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PREPARE-SE: INSPIRAMAIS VEM AÍ COM EDIÇÃO 100% DIGITAL

Único salão de design de materiais para moda da América Latina apresenta centenas de novidades em sustentabilidade, design e tecnologia, palestrantes internacionais e rodadas de negócios virtuais com mais de 10 países, com a promessa de ser a melhor experiencia online para toda a indústria da moda

Entre os dias 25 a 27 de agosto acontece a primeira edição digital do Inspiramais – Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda. Único do gênero na América Latina, o Inspiramais é tido como referência para o mercado da moda e responsável por impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e internacional – reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda essa cadeia produtiva.

O Salão apresenta uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design.

O projeto envolve inúmeras ações, como apresentação de mais de centenas de produtos inovadores, os principais players da moda nacional e internacional, estandes virtuais, apresentação de cartelas de cores, palestras, projetos de pesquisas e rodadas de negócios.

100% DIGITAL: EXPERIÊNCIA PARA MARCAR O MERCADO DA MODA COM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Imagine entrar em um Salão de Design e Inovação de materiais para moda e participar de um tour para conhecer as referências mundiais, conhecer centenas de lançamentos em inovação, tecnologia, sustentabilidade e design, ter acesso a projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e internacionais, participar de palestras, ter contato com diversas empresas e receber informações que transformam suas decisões para ser mais assertivo no mercado de consumo.

Pois é assim que o Inspiramais se apresentará nesta edição 2021_II. Este ano, a edição optou por manter toda a estrutura de projetos e lançamentos que marcam os mais de 10 anos do Salão de Inovação, mas trazer tudo para o formato digital.

Segundo a organização a ideia não é transpor o mundo físico para o virtual, mas sim promover uma experiencia exclusiva, com possibilidade de conhecer lançamentos e produtos, participar de toda a programação e efetivar negócios diretos com as empresas no ambiente virtual.

“O Inspiramais promete ser a maior experiência online do segmento da moda no país, traduzindo o que sempre trouxe à toda indústria da moda do Brasil e exterior. Será surpreendente”, afirma Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, organizadora do Inspiramais.

Walter Rodrigues, estilista, pesquisador e responsável pelo Núcleo de Design do Inspiramais, entende que este é um processo natural dos projetos de moda, que já vinha flertando com o virtual há bastante tempo, e a pandemia só acelerou este processo. “O modelo digital fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora temos a chance de ampliar isso, e a plataforma tem todos os atributos para essa promoção. O salão ampliará para 3 dias de interação, com expositores, palestrantes e consultores e ficará disponível para acesso durante 30 dias”, comenta.

Vale lembrar que o Inspiramais é grande fonte de referências para designers de moda de muitos países, recebendo a participação de profissionais e empresas do México, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Bolívia, Itália, França, Inglaterra e países da Ásia e África.

NEGÓCIOS AMPLIADOS COM A DIGITALIZAÇÃO DO EVENTO

Para esta edição do Inspiramais, o número de empresas inscritas para as Rodadas de Negócios já surpreende. “Mais do que negócios, o Inspiramais leva a imagem institucional do país. Ver tantos grupos internacionais se inscrevendo de forma espontânea já em busca de fazer negócios com nossos produtos é incrível. Não temos mais fuso horário, tempo de deslocamento, passagem aéreas. Estamos chegando no mundo todo que pode absorver todo esse conhecimento que oferecemos”, comenta Maria Cândida, da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, uma das entidades participantes do evento.

Para a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), este é um processo irreversível. “Não teremos um mundo pós-Covid, mas sim um mundo com o Covid. Esse novo formato do mundo digital e tecnológico não é algo novo, só foi acelerado. Cada vez mais a integração dos elos que produzem e distribuem se tornam inevitáveis e a tecnologia fará a grande diferença. O desafio é saber como humanizar esse processo”, diz Fernando Pimentel, presidente da entidade.

Fernando Bello, Presidente do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil), também conclui que este é o caminho. “O setor do couro é uma indústria milenar, que já passou por todas as histórias junto a humanidade. Desta vez nos motiva a possibilidade de ingressar com força no mercado virtual. Vamos nos aproximar do consumidor com mais agilidade de tomar decisões, ter proximidade com o mundo o dia todo e 24h por dia. O Inspiramais está preparado para proporcionar tudo isso.

PROJETOS

A partir do tema da edição – Free Spirit, os conectados ao Inspiramais terão acesso a diversos projetos, como o Conexão Inspiramais, Preview do Couro, Projeto + Estampa, Projeto Comprador, Conexão Criativa e Comercial, além de Palestras, showrooms e pesquisas de materiais.

Conexão Inspiramais – Com mais de 200 produtos a disposição do mercado, o Conexão Inspiramais busca uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada num vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design. Sob o tema Free Spirit, é apresentada a proposta de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo proposta para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em design para as categorias Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance, Artesanal e Tecnológico. O trabalho é resultado de um trabalho extenso junto com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país – universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.

Conexão Criativa e ComercialEcossistema de negócios voltados a moda e design que possui na inovação e sustentabilidade um valor em comum. Voltado a MEIs e micro e pequenas empresas, os produtos apresentados são destinados ao vestuário, calçados, acessórios e joalheria. Após análise e seleção de materiais, os selecionados recebem curadoria, adequando seus produtos às tendências indicadas pelo Inspiramais. Dentro do Conexão Criativa e Comercial são apresentados portfólio de soluções em borracha amazônica para moda e design, tingimentos e estampas vegetais, laminados que regeneram plásticos de embalagens e aparas em novos produtos, biomateriais, propostas que veem na biodiversidade brasileira uma oportunidade e ainda protegem a floresta,  além de explorar também o potencial dos serviços como um banco de trocas de estoques de tecidos, ou ganhos em tecnologia para a sustentabilidade e circularidade.

+ Estampa – Em sua 14ª edição, o Projeto +Estampa apresenta trabalhos de estúdios de estúdios de design de superfície que comercializam ilustrações, designs, padrões e estampas, oferecendo ao mercado novos materiais, texturas e sensações que provocarão novas percepções do público.
Com espaço exclusivo apresenta três estampas por estúdio conectados à pesquisa do Preview 2022_I. As estampas serão formatadas com imagens em movimento trazendo uma nova opção de exposição. O projeto +Estampa é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Preview do Couro – O Preview do Couro apresenta amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, o qual utilizará as referências para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.

Projeto Comprador – Rodadas de negócios internacionais – Ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que recebe buyers internacionais via Projeto Comprador. Com inscrições de mais 50 empresas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai, que participarão de rodadas de negócios junto as indústrias e marcas brasileiras. As rodadas são agendadas e acontecem dentro de espaços virtuais, com apresentação de produtos em vídeos, por câmera e atendimento personalizado em salas de conferência.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, Leather Labs, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil e Sculp Leather by Krumenauer.



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