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RETVIEWS CHEGA AO BRASIL

Poderosa plataforma de análise de dados traz informações detalhadas da performance de produtos, vendas e reposição do varejo de moda em tempo real

Há algum tempo ela já vinha conquistando o mercado europeu e asiático com sua disrupção e performance excepcional na análise de dados em tempo real, e agora, finalmente, chegou ao Brasil: a plataforma Retviews. O anúncio oficial foi feito por meio de um webinar na manhã desta quinta-feira (27), junto à imprensa nacional do trade market.

Fundada em 2017 por cientistas de dados como uma startup belga e adquirida pela Lectra em 2019, a Retviews agora é um dos braços de data analytics do grupo, que busca agregar um mix de soluções complementares ao seu portfólio de softwares e maquinários, pautados pela Indústria 4.0, municiando seus clientes para uma melhor performance de produção e vendas. 

“Graças aos algoritmos de inteligência artificial, a oferta da Retviews permite que as marcas tomem as melhores decisões a cada momento ao longo do ciclo de vida de um produto, para otimizar suas coleções. Ao nos unirmos com a Retviews, confirmamos, mais uma vez, nossa ambição de ajudar nossos clientes a entrar rapidamente na era da Indústria 4.0”, declarou à época Daniel Harari, Chairman e CEO da Lectra.

O objetivo da plataforma não é trazer volume de dados, mas sim, os dados que o cliente precisa e organizar essas informações de moda de forma que consigam aplicá-las estrategicamente. Isso fez com que em poucos meses de seu lançamento, a Retviews se tornasse líder em benchmarking de moda automatizada na Bélgica e na França, obtendo a retenção de 97% de seus clientes. “As empresas de moda estão sentadas em enormes volumes de dados que têm um valor tremendo. Eles só poderão explorá-los implantando inteligência artificial e big data”, diz Lorenzo Pellizzari, co-fundador e diretor de P&D da Retviews.

ANÁLISE DE DADOS EM TEMPO REAL

Velocidade de informação e efemeridade são atributos intrínsecos ao mercado de moda, quem trabalha na área sabe muito bem disso. Então, a pesquisa manual de dados e informações, além de consumir tempo e jogar a praticidade para escanteio, é frustrante, pois a obsolescência é quase imediata.

Com o uso de inteligência artificial, o Retviews consegue rastrear – em tempo real (real-time analytics) – todas as informações disponíveis nos e-commerces e campanhas de e-mail marketing e redes sociais das marcas concorrentes, mas sem ser invasiva ou infringir nenhuma lei de proteção de dados, vale destacar.

A coleta desses dados (big data) engloba SKU’s (unidade de manutenção de estoque) de cada marca, e a organização das informações pode ser feita por meio de texto ou imagens (fotos do produto), sem barreira linguística (idioma), inclusive em português. Dentro desta pesquisa são trazidos preços (mínimo, médio, máximo e mais frequente), sortimentos, best sellers, estilos, modelagens, cores, quando a peça entrou no estoque, quando acabou, quando foi reposta, quando entrou em promoção e por quanto tempo permaneceu, composição têxtil, entre outros inúmeros detalhes essenciais para o planejamento de coleção e tomada de decisões com a máxima agilidade e assertividade.

Um exemplo é o da francesa Galeries Lafayette, que utiliza o Retviews para saber, em tempo real, sobre os preços e descontos (e quando são feitos) em produtos que têm em comum com seus concorrentes para melhorar suas estratégias de vendas.

Os acessos – com login dentro da plataforma Retviews – podem ser personalizados a cada usuário ou departamento, com as informações necessárias e filtros personalizados a cada um deles, com um dashboard amigável, bastante intuitivo e visual, com links clicáveis, permitindo exportar dados para o Power Point ou Excel, por exemplo, inclusive com imagens, e depois compartilhar relatórios com a equipe dentro da plataforma. É possível, ainda, fazer o bloqueio de uma pesquisa por data e clonar essa pesquisa sem bloqueio, trazendo o refresh atualizado para termos de comparação com a data da pesquisa bloqueada.

Aliás, o serviço do Retviews é configurado a cada cliente, por país, marcas que ele quer comparar e categorias de produtos. As empresas podem fazer assinaturas anuais do serviço, que disponibiliza acesso até 50 usuários e o suporte técnico é ilimitado.

Para conhecer a plataforma Retviews, acesse: www.retviews.com. No Brasil, o contato é feito diretamente com a Lectra: www.lectra.com/pt.

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