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SANTISTA DESENVOLVE PESQUISA DE COMPORTAMENTO E CONSUMO EM JEANSWEAR

Pessoas de gerações Baby Boomers, X, Y e Z participaram do processo; resultado foi apresentado por Sueli Pereira na DCSP

A Santista Jeanswear acredita que para entregar valor, temos que nos envolver com aquilo que fazemos, com quem faz e para quem entregamos. Por isso, tomou a iniciativa de conversar com os consumidores para entender seus valores, anseios, seus conhecimentos sobre o denim e, mais do que isso, o que os motiva a escolher um jeans para usar no seu dia-a-dia.

A primeira ação foi convidar um grupo de pessoas de gerações Baby Boomers, X, Y e Z para se envolver no processo e, juntos, “jeansenvolver” o seu jeans preferido.

clique e confira o vídeo.

A segunda etapa foi uma interatividade na plataforma Discord, de relacionamento de jogos, além do questionário pelo Google Forms em outubro 2021. Este é a apenas o começo de um processo de relacionamento e descobertas para criar, juntos, um espaço coletivo para mais do que entender sobre consumo, abrir com novas possibilidades de sentir, vestir e se expressar, mantendo o universo azul em sintonia com todos e em todos os tempos.

Foram mais de 50 participantes sendo que, 70% que se identificaram com o gênero feminino e 30% masculino. O perfil casual predomina com 61% das respostas, seguido de trendy, ou seja, aqueles que se consideram mais autênticos e guiam-se pelo seu própria estilo. 

O jeans é percebido majoritariamente como atemporal e, não à toa, quase 70% dos participantes declararam essa preferência. Este dado se confirma pela escolha do aspecto mais valorizado neste momento, o básico em 52,2% das respostas, seguido do vintage. Porém, isso pode ser uma orientação de tendência, já que a moda está valorizando a sustentabilidade que desponta na relevância do consumo confirmado por mais de 95% dos entrevistados. Tema abordada em nossa direção de tendência: Exploradores Enraizados.

Embora o jeans skinny continue sendo apontado como o fit que mais gostam por 43,5% dos participantes, devido a sua praticidade, versatilidade, considerada a peça “coringa” que vai com tudo.  A questão mais latente para as marcas é “qual o jeans preferido do momento?”: 34,8% revelam querer a retas, superando as skinnys com 19,6%, sinalizando esse olhar influenciado pelas tendências. Lembrando que as retas pareceram nas principais marcas e passarelas, confirmando a importante e crescimento dos stretchs de conforto e 100% algodão. 

Apesar do consumidor ter maior liberdade de estilo, 60,9% disseram seguir tendências de moda, por isso aproveitamos este “gancho” para avaliar a preferências deles relação as 3 direções de estilo: Criadores Coletivos, Phygital Raves, Exploradores Enraizados, apontados pela Santista para o Verão 23.  

Quando perguntados sobre qual realidade inspira o look, a maioria (76%) apontou o presente como inspiração, mas a tendência Criadores Coletivos (34,8%), que se espelha no passado, foi a que mais agradou. O fato é que muitos não associam o estilo com o passado, já que artistas e influencers das redes sociais são guias para a composição estética consumidor para definir o look do dia. Sem contar que, cada vez mais, os indivíduos migram de estilo e se se sentem cada vez mais livres para experimentar.

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