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SENAI BRASIL FASHION: MUITO ALÉM DE UM DESFILE, PROJETO APOIA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Desfile das mini coleções criadas por alunos do SENAI de todo o país, com a orientação de Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, acontece no Rio de Janeiro

Com as mini coleções já em fase de confecção, o SENAI Brasil Fashion entra na reta final até o desfile, no final de novembro. O projeto, desenvolvido com estudantes dos cursos de moda, design e vestuário de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo o país, passa por diversas etapas que podem ser acompanhadas pelo público na internet.  Em sua quinta edição, o Senai Brasil Fashion conta com a participação dos consagrados estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga. Por meio de vídeos e fotos postados nas redes sociais, as duplas participantes e os coaches mostram o andamento do processo de desenvolvimento das peças.

“As plataformas digitais servem para que as pessoas não vejam o projeto apenas como um evento, um desfile de apresentação das peças, mas sim como um plano de educação profissional que desenvolve talentosos estudantes de moda. Ao longo desses meses em que estão envolvidos na concepção de suas mini coleções, eles adquirem experiências únicas que, certamente, irão acompanhá-los ao longo de suas carreiras”, explica Marcelo Ramos, curador do SENAI Brasil Fashion, que é organizado pelo SENAI CETIQT.

Com o tema ‘Todo mundo tá na moda’, o SENAI Brasil Fashion 2018 promete levar às passarelas peças criadas para uma grande diversidade de público, como deficientes visuais, estilos andrógenos; corpos diversos e até os idosos que continuam ativos na terceira idade.

“Esta é uma tendência geral no mundo, aproximar a moda da realidade da vida das pessoas”, ressalta Ramos. E foi justamente esse o desafio que o SENAI Brasil Fashion 2018 deu aos estudantes: pensar na diversidade de interesse dos públicos consumidores, que muitas vezes são desconhecidos por quem cria os produtos da moda. “A grande maioria das marcas acaba trabalhando para um público ideal ou muito restrito”, diz o curador.

Assuntos bastante abordados na atualidade, a tecnologia e a sustentabilidade também não ficaram de fora do escopo do plano de educação profissional do SENAI Brasil Fashion deste ano.  Com todas as ferramentas de conectividade e tecnologias inerentes à Quarta Revolução Industrial, que farão parte do mercado de atuação desses estudantes, é preciso que eles estejam atentos e preparados para as novas formas de consumo, principalmente via recursos digitais.

Segundo Marcelo Ramos, o setor têxtil e de confecção será bastante impactado pela Indústria 4.0, mudando aos poucos o formato de como se produz moda hoje. Neste sentido, surge também o conceito de que o profissional do design terá que pensar em trabalhar sob demanda, produzindo de acordo com a escolha do cliente. Para isso, terá que entender bem esse público consumidor, cada vez mais múltiplo, para oferecer opções adequadas ao perfil dele, além das tendências. “Tanto os coaches quanto os consultores do SENAI CETIQT discutem permanentemente com os alunos essa perspectiva do futuro da moda, como, por exemplo, as tecnologias envolvidas na produção das peças que garantem maior sustentabilidade ao processo produtivo”, explicou.

A fim de formar profissionais completos, o projeto do SENAI Brasil Fashion é dividido em três fases.  A primeira é a de imersão, na qual os alunos adquirem conhecimento para o desenvolvimento de seus projetos, por meio de palestras, de visitas técnicas e de um conjunto de informações que suscitam reflexões em torno do tema. A segunda fase é o processo de criação em si, quando eles apresentam os protótipos de suas peças para que os coaches e consultores possam propor ajustes. Nesta fase, eles decidem também como vão ‘comunicar’ a coleção e o tema durante o desfile. São escolhidos os elementos que irão compor os looks, trilha sonora e cenografia. Na terceira e última fase, que acontece um dia antes do desfile, são feitas as provas de roupas e beleza nas modelos que irão desfilar as peças para que sejam feitos os ajustes finais, caso necessário.

O desfile de apresentação das mini coleções será em 22 de novembro, no Espaço Ação Cidadania, no Rio de Janeiro, com a participação de top models e modelos new faces que têm traços que fogem dos padrões tradicionais.

