Você está aqui
Home > Tecnologia > QUANDO UM CLÁSSICO ENCONTRA A ALTA TECNOLOGIA

QUANDO UM CLÁSSICO ENCONTRA A ALTA TECNOLOGIA

Bvlgari Serpenti se torna criptoarte NFT projetada em inteligência artificial

A coleção Serpenti, da maison romana Bvlgari, se revelou ao mundo em uma pele inédita, a da obra de arte multimídia criada pelo diretor e premiado artista de novas mídias Refik Anadol. 

Instalada na Piazza Duomo, no centro de Milão, a instalação Serpenti Metamorphosis foi inaugurada no início de outubro, numa cerimônia de abertura que contou com a presença do CEO do Bvlgari Group, Jean-Christophe Babin, e do artista Refik Anadol, junto a patrocinadora do evento, a influenciadora e embaixadora global da Bvlgari, Chiara Ferragni.

Incorporando a mais recente fronteira de criptoarte – a transformação de obras de arte tradicionais em imagens virtuais -, a Bvlgari e Refik Anadol decidiram, de fato, tokenizar Serpenti Metamorphosis, tornando-a única, eterna e colecionável por meio da associação que dá a confirmação por meio do autor da obra, a procedência e a propriedade. 

Uma das faces da criptoarte Serpenti Metamorphosis, da Bvlgari / Foto: Daniele Venturelli/Getty Images for Bulgari
Refik Anadol, Chiara Ferragni e Jean-Christophe Babin, CEO do Bvlgari Group. Foto: Daniele Venturelli/Getty Images for Bulgari

Inspirada no conceito de metamorfose, a instalação multimídia celebra a beleza da natureza e da Serpenti da grife italiana por meio da elaboração de dados de inteligência artificial em esculturas dinâmicas em 3D. Refik Anadol usou mais de 200 milhões de fotos da natureza e 160 milhões de fotos de flores para criar o que será lembrado como a primeira peça artística NFT imersiva, em grande escala, de luxo e conduzida por IA. Milão marca apenas o início de uma jornada que continuará em várias cidades ao redor do mundo, terminando com a transformação da obra em uma obra de arte multissensorial e multidimensional NFT (token não-fungível) leiloada. 

Completando a narrativa dedicada à Serpenti, a loja Bvlgari na Via Montenapoleone receberá uma exposição até 31 de outubro, exibindo algumas das criações mais icônicas de Serpenti dos anos 1940 aos anos 1960. 

Para quem estiver em Roma, as visitas à instalação podem ser marcadas por meio do link https://events-bulgari.force.com/s/?language=en_US 

Deixe um comentário

Top