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VAREJO DE MODA COMEMORA O FRIO PROLONGADO QUE IMPULSIONA VENDAS

As baixas temperaturas por períodos mais longos têm sido positivas para o comércio de roupas e artigos de inverno

As recorrentes frentes frias que atingem o país, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, têm elevado o desempenho das vendas de vestuário e artigos de Inverno. É o que revela a enquete da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa mais de 110 marcas do varejo de moda do país.

Enquanto nos últimos anos as varejistas anteciparam as liquidações da coleção de Outono/Inverno ainda em maio, para melhor gestão do estoque, este ano será diferente diante da demanda aquecida.

Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, “a alta nas vendas registrada em abril, se mantém com as baixas temperaturas e em combinação com as datas comemorativas, o que fez com que os presentes do Dia das Mães e do Dia dos Namorados privilegiassem os itens de inverno”, destaca.

Na enquete feita pela ABVTEX, as vendas de maio/22 em relação ao mês anterior (abril/22) foram superiores para 94% das redes de varejo consultadas. No comparativo com o mesmo período do ano passado (maio/21), 100% das marcas apontaram desempenho melhor.

O fato de que os dias mais frios coincidiram com datas comemorativas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, evidencia o resultado da enquete junto aos varejistas de moda em que 94% confirmam o desempenho melhor das vendas no Dia dos Namorados, tanto na comparação com a mesma data em 2021, quanto em 2019 (o ano de 2020 não é base comparativa devido ao fechamento do comércio por conta da pandemia).

Lima sinaliza que houve crescimento no 1º trimestre do ano e que o fechamento das vendas do primeiro semestre deve ser positivo para o setor. “Neste sentido, o varejo espera manter este desempenho no segundo semestre mesmo diante de pontos de atenção, como os impactos de abastecimento na cadeia produtiva devido aos custos logísticos e de matéria-prima, a inflação e aumento da taxa de juros.”

Ele aponta ainda outra variável do 2º semestre: “temos a Copa do Mundo ocorrendo no fim do ano, cujos dias de jogos – em que há circulação reduzida de pessoas – se mesclam com um período importante para o varejo, que é a Black Friday.”

Photo by Dan Gold on Unsplash

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