Confira a lista de estudantes selecionados para o SENAI Brasil Fashion 2018:
·         SENAI CETIQT (RJ) – Estilista: João Pedro Incerti de Figueiredo e Modelista: Alice Wermelinger Tavares Guzzo Py
·         SENAI CETIQT (RJ) – Estilista: Isabela Ferreira Santhiago e Modelista Maria dos Santos Leal Costa
·         SENAI Maranhão – Estilista: Marielle da Silva Ferreira e Modelista Maria Joseti Viegas Rodrigues
·         SENAI Minas Gerais: Estilista Otávio Augusto Ferreira Nascimento e Modelista: Douglas Carlos da Silva
·         SENAI Paraná: Estilista Mayara Mamede Correa e Modelista: Thiago Gritten
·         SENAI Pernambuco: Estilista: Marcel Pereira Feitosa e Estilista: Janaína Costa Bezerra de Albuquerque
·         SENAI Pernambuco: Estilista: Cíntia Graziela de Souza Silva e Modelista: Fabíola Araújo
·         SENAI Piauí: Estilista: Jéssyca Maria Siqueira Alves e Modelista: Lucas Mesquita Rêgo
·         SENAI Rio Grande do Norte: Estilista: Anna Elisa Dantas Salgado Pinto e Modelista: Iure Medeiros Dantas
·         SENAI Santa Catarina: Estilista: Gabriela Henkels e Modelista: Milena Ferreira Gardin
·         SENAI São Paulo: Estilista: Maurício Caetano Pires e Modelista: Tamires Maria Sousa do Nascimento
·         SENAI São Paulo: Estilista: Stevan Haad da Costa Siqueira e Modelista: Gabriela Louise dos Santos Silva

 

DESFILE DE ENCERRAMENTO NESTA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira, 22 de novembro, 24 estudantes dos cursos de Moda, Design e Vestuário de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de todo o país, vão apresentar suas mini coleções desenvolvidas a partir do tema ‘Todo mundo tá na moda’.

Orientados pelos consagrados estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, os alunos vão mostrar na passarela peças criadas para um público diverso, como deficientes visuais, pessoas com estilos andrógenos, corpos fora do padrão e até mesmo para os idosos que continuam ativos na terceira idade.

“Esta é uma tendência geral no mundo, aproximar a moda da realidade da vida das pessoas”, explica Marcelo Ramos, curador do SENAI Brasil Fashion, evento que é organizado pelo SENAI CETIQT.

O desafio dos estudantes é o de pensar na diversidade de interesse dos vários públicos consumidores, que não são levados em conta, muitas vezes, por quem cria os produtos da moda. “A grande maioria das marcas acaba trabalhando para um público ideal ou muito restrito”, ressalta o curador.

Nesta quinta edição, o SENAI Brasil Fashion conta com uma novidade. Por meio de vídeos e fotos postados nas redes sociais do evento, o público pode acompanhar o trabalho das duplas participantes e o andamento do processo de desenvolvimento das peças, além da orientação dos coaches estilistas e do  time de renomados consultores, como Daniel Ueda, no styling; Max Blum, na produção musical; Ed Benini, no casting;  Wilson Ranieri, na modelagem; Rodrigo Costa, na beleza; Jackson Araujo, como consultor criativo; e a produtora Tatiana Palezi, da SAMBA Marketing Ao Vivo, agência que assina a produção do evento.

“As plataformas digitais servem para que as pessoas não vejam o SENAI Brasil Fashion apenas como um desfile, mas sim de uma forma ampla, como um projeto de educação profissional que desenvolve talentosos estudantes de moda. Ao longo dos meses em que estão envolvidos na concepção de suas coleções, os futuros profissionais adquirem experiências únicas que, certamente, irão acompanhá-los ao longo de suas carreiras”, ressalta Marcelo Ramos.

E todo esse conhecimento gerado com o projeto não ficará guardado somente entre os participantes do SENAI Brasil Fashion. Todos os encontros foram gravados e transformados em vídeo-aulas para exibição nos cursos de Moda de todo o sistema SENAI. Dessa forma, a iniciativa oferecerá vasto material educacional, contribuindo ainda mais na formação prática de todos os alunos aspirantes a estilistas e modelistas.

O gran finale, com o desfile das mini coleções para empresários da Moda, celebridades, jornalistas e formadores de opinião, acontece em 22 de novembro, no Espaço Ação Cidadania, no Rio de Janeiro. Na passarela, estará uma seleção de grandes nomes da Moda, entre top models, new faces e  modelos que representam a diversidade de estilos do país.

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