Evento de tendências de moda organizado pela Focus Têxtil debateu resultados do projeto sustentável
No dia 8 de fevereiro, a Focus Têxtil – uma das maiores distribuidoras de tecido do Brasil – apresentou os resultados de seu projeto social que tem curadoria do estilista Walter Rodrigues, o Focus Design Visions. A apresentação ocorreu durante a palestra “Uma trajetória de sustentabilidade e criatividade na moda” e todo o projeto teve o intuito de formar novos talentos preocupados com a questão da sustentabilidade.
Segundo Rodrigues, a indústria da moda é uma grande geradora de resíduos, já que tudo que produzido, dos sapatos às roupas, gera muitas sobras. “Foi muito inteligente da parte da Focus começar a pensar em dar um destino aos resíduos. Trabalhar com estudantes é importante para formar novos designers preocupados com essa questão”, explica o estilista. Ele foi escolhido pela empresa por conta de seu trabalho na consultoria e pesquisa de sustentabilidade na moda. “Essa não virou minha bandeira, mas é muito importante que as novas gerações de designes entendam a importância do que estão deixando de lado nas suas criações: os resíduos”.
Entre setembro e outubro de 2016, o Instituto Focus Têxtil (IFT) abriu inscrições gratuitas para selecionar dez estudantes. A ideia foi incentivar e subsidiar os alunos a explorarem teorias de sustentabilidade e inovação por meio de workshops de capacitação em criatividade. Esses conhecimentos deveriam ser cruzados com o design e a moda para resultarem na produção de peças sustentáveis e inovadoras. “Vivemos um momento muito duro e complicado. ‘Leveza’ é uma palavra que leva as pessoas a pensarem de uma forma mais altruísta, otimista. Os estudantes foram levados a pensar em como colocar essa palavra no design da moda”, detalha Rodrigues sobre o processo de criação dos estudantes.
Os resultados obtidos e a experiência de Walter Rodrigues foram apresentados durante o Focus Fashion Day. “Em minha palestra, falei sobre minha trajetória e mostrei uma nova vivência em moda e sustentabilidade”, adianta Rodrigues. Atualmente, o estilista se dedica à consultoria e pesquisa na área de moda, calçados e sustentabilidade, coordenando o Núcleo de Design da Assintecal e responsável pelo Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais.
Focus Fashion Day
Conhecido no setor têxtil, o Focus Fashion Day já ocorre há mais de dez anos e, em 2017, trouxe como grande novidade a conectividade, inovação e tecnologia. Esses quesitos o colocaram à frente de outros eventos do setor têxtil e ajudam na fidelização com os clientes. Para Rose Orlean, Diretora de Marketing e Produto, o diferencial do evento vai além da questão da proximidade com público. “Tivemos transmissão ao vivo, em tempo real e gratuita, de todas as palestras via streaming, além de um webapp exclusivo com acesso a conteúdo extra, que permitiu ao nosso cliente acessar os principais produtos da coleção e a possibilidade de favoritar ou compartilhar seus tecidos preferidos”, detalha. “O evento também serviu para obter informações dos tecidos que estão sendo lançados, por meio do QR Code de cada artigo e das palestras apresentadas. Além destas atrações, o evento ainda mostrou o projeto Focus Design Visions, que tem como mote a inovação e sustentabilidade e conta com patrocínio da Pernambucanas”.