Você está aqui
Home > Destaque > #SPFWN51 – RONALDO FRAGA: ELE BALANÇA O MUNDO

#SPFWN51 – RONALDO FRAGA: ELE BALANÇA O MUNDO

Estilista abriu a SPFWN51 trazendo a inspiração no Cariri cearense

Ronaldo Fraga abriu a edição 51 da SPFW, que acontece pelo segundo ano consecutivo no formato digital, com cada uma das 43 marcas participantes produzindo seus fashion filmes para apresentar as coleções.

Ao som de “Balanceiro”, de Juliana Linhares, e com a beleza estonteante e miscigenada de Suyane Moreira, Fraga se propôs a trazer a leveza e as cores do Cariri cearense para contrabalancear esses tempos tão áridos que vivemos aqui no Brasil.

A mistura racial, inclusive, foi o mote da coleção Terra de Gigantes, onde gente forte se arraigou ao sopé da Chapada do Araripe e formou um caldeirão cultural com caldo grosso.

“Em Terra de Gigantes, falo sobre a miscigenação característica da região, dos filhos que são frutos das mais variadas misturas: índios Kariri, escravos, africanos malês de origem mulçumana, cristãos novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal. Mistura que é também a base de todo povo brasileiro”, afirma o estilista.

Nesta coleção, a estamparia, marca registrada de Ronaldo Fraga, deu lugar aos bordados e toalhinhas com trabalho em richelieu, tão características das rendeiras da região, formando vestidos, saias, blusas e detalhes de mangas, tudo 100% linho.

As referências a mestres e artesãos da região não ficaram de fora, como os recortes e aplicações coloridas inspiradas no mestre Espedito Seleiro, bem como dos Museus Orgânicos, projeto desenvolvido em 2018 pelo Senac-CE em parceria com a Fundação Casa Grande, que permite o contato direto com os mestres, suas famílias, tradições e técnicas, promovendo o turismo cultural local.

Fotos: Augusto Pessoa

Deixe um comentário

Top