MARCAS BRASILEIRAS DESFILAM EM EVENTO DE MODA SUSTENTÁVEL EM MILÃO

3a edição do “Beyond the Claim” destaca coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo nesta temporada da Semana de Moda de Milão; Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares estão entre as marcas brasileiras selecionadas

Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, o Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, será o palco do evento de moda sustentável “Beyond the Claim“, 3ª edição, onde quatro marcas brasileiras desfilam e destacam suas coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo nesta temporada da Semana de Moda de Milão.  A organização da terceira edição do evento para a moda sustentável é da World Sustainability Organization & Fundation e a certificadora Friend Of The Earth, com parceria e apoio na realização e articulação das marcas brasileiras do Brasil Eco Fashion. As marcas participantes do evento são Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares.

Estas marcas receberam apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), mantido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consolidando a presença do Brasil neste evento de moda sustentável no exterior.  O desfile das marcas brasileiras também contará com o apoio institucional do Consulado Geral do Brasil em Milão e da Abrimos (Associação Brasileira para Moda Sustentável).

A plataforma de moda Brasil Eco Fashion fez a curadoria das marcas reafirmando seu compromisso construído ao longo de oito anos promovendo a moda consciente do Brasil inserindo pequenas marcas e empresas no mercado nacional e internacional. De acordo com a Cognitive Market Research, o mercado global de moda sustentável tem um tamanho estimado de US$ 7,91 bilhões e deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 23,5% entre 2024 e 2031.

MULHERES EMPREENDEDORAS LIDERAM AS MARCAS SELECIONADAS PARA O DESFILE EM MILÃO

As marcas Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares ressaltam o compromisso com a sustentabilidade e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam o trabalho artesanal e geram impacto social positivo. Todas lideradas por mulheres empreendedoras que representam a força do segmento no Brasil. De acordo o Sebrae Nacional, mais de 65% das micro e pequenas empresas no setor têxtil e de confecção são lideradas por mulheres, reforçando a relevância e o impacto social deste empreendedorismo na cadeia produtiva de moda sustentável.

Rafael Morais, diretor-executivo da Brasil Eco Fashion, explica: “As marcas escolhidas estão integradas ao nosso ecossistema e buscam ampliar mercados internacionais. Elas representam a criatividade da moda brasileira, trazendo um apelo cultural único, como a coleção ‘Marajoara’ inspirada no grafismo dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó e a ‘Calunga’, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do Carnaval. Queremos destacar a força criativa e o impacto positivo que essas marcas geram, promovendo uma moda que também é culturalmente rica.”

Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit, ressalta: “O Brasil, celeiro da biodiversidade, traz para a passarela italiana marcas com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Essa participação durante a Semana de Moda de Milão é muito relevante para mostrar ao mundo o que o nosso país tem de melhor a oferecer em termos de design, criatividade e respeito ao meio ambiente.”

VAL VALADARES: CULTURA AMAZÔNICA COM GRAFISMO MARAJOARA

Val Valadares exalta a cultura amazônica através de criações de vestidos de festa, sempre respeitando o conceito de slow fashion. Na passarela em Milão, apresenta a coleção Val Valadares & Cápsula Marajoara, inspirada no grafismo marajoara dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó há 12 mil anos, projeto realizado pelo Sebrae Pará envolvendo mais de 10 empresas da cidade de Belém e do estado do Pará, como parte dos projetos locais em preparação para COP 30 Brasil, a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, evento anual organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas peças mesclam ancestralidade e contemporaneidade e homenageiam o trabalho de gerações de mulheres marajoaras que, por meio da moda, contam suas histórias e preservam seu legado. A coleção também presta tributo ao padre Giovanni Gallo, um italiano que dedicou 30 anos de sua vida à valorização do povo marajoara. 

Estilista autodidata de origem quilombola, Val Valadares vem transformando o seu conhecimento em renda, e planeja transformar seu ateliê em uma escola de moda para inspirar outras mulheres a seguir seus passos.

NATURAL COTTON COLOR: ALGODÃO ORGÂNICO DA AGRICULTURA FAMILIAR

A marca utiliza algodão orgânico que já nasce colorido, eliminando tingimentos e economizando até 87,5% de água. O algodão é cultivado pela agricultura familiar e comunidade quilombola, com contratos de compra garantida. A marca envolve mulheres rurais na produção artesanal, criando uma cadeia justa e sustentável.

Em Milão, a coleção Calunga, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do carnaval da Paraíba e de Pernambuco, desfila com calçados Pacoa e bolsas Makano, reforçando parcerias costuradas pela moda sustentável do Brasil. A coleção criada por Francisca Vieira, CEO da empresa, com o estilista Leo Mendonça e direção criativa de Elis Janoville, apresenta tecidos inovadores como o denim desenvolvido com o Senai, o jacquard em dois tons do algodão colorido feito pela  Ecosimple e malhas com seda da Casulo Feliz e da Bratac.

Francisca Vieira, fundadora da marca, é uma visionária que enxergou no algodão colorido da Paraíba uma oportunidade de resgatar a produção local. Com formação em Psicologia Industrial e Engenharia de Produção, ela lidera a expansão do algodão orgânico por meio da moda, ajudando a colocar a Paraíba de volta ao mapa da produção mundial.

LAS GRINGAS: MODA COM TECIDOS BIODEGRADÁVEIS

A marca Las Gringas, fundada pela paulistana Annete Lima, produz roupas para pessoas apaixonadas por moda e preocupadas com as gerações futuras. Especializada em modelagem industrial e design de moda, a estilista apresenta criações com tecidos sustentáveis e biodegradáveis, como o Amni Soul Eco®, fabricado pela Santaconstancia Tecelagem, e são livres de tóxicos prejudiciais à pele, reconhecidos pela certificação internacional Oeko-Tex®. Além disso, a marca destina parte das vendas a ONGs que cuidam do meio ambiente, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.

A coleção Las Gringas em Milão deve apresentar paleta solar, que captura a magia efêmera dos tons do pôr do sol. Cada peça é uma interpretação poética desses matizes, refletindo a luminosidade e o calor da luz do entardecer, em tons perfeitos para quem deseja irradiar energia e se tornar mais solar.

CAMILA MACHADO: VESTIDOS DE FESTA COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Camila Machado é uma artista têxtil que combina sua formação em Relações Internacionais, Fotografia, História da Arte e Antropologia, com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis. 

A marca atua no mercado de noivas, no segmento mini wedding, que tem como característica cerimônias mais intimistas e criativas. Para criar vestidos de noiva e de festas, além de sapatos, utiliza técnicas artesanais, como moulage, impressão botânica e tingimento natural. Além disso, promove a circularidade ao oferecer alternativas como aluguel de vestidos. 

A coleção a ser apresentada em Milão surgiu do projeto ALMAzônia, uma expedição ao sul da Amazônia para conscientizar clientes, artistas e estudantes sobre as questões ambientais e promover reflexão sobre o impacto das nossas escolhas no planeta. Desde então, a região virou fonte de estudo sobre plantas tintórias.