Você está aqui
Home > economia > SAFRA LANÇA NOVO ETF, O ELAS11, NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SAFRA LANÇA NOVO ETF, O ELAS11, NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O novo Fundo de índice ELAS11 – Mulheres na Liderança – começou a ser negociado na B3 nesta terça-feira, Dia Internacional da Mulher, e evento de lançamento contou com a atriz e empresária Marina Ruy Barbosa e executivas do banco

Começou a ser negociado nesta terça-feira, 8 de março, o novo ETF de renda variável do Safra. O fundo de índice Mulheres na Liderança está listado na Bolsa de Valores com o código ELAS11.

A B3 recebeu, na cerimônia oficial de lançamento, várias executivas do Safra e a atriz e empresária Marina Ruy Barbosa, presente para apoiar essa importante iniciativa no papel de embaixadora do banco.

“Precisamos de mais mulheres na liderança. A diversidade é muito importante, não apenas de gênero, mas também de cores, de escolhas e histórias. A diversidade faz com que sejamos melhores. Convivendo com as diferenças, somos mais criativos, encontramos melhores soluções para os problemas”, lembrou Beatriz Galloni, diretora de Marketing e Sustentabilidade do Banco Safra, no evento de lançamento.

“O novo ETF agrega muito ao caminho que temos traçado no Banco Safra em relação aos investimentos ESG. Enxergamos que essas frentes se tornam cada vez mais relevantes para o mercado, e aproveitamos esse dia especial para demonstrar a confiança que temos na importância da representatividade feminina na governança das empresas”, disse Ricardo Negreiros, diretor da Safra Asset.

Marina Ruy Barbosa no lançamento do ELAS11 na B3. / Fotos: Divulgação

O produto tem como objetivo replicar o desempenho do Índice Teva Mulheres na Liderança, formado por ações de empresas que se destacam no Brasil pela representatividade de mulheres em cargos de liderança.

Com o fundo ELAS11, o Safra aprofunda ainda mais sua atuação no campo dos investimentos ESG, acreditando que as melhores práticas de governança corporativa devem priorizar a diversidade de gênero, uma evolução que amplia o horizonte das empresas e que é capaz de gerar soluções e inovações de gestão.

As companhias que atendem aos critérios de tamanho e liquidez, bem como aos filtros setoriais, têm sua participação no índice atribuída pelo Score Teva de Igualdade de Gêneros. Esta nota é calculada como uma média da proporção de presença feminina nos Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretorias Executivas, Comitês de Gestão, entre outros, e ponderada por pesos para cada um dos colegiados.

Ainda há um bônus de pontuação para empresas que tenham algum colegiado com mais de 50% de mulheres e empresas que tenham aumentado a participação feminina. Por outro lado, são penalizadas as empresas que tenham colegiados sem participação feminina ou diminuição da participação.

O índice é rebalanceado trimestralmente, e atualmente conta com empresas de diversos setores, como Vivara, Enjoei, Espaçolaser, Banco BMG, Oncoclínicas, CVC, TIM Brasil e Light.

A metodologia para avaliar lideranças femininas da Teva, uma das principais provedoras de informações do país para investimentos indexados, abarca quase 8 mil posições em mais de 300 empresas.

Lembrando que o Safra lançou no ano passado o seu primeiro fundo de índice, o ETF Ibovespa Safra, negociado hoje pelo ticker BOVS11. A indústria de ETFs vem crescendo no Brasil e já conta com mais de 600 mil investidores, graças a vantagens como diversificação e baixo custo.

Deixe um comentário

Top