Top