Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > 5a EDIÇÃO DO FÓRUM FASHION REVOLUTION REFORÇA A DIVERSIDADE COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

5a EDIÇÃO DO FÓRUM FASHION REVOLUTION REFORÇA A DIVERSIDADE COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O evento presencial, marcado para o dia 20 de outubro, reunirá acadêmicos, profissionais do mercado e amantes da moda que possuem um objetivo em comum: o desejo por uma indústria mais limpa, justa e responsável

Em sua 5ª edição, o Fórum Fashion Revolution, pioneiro em criar uma plataforma que fomenta a pesquisa e o debate sobre desafios e soluções sustentáveis dentro do sistema da moda, reafirma seu compromisso com o fomento à diversidade.

Com mais de 100 trabalhos inscritos em edital público, foram selecionados 42 ensaios teóricos e 21 ilustrações – que também serão publicados em formato de e-book. O PDF, que será gratuito, ficará disponível para download no dia do evento de lançamento, no site do Fashion Revolution Brasil.

Os inscritos enviaram seus projetos com base em um dos quatro pilares que norteiam o Fórum deste ano: manualidades, diversidade, meio ambiente e circularidade. Entre os trabalhos aprovados e selecionados para publicação no e-book, 17 ensaios teóricos foram convidados para apresentação oral presencial e 17 ilustrações compõem a exposição FFR 2023 apresentada durante o evento.

As inscrições gratuitas para assistir ao evento como ouvinte estão disponíveis neste link.

O EVENTO

O Fórum Fashion Revolution é um chamamento para todos que lutam por um sistema de moda regenerativo, restaurador e revolucionário – seja quem constrói ações com essa pauta, ou quem busca saber mais sobre o assunto. Pessoas do Brasil inteiro reservam um dia do seu ano para vir à São Paulo prestigiar as iniciativas presentes no Fórum, articulado pelo Fashion Revolution Brasil.

O evento presencial, marcado para o dia 20 de outubro, reunirá acadêmicos, profissionais do mercado e amantes da moda que possuem um objetivo em comum: o desejo por uma indústria mais limpa, justa e responsável.

Toda essa mobilização se materializa em um cronograma de peso: o dia começa às 13h, com abertura de Fernanda Simon, diretora-executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil. Na sequência, às 13h, começa a apresentação dos ensaios teóricos que foram selecionados pelo olhar do Comitê Científico e Avaliador do Fórum.

A programação continua com a roda de conversa Moda e Decolonialidade, às 17h, com Carol Barreto, seguida de happy hour, às 18h, com a presença das autoras Francisca Dantas Mendes, Maria do Carmo Paulino, Neide Schulte, Papiõn Cristiane Santos e da própria Carol Barreto – que vão autografar seus livros. Um dos grandes exemplos do compromisso do Instituto Fashion Revolution Brasil com a diversidade em seus projetos, é a existência da Escola de Moda Decolonial Fórum Fashion Revolution. Criada pela Instituição, a Escola é uma resposta ao crescente interesse em sintonizar abordagens decoloniais e antirracistas, principalmente dentro dos editais do Fórum. Esse ano, o desdobramento do projeto se materializa também em uma roda de conversa sobre decolonialidade, presente no cronograma do evento.

Para Paula Leal, coordenadora executiva do Fashion Revolution Brasil e do Fórum, o evento e sua publicação, ambos gratuitos, são plataformas importantes para debatermos sobre os desafios e possíveis soluções para a existência de uma  moda mais sustentável e inclusiva. “O evento do Fórum é uma oportunidade especial de juntar quem está pensando moda e sustentabilidade no Brasil e quem vem desenvolvendo pesquisas que vão trazer as transformações tão necessárias na indústria. É um espaço para as pessoas se conhecerem, fazerem conexões e se aprofundarem em temas importantes”, diz.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Deixe um comentário

Top