Você está aqui
Home > Costura Social > PROJETO COSTURANDO A RENDA PRETENDE AJUDAR IMIGRANTES A INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

PROJETO COSTURANDO A RENDA PRETENDE AJUDAR IMIGRANTES A INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

O curso de corte e costura é oferecido gratuitamente pelo Instituto Diana Demarchi como uma forma de ajuda a essas pessoas, possibilitando entrarem no mercado de trabalho e mudar vidas

O mercado de costura cresceu bastante no Brasil nos últimos tempos, e sempre movimentando bem a economia. Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o setor movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões por ano, o que corresponde a 5% do faturamento total do mercado de vestuário.

Estima-se que existam mais de 1,3 milhão de profissionais costureiros no mercado, segundo a Abravest. E no que depender do Instituto Diana Demarchi, esse número só crescerá. Em parceria com a ONG Mulheres pelo Brasil, o Instituto está oferecendo um curso, chamado de Costurando Renda, que passa ensinamentos de corte e costura para imigrantes que buscaram refúgio no Brasil.

“Desde o começo da pandemia, o setor teve um aumento na demanda por serviços, muito por causa da produção de máscaras faciais. Um ambiente favorável para quem é imigrante e chegou ao país sem uma formação de trabalho, uma vez que esse setor não tem muita exigência, requisita que o profissional apenas saiba como manusear a máquina”, comenta Paulo de Almeida, Diretor Administrativo do Instituto Diana Demarchi.

Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Justiça, de 2010 até 2019 o país recebeu mais de 1 milhão de imigrantes, dentre sua maioria venezuelanos e haitianos. O projeto social quer ajudar essas pessoas que chegaram ao Brasil, em busca de uma vida melhor para suas famílias, a conseguir um emprego com dignidade.

“É muito complicado uma pessoa largar seu país, com sua casa e família estabelecida, e vir para outro lugar em busca de uma nova vida. Quando o Grupo Mulheres do Brasil entrou em contato conosco para dar início a esse curso, aceitamos de imediato. É algo que não impacta somente os alunos, mas sim todas suas famílias”, ressalta Diana Demarchi, professora de costura e idealizadora do Instituto Diana Demarchi.

O projeto Costurando a Renda é realizado na cidade de São Paulo-SP, mas o aprendizado não se limita apenas ao território brasileiro. Em paralelo, é tocado um outro programa, nos mesmo moldes, em Angola (África). A iniciativa partiu de um dos alunos formados pelo Instituto, que também leciona outros cursos em mais de 10 países. O impacto que este aluno teve foi tão grande, que decidiu pedir apoio para seus antigos professores e dar início ao Costurando Oportunidades.

Como uma forma de motivação aos participantes será entregue ao melhor aluno do curso, como forma de premiação, uma máquina de costura para que este possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido no projeto.

INSTITUTO DIANA DEMARCHI

O IDD nasceu em 2014, com Diana Demarchi, funcionária pública e apaixonada por trabalhos manuais. Diana percebeu um crescente interesse pela costura artesanal e criou uma plataforma onde oferecia moldes prontos para imprimir. Com muita dedicação e profissionalismo, ao longo dos anos, Diana passou a receber notoriedade e reconhecimento no mundo do corte e costura.
https://dianademarchi.com.br/

Deixe um comentário

Top