Você está aqui
Home > Fique por dentro > WALTER RODRIGUES FALOU SOBRE SUSTENTABILIDADE NO FOCUS FASHION DAY

WALTER RODRIGUES FALOU SOBRE SUSTENTABILIDADE NO FOCUS FASHION DAY

Evento de tendências de moda organizado pela Focus Têxtil debateu resultados do projeto sustentável

No dia 8 de fevereiro, a Focus Têxtil – uma das maiores distribuidoras de tecido do Brasil – apresentou os resultados de seu projeto social que tem curadoria do estilista Walter Rodrigues, o Focus Design Visions. A apresentação ocorreu durante a palestra “Uma trajetória de sustentabilidade e criatividade na moda” e todo o projeto teve o intuito de formar novos talentos preocupados com a questão da sustentabilidade.

Segundo Rodrigues, a indústria da moda é uma grande geradora de resíduos, já que tudo que produzido, dos sapatos às roupas, gera muitas sobras. “Foi muito inteligente da parte da Focus começar a pensar em dar um destino aos resíduos. Trabalhar com estudantes é importante para formar novos designers preocupados com essa questão”, explica o estilista. Ele foi escolhido pela empresa por conta de seu trabalho na consultoria e pesquisa de sustentabilidade na moda. “Essa não virou minha bandeira, mas é muito importante que as novas gerações de designes entendam a importância do que estão deixando de lado nas suas criações: os resíduos”.

Entre setembro e outubro de 2016, o Instituto Focus Têxtil (IFT) abriu inscrições gratuitas para selecionar dez estudantes. A ideia foi incentivar e subsidiar os alunos a explorarem teorias de sustentabilidade e inovação por meio de workshops de capacitação em criatividade. Esses conhecimentos deveriam ser cruzados com o design e a moda para resultarem na produção de peças sustentáveis e inovadoras. “Vivemos um momento muito duro e complicado. ‘Leveza’ é uma palavra que leva as pessoas a pensarem de uma forma mais altruísta, otimista. Os estudantes foram levados a pensar em como colocar essa palavra no design da moda”, detalha Rodrigues sobre o processo de criação dos estudantes.

Os resultados obtidos e a experiência de Walter Rodrigues foram apresentados durante o Focus Fashion Day. “Em minha palestra, falei sobre minha trajetória e mostrei uma nova vivência em moda e sustentabilidade”, adianta Rodrigues. Atualmente, o estilista se dedica à consultoria e pesquisa na área de moda, calçados e sustentabilidade, coordenando o Núcleo de Design da Assintecal e responsável pelo Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais.

Focus Fashion Day
Conhecido no setor têxtil, o Focus Fashion Day já ocorre há mais de dez anos e, em 2017, trouxe como grande novidade a conectividade, inovação e tecnologia. Esses quesitos o colocaram à frente de outros eventos do setor têxtil e ajudam na fidelização com os clientes. Para Rose Orlean, Diretora de Marketing e Produto, o diferencial do evento vai além da questão da proximidade com público. “Tivemos transmissão ao vivo, em tempo real e gratuita, de todas as palestras via streaming, além de um webapp exclusivo com acesso a conteúdo extra, que permitiu ao nosso cliente acessar os principais produtos da coleção e a possibilidade de favoritar ou compartilhar seus tecidos preferidos”, detalha. “O evento também serviu para obter informações dos tecidos que estão sendo lançados, por meio do QR Code de cada artigo e das palestras apresentadas. Além destas atrações, o evento ainda mostrou o projeto Focus Design Visions, que tem como mote a inovação e sustentabilidade e conta com patrocínio da Pernambucanas”.

Deixe uma resposta

Top