Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > PROJETOS DO INSPIRAMAIS 2020_II APRESENTAM COMPONENTES E MATERIAIS SINGULARES, COM ENFOQUE EM SUSTENTABILIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS

PROJETOS DO INSPIRAMAIS 2020_II APRESENTAM COMPONENTES E MATERIAIS SINGULARES, COM ENFOQUE EM SUSTENTABILIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS

Produtos feitos com borra de café e aglutinantes naturais, recuperação de plásticos descartados, biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias, tecidos e aviamentos naturais e outros artefatos que utilizam papel com fibras de curauá são algumas das novidades

 

O principal Salão de Design da América Latina, o Inspiramais – que acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, apresenta dois projetos com itens exclusivos, focados nos princípios de inovação em design, criatividade, tecnologia e diversidade.

O Inovamais e o Conexão Criativa e Comercial 2020_II são incentivados por um processo que envolve toda a indústria e se propõe a criar uma moda autentica, valorizando a identidade nacional. Os itens apresentados passam por curadoria da designer Flavia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais.

O projeto Inovamais promove o desenvolvimento de materiais arrojados que colaboram para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria de moda. O espaço contempla negócios diversificados como inovação em compósitos, tecnologia de demarcação UV, serviços de prototipagem final do calçado, tecidos funcionais e aditivos para melhoria de materiais, entre outros.

Já o Conexão Criativa e Comercial 2020_II é um projeto transformador que incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, estimulando uma nova geração de valores que combinam pluralidade, sustentabilidade e tecnologia ao trabalho artesanal. Como resultado, componentes originais com abordagens responsáveis, produzidos por 24 negócios de diversas regiões do país – empresas que se destacaram em um processo de inscrição com chamada pública.

Entre os highligths, superfícies e produtos realizados com borra de café e aglutinantes naturais, biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias, solados e produtos de látex, tecidos e aviamentos naturais com tingimento vegetal, aviamentos com recuperação de plásticos descartados, com sementes e itens naturais e outros artefatos que utilizam papel com fibras de curauá.

“O panorama atual revela um mercado de moda em constante movimento, convidando os visitantes à percorrer atentamente o Salão e todos os Projetos. O Inspiramais apresenta especialidades e lançamentos que apontamnovas perspectivas e vantagens competitivas para todo o sistema. Sólidas oportunidades de desenvolvimento de negócios”, afirma a curadora.

Os Projetos Inovamais e Conexão Criativa e Comercial 2020_II são realizações da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A seguir, conheça os participantes do Conexão Criativa e Comercial 2020_II:

Recoffee Design (Ribeirão Preto – SP): Superfícies e produtos sustentáveis realizados com borra de café e aglutinantes naturais.

Cooperativa de Produção dos Ecoextrativistas da Amazônia – COOPERECO (Castanhal – PA): Solados de Látex

Luciano Pinheiro Design (São Paulo – SP): Tecidos e aviamentos naturais com tingimento vegetal.

Trammô Acessórios Artesanais (Bombinhas – SC): Enfeites com macramê.

Das Catarinas Brazil (Joinville  – SC): Peças moldadas a mão em forma de espirais, característica da técnica também chamada de “acordelado” (rolinhos de tecido com excedentes de malha de algodão).

Piracaianas (São Paulo – SP): Marca que utiliza matéria-prima residual, mão de obra local e agroartesanal.

Palhas Fashion (Birigui – SP): Trançados, entrelaçados, tramas, aviamentos e produtos feitos das palhas de milho, fibras naturais, folhas e sementes.

Estúdio RatoRói (Jaraguá do Sul, SC): Estúdio criativo que desde 2008 desenvolve novas superfícies com materiais reciclados provenientes da recuperação de embalagens e sacolas plásticas. Desdobrando linha,  lança coleção de aviamentos em parceria com a empresa Sagui.

Biotecam (Rio de Janeiro – RJ): Biotecido produzido a partir de cultivo de bactérias do gênero Acetobacter. É composto por uma trama densa de fibras de celulose nanocristalina, sintetizada pelas bactérias e depois tratado, esterilizado e eventualmente tingido.

CompoEco (Igrejinha – RS): Palmilhas, contrafortes, couraças, displays e embalagem produzidas com resíduos das empresas de calçados e da coleta seletiva.

Cores da Mata Biojoias (Rio Branco – AC): Aviamentos e produtos com semente e materiais naturais.

Cerra D’ouro Biojoias (Lagoa Santa – MG): Joias botânicas artesanais, com matéria-prima do bioma do Cerrado e quintais de Minas Gerais. As folhas e flores são metalizadas em banhos de metais, sendo perpetuadas e transformadas em joias com complementos naturais.

Flor Silva(Manaus – AM): Alças, cabedais, fivelas e acessórios sustentáveis, utilizando madeira, sementes, fio de tucum e tingimento natural com ervas da Amazônia.

Grupo Canoa (Canoas  – RS): Enfeites com o reaproveitamento de borracha e náilon.

Nós mais eu (São Paulo – SP): Aviamentos e acessórios que utilizam ourela de tecidos, cordas de algodão com tingimento natural, pingentes em cerâmica e pedras naturais. Todo os entremeios são feitos de madeira pinus, evitando uso de metais.

 Da Tribu (Belém – PA): Aviamentos e produtos utilizando papel com fibras de curauá.

 VITA Upcycling (Orlândia – SP): Texturas têxteis para produção de acessórios a partir de resíduos excedentes da confecção.

 ARTECO (Sacramento – MG): Bolsas e acessórios com upcycling.

 SAGUI (São Paulo – SP): Óculos sustentáveis.

 Maria Tangerina (São João da Boa Vista – SP): Bolsas sustentáveis.

 IPADMA (Três Coroas – RS): Calçados veganos.

 Plantae (Praia Grande – SC): Produtos sustentáveis com técnicas manuais e fibras naturais.

 Grupo Itambé Artes (Praia Grande – SC): Componentes e produtos com técnicas manuais e fibra de taboa.

 Grupo Anna Banana (São Francisco do Sul – SC): Fios e tecidos de fibra de bananeira.

 

Parceria Sebrae

A Assintecal e o Sebrae assinaram um convênio renovando a parceria até setembro de 2019. Nesta edição do convênio, 1500 Pequenos Negócios (250 MEI, 500 microempresas e 750 pequenas empresas) integrantes da Cadeia de Valor da Moda Brasileira (Têxtil & Confecções, Couro & Calçados), localizados em 19 Unidades Federativas.

Promover a competitividade dos pequenos negócios da moda incentivando sua integração, cooperação e colaboração entre toda cadeia de valor, para que haja uma ampliação dos mercados, fortalecendo a imagem do SEBRAE como impulsionador desse movimento é o objetivo do convênio entre o Sebrae e a Assintecal.

O projeto atua na cadeia de valor do sistema moda, desde os fornecedores de insumos, materiais, indústrias de produtos finais, serviços e comércio tanto para têxtil e confecções como couro e calçados.

Há cerca de 30 mil empresas coureiro-calçadistas no País, conforme dados da Assintecal. Desse total, 97% são micro e pequenas empresas, estando 67% localizadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Deixe um comentário

Top