Diklatex apresenta a linha de tecidos Infraboost para o Verão 2025
Em um mundo onde a moda e a tecnologia convergem, uma peça de roupa aparentemente comum pode oferecer benefícios inesperados à saúde e o bem-estar. A indústria têxtil brasileira está na vanguarda desse movimento, introduzindo tecnologias que vão além. Essas inovações incluem roupas que proporcionam maior oxigenação sanguínea, aceleram a recuperação muscular, melhoram o bem estar e performance durante o hardwork, al;em de melhorarem a aparência da pele.
No lançamento da coleção Verão 2025, a empresa catarinense Diklatex apresentou a linha “Infraboost”, uma inovação em tecidos inteligentes feitos de poliamida com tecnologia infravermelha. Esses tecidos têm capacidade de absorver o calor corporal e liberá-lo como raios infravermelhos de longo alcance. Os raios penetram na pele, estimulando a microcirculação e o metabolismo celular.
Eduardo Habitzreuter, gestor de Engenharia, Qualidade e Inovação da Diklatex, explica que SENSIL® Innergy é uma fibra de poliamida premium 6.6 que contém um aditivo mineral natural integrado, que converte a energia térmica do corpo humano em raios infravermelhos longos (FIR).
A tecnologia (FIR) reflete a energia térmica emitida naturalmente pelo usuário de volta ao corpo, causando um calor suave virtualmente imperceptível que melhora a circulação, a elasticidade muscular e acelera a recuperação.
“O corpo humano emite continuamente energia em suas atividades diárias, como caminhar, dormir, correr e trabalhar. Quando essa tecnologia é aplicada diretamente às fibras do tecido, a emissão de infravermelho se torna um processo contínuo”, comenta Eduardo.
Ainda de acordo com ele, o aditivo dentro das fibras Innergy absorve a energia térmica do corpo (raios Infravermelhos) e os reflete de volta ao corpo, causando um suave e profundo aquecimento que revigora , tonifica o corpo e aumenta a elasticidade muscular para melhor desempenho, além de também melhorar a recuperação muscular após o exercício.
“É o tecido perfeito para roupas esportivas de alto desempenho ou para roupas para bem-estar e recovery, como peças de compressão, controle e segundas-peles”, enfatiza o gestor de engenharia da empresa.
OS RAIOS INFRAVERMELHOS LONGOS
A tecnologia FIR é amplamente utilizada em terapias corporais, como por exemplo as lâmpadas infravermelhas em fisioterapia – e não é prejudicial à pele. A fibra é certificada pela norma Oeko-Tex 100, para garantir que até um bebe a possa utilizar. “Como curiosidade, no Japão, os raios infravermelhos longos são chamados de “a luz da vida” porque, dentre as ondas de luz emitidas pelo sol, esses raios infra-vermelhos fornecem calor e promovem a função celular. FIR, ao contrário da luz ultravioleta, são seguros para humanos”, detalha Eduardo.
Ele ainda ressalta que a fibra é opaca e com propriedades de proteção UV, devido às partículas de óxido de minerais naturais adicionadas na fase de produção do polímero, que criam barreiras aos raios solares.
“É importante mencionar que a proteção UV é uma combinação das propriedades da fibra e do tecido, bem como o uso correto da peça de roupa e do tamanho adequado ao consumidor.”
FIOS INTELIGENTES
Os produtos da linha Infraboost, produzidos com a fibra SENSIL® Innergy da Nilit, líder global na produção de poliamida premium 6.6, foram os grandes lançamentos da coleção Verão 25 da Diklatex, e desenvolvidos para serem aplicados na fabricação de peças como bermudas, tops, calças e camisetas.
Outro destaque da coleção são os jacquards, que oferecem uma variedade de opções de textura e estilo. O “Jacquard Grid” apresenta alta cobertura, textura waffle, brilhos e conjuntos de cores, proporcionando um aspecto tecnológico. O “Jacquard Trace” oferece uma textura mais sóbria, com boa cobertura para aplicação em recortes ou peças inteiras. Já o Jacquard Wild oferece textura orgânica diferenciada, com apelo visual aliado ao conforto do elastano.
“Neste cenário em constante evolução, a indústria têxtil brasileira continua a surpreender com inovações que elevam o conforto, o desempenho e a saúde dos consumidores, tornando a moda não apenas uma declaração de estilo, mas também uma busca pelo bem-estar”, diz André Jativa, CEO da DiKlatex, reforçando o papel pioneiro de sua empresa na integração de tecnologia e moda.